Curiosidades

Iluminação no Show do U2 e Coldplay

Publicado em 02/03/18 por Empório Luz.

A iluminação não é apenas uma estratégia desenvolvida em ambientes domésticos e comerciais. Quando vamos para a rua, eventos ou espaços abertos, ela também está ali, através de detalhes e formas. E vamos falar sobre isso hoje, exemplificando com a iluminação feita para os shows do Coldplay e U2 aqui no Brasil!

Nesse texto você verá como a iluminação foi utilizadas nos shows do U2 e Coldplay em SP. Você saberá quais foram as inovações que ambas apresentaram e poderá se inspirar para criar algo parecido. Bora aprender?

 

A escolha dos shows


Escolheram-se os concertos de ambas as bandas porque são duas que o Bruno Mantovani, apresentador do nosso canal, gostava durante sua infância e adolescência. Sendo bandas que cresceram com ele, assistir essa apresentação teve um gostinho especial.

Figura 1 – U2 e seus palcos diferenciados a cada show

Como Bono Vox, líder do U2, tem um lado social muito bem desenvolvido, isso acabou atraindo a atenção do Bruno no passado, que acredita que deve haver ativismo mesmo que essa não seja sua área de atuação.

Para esse show, foi usado como base o setlist do álbum Joshua Tree, um dos mais emblemáticos da carreira da banda, tendo até mesmo edições em museus e galerias do mundo todo. Cerca de metade dos hits mais conhecidos da banda vêm desse álbum, mostrando sua importância na história da música.

 

ebook iluminação residencial

A iluminacão no show do U2


Sendo da área de iluminação, o Bruno está sempre observando ao seu redor de que forma a luz é trabalhada e utilizada no dia-a-dia. Estando no show, isso chamou sua atenção, já que é um dos trunfos dos concertos que essas bandas realizam pelo mundo.

Com relação ao U2, o show deles começa com pouca luz, aumentando para um telão que exibe uma estrada. Com isso o espectador se remete a um passeio de moto, como se estivesse andando com a banda. Esse caminho culmina em uma árvore, que é o assunto do CD (Joshua Tree).

De acordo com as músicas que vão passando, o palco vai recebendo diferentes cores, chamando a atenção de todos. O palco foi montado de tal forma que cada cor era refletida nos contornos da árvore e seu tronco. Garantia de espetáculo visual!

 

Iluminação no show do Coldplay


Assim como o U2, o Coldplay faz parte da vida do Bruno, tendo sido parte da trilha sonora do seu casamento, por exemplo. Sendo assim, a certeza era de um show para ser inesquecível. E isso aconteceu logo na chegada ao local do evento.

Figura 2 – Pulseira luminosa do show do Coldplay

 

Esse relógio acaba lembrando aquele dispositivo dos Power Rangers, programa infanto-juvenil dos anos 90. O show começou com sons de violino e de repente a pulseira começou a ganhar cores. E esse efeito não ocorria apenas em uma pulseira, mas em todas que estavam ali, gerando a coloração vista na imagem abaixo.

Figura 3 – Pulseiras vermelhas por todo o estádio

Quando as músicas eram mais animadas, a pulseira começava a piscar, conforme pode ser visto nesse vídeo. Sempre que a música ficava mais rápida e envolvente, as cores piscavam e eram alteradas.

 

A importâncias desses efeitos


O grande mistério disso foi saber como essa tecnologia foi desenvolvida, algo que até hoje permanece desconhecido do público em geral. Isso mostra como a iluminação pôde se tornar uma espécie de ferramenta auxiliar no show, para gerar uma experiência mais intimista.

Assim os fãs foram envolvidos de uma forma completamente diferente. Isso fez com que todos eles se sentissem parte da banda. E isso pode ser replicado a seus eventos, mesmo que sejam algo familiar. Basta colocar a criatividade para funcionar a seu favor!

 

Gostou do texto?


Como você viu, a iluminação pode ser um grande auxiliador na hora de viver experiências diferenciadas. Por isso, tente desenvolver ideias diferentes nas suas reuniões, sejam familiares ou comerciais. Certeza que elas serão um sucesso!

Se você gostou do tema de hoje, compartilhe nas suas redes sociais! Mostre para seus amigos como a iluminação pode ter um efeito fundamental na experiência audiovisual.

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.