Blog

Conceitos Luminotécnicos: Confira os principais!

Publicado em 09/09/22 por Karen Cruz.


Clique e ouça esta publicação:


Conceitos luminotécnicos

Conceitos Luminotécnicos

Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre conceitos luminotécnicos.

A forma como enxergamos a iluminação em nossos ambientes é bem simples. A luz deve ser funcional,  de forma a proporcionar boa luminosidade ao local e também deve deixar o espaço confortável, com uma estética agradável.

Mas antes de ver as lâmpadas e luminárias instaladas existem inúmeros termos técnicos que podem confundir – inclusive profissionais – na hora de realizar compras.

Pensando nisso, resolvemos fazer um dicionário da iluminação, para que você entenda o que significa os termos técnicos mais utilizados.

Nesse artigo nós vamos trazer as definições de termos como:

  • Fluxo Luminoso;
  • Lúmens;
  • Iluminância;
  • Luminância
  • Lux;
  • Refletância;
  • Watts;
  • Volts;
  • IRC/R9/TM-30;
  • Índice IP;
  • Índice IK;
  • UGR;
  • Temperatura de Cor;
  • Ângulo de luz;

Quer conseguir diferenciar aqueles termos das embalagens das lâmpadas?  Então leia esse artigo até o final para ficar craque nisso!😅

 

O que é Fluxo Luminoso?

Fluxo luminoso é o pacote de luz total que é emitido por uma fonte luminosa em todas as direções.

Para que um ambiente se adeque às normas é calculado apenas o fluxo luminoso real, ou seja, o que é emitido após o contato com filtros e difusores, pois é essa luz que de fato chegará ao espaço.

 

O que é Lúmens?

Lúmens é a unidade de medida do fluxo luminoso. 

Ao se deparar com o termo lúmen, a interpretação é de que o fluxo luminoso emitido por aquele produto foi medido e resultou naquela quantidade específica.

Saber a quantidade de lúmens é muito útil, porque possibilita fazer comparações de produtos oferecidos por diferentes fornecedores. Além disso, dá a possibilidade de ter medidas precisas do quanto o ambiente terá de luz com a lâmpada ou luminária escolhida.

Ilustração de Fluxo Luminoso - Lúmens

Ilustração de Fluxo Luminoso – Lúmens

 

O que é Iluminância e luminância?

A iluminância se refere a medição da luz que é projetada em uma determinada superfície. Trata-se da claridade existente em um ponto específico e não perceptível aos olhos.

A luminância é a medição da quantidade de luz que após chegar à superfície reflete em nossos olhos sob um determinado ângulo. Essa luz é perceptível aos olhos, então trata-se também do quanto o olho humano é capaz de captar essa luz.

Iluminância X Luminância

O que é refletância?

A refletância é a relação entre a luz refletida por uma superfície e o fluxo luminoso que incide sobre ela. De forma mais prática é o quanto um ambiente absorve e reflete a luz.

Ambientes escuros com paredes e mobiliários escuros, por exemplo, absorvem mais a luz e por consequência refletem menos. Do mesmo modo, ambientes mais claros vão refletir mais a luz que incidir sobre determinado espaço.

 

O que é LUX?

Lux é a unidade de medida da iluminância. Seu cálculo é feito pela seguinte fórmula: Lúmens/m².

Perceba que a medição de LUX ocorre de forma inversamente proporcional: Quanto maior a distância entre a fonte de luz e a superfície menor será a quantidade de LUX existente.

De maneira inversa, quanto mais próxima da superfície a luminária estiver, maior será a quantidade de LUX que incidirá sobre aquele ponto. Observe a imagem abaixo.

Ilustração de Fluxo Luminoso por Área - Lux

Ilustração de Fluxo Luminoso por Área – Lux

Qual a diferença entre Lúmens e Lux?

De forma resumida podemos dizer que Lúmens é a quantidade de luz total que sai de uma fonte luminária e é espalhada pelo ambiente. Lux se refere à quantidade de luz incidente sobre uma determinada área.

Veja Também >>> Fluxo Luminoso: Lúmens X Lux – Qual a diferença e como usar dentro da norma 

O que é Volts?

Volt é a unidade de medida que demonstra a diferença de potencial elétrico, que é a tensão. Então, quanto maior potencial elétrico, maior a tensão e, por consequência, terá maior número de As voltagens utilizadas são 127V e 220V.

