Curiosidades

6 Luminárias feitas por Bruno Mantovani

Publicado em 27/04/18 por Empório Luz.

Já pensou em ver como as peças de iluminação são criadas e descobrir a história delas? Pois é isso que você verá no post de hoje! Vamos contar um pouco da história de 5 luminárias que o empreendedor e designer Bruno Mantovani fez.

Nesse texto você saberá como cada uma delas foi feita, quais materiais foram utilizados e que inspirações foram base para sua criação. Além disso, ao final do texto você saberá onde poderá adquiri-las. Ficou interessado? Então vamos lá para mais uma leitura!

 

1. Pão de Açúcar, uma das primeiras


Entrando no campo do design combinado com a iluminação, uma das primeiras criações do designer Bruno Mantovani foi a luminária Pão de Açúcar. Ela nasceu em uma época em que ele ficou adoentado. Estando em casa, ele usou o tempo livre em favor da criatividade e o resultado foi muito bom!

Com duas molduras emadeiradas, tendo um pendente no meio, a peça lembra muito o famoso ponto turístico do Rio de Janeiro. O pendente e seu cabo são verdes, o que remete à natureza presente no cartão-postal. Outra vantagem é a peça poder ser usada tanto no formato original em que foi desenhado, como de cabeça para baixo, alterando a forma em que a luz é projetada.

O grande trunfo desse recurso é que a haste da peça permite que ela seja usada como abajur, luminária de mesa e outras duas posições, mostrando como equipamentos podem ser versáteis e minimalistas ao mesmo tempo. Apesar dos elementos verdes, o cliente pode escolher em outras cores também, sendo algo personalizável conforme o gosto do cliente ou necessidade do projeto.

Como último item que chama a atenção, a escolha dos materiais também é muito interessante, combinando madeira, latão e tecido. O latão foi escolhido por não enferrujar e permitir o uso em ambientes naturais como praias e jardins, e o tecido está presente na cúpula.

 

 

Figuras 1 a 3 – Luminária que remete ao Pão de Açúcar

 

2. Tripé de madeira fixo


A ideia de um tripé para iluminação está presente no mundo todo, com grandes expoentes no mercado nacional e
internacional. Nesse caso foi feita uma adaptação em um tripé rígido. Outro detalhe é que a cúpula não possui aquela tradicional armação, ficando apenas apoiada no tripé. Isso faz com que exista uma maior facilidade na utilização, além de aumentar a vida útil da peça.

Sobre personalização, esse é mais um projeto que pode receber mudanças sem problemas. No caso da peça vermelha nas imagens abaixo, ela foi solicitada por um arquiteto que pediu esta cor. Além do tripé, o fio também foi pintado nessa cor. Se a pessoa quiser, é possível deixar apenas na madeira, como é possível ver nas imagens. No caso do tripé em madeira, a cúpula creme casa bem com relação a cores.

 

 

Figuras 4 a 6 – Luminária com a utilização de tripé

 

3. Abajur Grappe Wood


Esse foi o primeiro abajur do Bruno, que tem uma pegada sustentável. Essa peça é montada utilizando aquela madeira presente em caixas de frutas, como uva e morango. Apesar de ser uma luminária simples, é uma luminária que os clientes gostam bastante, seja pelo apelo que ela tem como também pela constituição, que é diferenciada e muito bonita.

 

Figuras 7 e 8 – Luminária sustentável Grappe Wood

 

4. Luminária Zig Zag


A luminária zig zag possui versões tanto para o chão como para mesa. Ela tem uma cúpula que é personalizável e conta com a vantagem de poder camuflar o fio de acordo com a cor do seu corpo. Como o do exemplo abaixo está em madeira, o fio foi encapado com um tecido em tom café, o que deu uma disfarçada nele.

Outro aspecto muito legal é que ela se fecha completamente, tendo chaves que facilitam o processo de desmontagem da peça. Isso facilita o transporte da mesma. Nesse vídeo é possível ver mais de perto como o processo é simples.
Versatilidade é a palavra!

 

Figuras 9 e 10 – Luminária versátil Zig Zag

 

5. Conexões Urbanas


“No processo de trabalhar com design e criar objetos, é necessário ser muito observador” diz Bruno Mantovani. Sendo assim, algumas criações podem ter inspirações inesperadas. Como o Bruno gosta de tubos, conexões e peças galvanizadas, ele fez uma roupagem diferenciada para uma peça na qual se inspirou.

Dessa forma, a peça que ele criou funciona como uma evolução da luminária na qual ele se inspirou. Nessa obra ele usou uma lâmpada de filamento, assunto no qual falamos recentemente.

 

Figuras 11 e 12 – Evolução com base na observação

 

6. Idéia


Além de criar peças do zero, Bruno trabalha como uma espécie de cooperativa do design, se juntando a artesãos e desenhando soluções com eles. Assim é possível criar peças que utilizem a inspiração de duas mentes criativas.

Nessa última criação, utiliza-se madeira de jequitibá, um produto que não é fácil de se trabalhar. Ela é muito dura e difícil de personalizar. Por isso a ideia foi transformar essa madeira robusta em algo leve e agradável. A solução acabou sendo criada tanto como pendente quanto como abajur.

Entre inspirações, podemos citar as curvas de Oscar Niemeyer, que influenciaram no traçado da madeira. Além disso, ela possui pintura em cobre, remetendo às características de interesse do Bruno, como foi falado anteriormente.

Figura 13 – Luminária feita em parceria com artesão

E aí, gostou do que viu? Todas essas peças podem ser adquiridas por você! Se quer saber como, entre em contato
conosco ou visite nossa loja virtual. Lá você encontrará pendentes, plafons, trilhos e tudo mais que precisar. Conte conosco para iluminar melhor o seu ambiente!

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.