Dicas

LED ou HALÓGENA: conheça a diferença entre as lâmpadas

Publicado em 13/09/19 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Fala galerinha iluminada, tudo bem? O nosso artigo de hoje tem como base o vídeo de comparação entre as lâmpadas LED x HALÓGENA que o Bruno Mantovani abordou no canal Luz, Decor e Ação!

Se você tem dúvidas sobre a diferença entre elas e qual a melhor para você, leia este artigo até o final e deixe também o seu comentário.

Vamos lá?

O que é lâmpada halógena?

A lâmpada halógena sempre foi muito procurada e utilizada pela qualidade do seu brilho, podemos a comparar, inclusive, com a naturalidade da luz solar. Ela possui variações como dicróica, palito, AR70, AR111, Halopin, Bipino, Par 20 e Par 30 e conta com durabilidade duas vezes maior do que uma incandescente, por exemplo, que inclusive saiu de linha (saiu de linha a que consome 60W ou mais, as de 40W ou menos ainda podem ser vendidas).

A diferença entre as lâmpadas halógenas são seus formatos e utilidades.

É importante ressaltar, que as lâmpadas halógenas trazem em seus componentes um funcionamento mais químico e complexo do que a incandescente (coloquei comparando com a incandescente, pois a fluorescente e led são mais complexas) . Seu filamento são de tungstênio, que por sua vez é encaixado num invólucro de quartzo e dentro tem o gás halogênio. Esta etapa ocorre pois se fosse de vidro, como as demais lâmpadas, iria derreter devido ao aquecimento desta lâmpada.

 

Lâmpada halógena dicróica

 

 

São utilizadas em ambientes como corredores, salas e quartos, além de luminárias de embutir. Podemos dizer, inclusive, que é uma iluminação essencial. Um coringa para qualquer cômodo. Na dúvida, vai na halógena dicróica ?

Ponto importante: o consumo da halógena dicróica é superior ao consumo da led dicróica, neste quesito, você investirá mais.

 

Lâmpada halógena palito

 

De fato traz a aparência de um palito, comprida e fina, esta lâmpada é muito encontrada em luminárias decorativas como lustres, abajures e luminárias de piso. Em sua maioria, é utilizada para realizar iluminações indiretas, ao contrário da halógena dicróica.

Este modelo possui dois tamanhos: curta – com 7,8 cm e a comprida – com 11,44 cm.

Vale ressaltar que na lâmpada palito você pode diminuir a luminosidade dela para mais intensa e mais fraca. Processo muito utilizado nas automações.

 

Lâmpada halógena AR70 e AR111

 

Estes modelos são utilizados para ambientes e decorações que necessitam de foco e destaque, utilizadas para grandes distâncias e pé-direito duplo, esquentam mais que as outras lâmpadas halógenas e garantem precisão em sua luz concentrada.

A diferença entre a AR70 e AR111 é o seu ângulo de abertura. Onde a AR111 emite mais luz devido ao seu refletor maior.

 

Lâmpada halógena Halopin e Bipino

Também utilizadas nas iluminações decorativas, as lâmpadas halógena halopin e bipino são encontradas facilmente em pendentes, arandelas e balizadores.

 

Lâmpada halógena Par 20 e Par 30

 

 

São lâmpadas halógenas com refletor parabólico e base E27. Operam em tensão de rede (127v ou 220v). Ideais para iluminação de destaque de residências, podendo ser utilizadas em área externas, jardins e em áreas úmidas.

 

O que é lâmpada LED?

A lâmpada LED, que significa Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz), possui vantagens em consumir menos energia, não esquentar, ter maior vida útil entre as lâmpadas e melhor custo benefício. 

Justamente por sua entrega eficaz no menor consumo de energia, as lâmpadas de LED sofriam em seus preços altos no mercado, deixando uma decoração quase incapaz de serem planejadas e projetadas com este modelo. 

Com a evolução da tecnologia e entrega, estas lâmpadas já são mais procuradas e adquiridas, o que muda o cenário de iluminação e deixa os modelos halógenas com uma concorrente à altura.

 

Lâmpada LED dicróica

 

Assim como a halógena, a lâmpada LED dicróica é utilizada para em ambientes mais técnicos como corredores, salas e quartos, além de luminárias de embutir. A vantagem entre escolher a dicróica LED entre a dicróica halógena é o consumo e sua vida útil. Voltamos a dizer que se você está buscando brilho, o modelo halógena continua sendo superior, apesar do modelo LED já estar bem próximo, comparado aos anos anteriores.

 

Lâmpada LED bulbo

 

Este modelo é bem familiar às lâmpadas incandescentes de antigamente, o seu formato tradicional faz jus à sua comparação e é utilizada em lustres, plafons, pendentes, abajures e ventiladores.

Ela é de fácil encaixe, pois são utilizadas em soquete E27, modelo mais tradicional, de rosqueamento que existe no mercado. 

 

Lâmpada LED tubular

 

A LED tubular substitui a convencional lâmpada do tipo fluorescente, são mais utilizadas em ambientes comerciais, como lojas, fábricas, salões de festas, hospitais, mercados, clínicas e garagens.

ebook iluminação residencial

A instalação é simples e rápida, diferente da Tubular Fluorescente convencional, a Led Tubular não precisa de reator para funcionar.

 

Lâmpada LED em formato de bolinha

 

 

Este modelo foi feito para quem gosta de inovar os ambientes com iluminação decorativa. As lâmpadas em formato de bolinha possuem inúmeras cores e podem ser vistas por aí através dos seus varais, camarins, espelhos e demais visuais criativos. 

 

Lâmpada LED Par 20 e Par 30

 

Assim como as halógenas, as lâmpadas Par 20 e as Par 30, são ideais para iluminação de destaque de residências, podendo ser utilizadas em área externas, jardins e em áreas úmidas. Está buscando uma lâmpada que dê ao seu ambiente fluxos luminosos pontuais? Invista nesta lâmpada.

Nossa dica é: para cada decoração, iluminação e ambiente, estude bem as lâmpadas que utilizará e não deixe de conferir a finalidade que busca para o seu projeto. Se você ainda possui dúvidas, assista nosso vídeo ou procure um de nossos especialistas

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.