O que é Watts?

Outra questão que costuma confundir muita gente: Watts.

Watts é a medida de potência que reflete a capacidade na qual a energia elétrica é necessária para a realização de um determinado trabalho. Em outras palavras – e trazendo para o mundo da iluminação – é o quanto uma lâmpada ou luminária consome energia elétrica para o seu funcionamento.

O que considerar na hora de realizar a compra? Watt ou lúmens?🤔

Watts X Lúmens

É bastante comum as pessoas se confundirem sobre o que devem considerar na hora de realizar a compra de lâmpadas ou luminárias. A quantidade de lúmens ou a quantidade de Watt?

Se a intenção for saber qual vai iluminar mais um ambiente, a quantidade de lúmens é o fator a ser observado.

Agora, tem algo que une essas duas coisas: Eficiência Luminosa.

Uma lâmpada ou luminária possui boa eficiência luminosa quando comparada a outros modelos consegue oferecer um pacote maior de luz (lúmens) com um menor consumo de energia (watt).

A imagem abaixo ilustra como é feito o cálculo de Eficiência Luminosa, veja:

Eficiência Luminosa

Eficiência Luminosa

 

O que é IRC e R9?

IRC significa  Índice de Reprodução de Cor e o R9 dentro do índice de reprodução de cor representa os tons de vermelho. 

Esses índices servem para mensurar o quanto uma luz reproduz de forma fiel as cores de um ambiente. 

É importante se atentar para esses índices porque se houver baixa reprodução de cor, os objetos do ambiente podem ficar com as cores distorcidas. 

Lojas de roupas e salões de beleza, por exemplo, são áreas que necessitam de luminárias com altos índices de reprodução de cor.

IRC

índice de Reprodução de Cor

 

Índice de Proteção (IP)

O Índice de Proteção se refere ao quanto uma luminária é resistente à líquidos e agentes externos, como a poeira, por exemplo. 

Quanto mais alto o índice de proteção, mais resistente será a luminária. Ambientes externos necessitam de luminárias com IP alto.

Índice de Proteção

Índice de Proteção

 

Índice de Proteção (IK)

O índice de Proteção IK se refere a resistência mecânica contra impactos nocivos que possam danificar os objetos.

Índice IK

Índice IK

Índice UGR

UGR significa Índice de Ofuscamento Unificado. Este é o índice que controla o desconforto que uma iluminação direta ou indireta pode causar, reduzindo por períodos longos ou curtos a performance visual.

Índice UGR

Índice UGR

Temperatura de Cor

A temperatura de cor é medida em Kelvins e se refere à tonalidade da iluminação. Quanto menor a temperatura mais a cor será puxada para os tons de âmbar e amarelo, e quanto maior a temperatura de cor mais azulada será a tonalidade dessa luz.

Temperatura de Cor

Temperatura de Cor

Angulação de Luz

O ângulo de luz é medido em graus e se refere ao raio do feixe de luz emitido por lâmpadas e luminárias. 

Quanto maior o ângulo de abertura, maior será a dissipação da luz pelo ambiente, será mais homogênea. Por consequência, quanto menor o ângulo de abertura, mais concentrado será o facho de luz e sobre um determinado espaço, proporcionando iluminação mais marcada e pontual.

Conceitos Luminotécnicos

Ângulo de Abertura

 

Qual a importância de conhecer os Conceitos Luminotécnicos?

Os conceitos luminotécnicos são muito importante porque nos ajudam a entender o funcionamento da iluminação. Então, cada um deles influenciará de diferentes formas a percepção da luz no ambiente.

Sendo assim, entender sobre esses conceitos é muito importante, seja você um cliente final que vai em uma loja comprar uma lâmpada, ou até mesmo um profissional que vai especificar um projeto.

A medida em que você conhece e se familiariza com esses termos é mais fácil entender as diferenças e efeitos proporcionados por determinada peça, e além disso, fazer comparações entre produtos de fabricantes diferentes.

Então, concluímos que sempre que possível você estude e se aprofunde sobre o tema.

Para te ajudar nisso, deixamos aqui embaixo o link direto para o nosso canal, o Luz, Decor e Ação. Lá você com certeza encontrará ao menos um vídeo com explicação e exemplos sobre cada um desses conceitos, é só clicar na imagem abaixo e conferir!

Luz, Decor e Ação

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.