Dicas

Entenda o uso do difusor na iluminação

Publicado em 02/08/19 por Empório Luz.

Hoje vamos falar sobre difusor na iluminação! Este é um item que pode ser feito com materiais diferentes, como policarbonato e poliestireno. A ideia é falar sobre alguns conceitos que são utilizados em luminárias de LED. Veremos qual a função de um difusor e algumas amostras ligadas em uma placa de LED para mostrarmos como que fica a reprodução com a luz incidindo. 

Qual a função de um difusor na iluminação?

A principal função de um difusor na iluminação é reter parcialmente a luz que sai da luminária, funcionando como um filtro. Desta forma, a luz é dissipada de forma homogênea por todo o ambiente.

Além disso, o difusor também protege a luminária das sujidades como poeira, e do contato com a água em caso de respingos, por exemplo. Isso ajuda a aumentar a vida útil do LED protegendo-o de fatores externos.

Outra função importante que o difusor exerce é a diminuição do ofuscamento. Principalmente em locais onde o contato com a luz artificial é necessário por longos períodos, é importante o uso da iluminação difusa para proteger os olhos de quem permanecer no espaço.

Testando o uso de difusor na iluminação

No primeiro teste temos uma placa de LED italiana, com 56 centímetros. Em algumas luminárias existem placas de LED retilíneas. Elas também podem ser quadradas e redondinhas.

Pode perceber que um LED como esse já ofusca se for utilizado diretamente. Nesse caso entra o difusor. A passagem da luz é muito diferente com o difusor, conforme você pode ver abaixo.

Difusor na iluminação

Comparativo de LED com e sem difusor

 

Difusor na Iluminação

LED com difusor

Outro ponto importante é a distância. Se o elemento luminoso ficar pertinho da placa, é possível ver os pontinhos dos LEDs. O conceito de transmitância é a fração de luz que incide no corpo do difusor. Ela vai passar por ele e de alguma maneira será absorvida.

Nesse ponto entra a questão da qualidade. Por exemplo, produtos de acrílico precisam ter a espessura e composição observadas. Se você vê uma peça que é similar a uma original e muito barata, fique atento. Em nossos anos de experiência já vimos acrílico amarelar, escurecer e mal absorver a luz.

Existe também a questão dos fabricantes, que possuem medidas e tabelas para seus produtos. Esses dados auxiliam os projetistas na hora de fazer o cálculo luminotécnico. Nesse vídeo você pode ter um exemplo de como a luz muda de uma placa pra outra.

Temos um exemplo de poliestileno que é bem usado no mercado, principalmente em perfis e materiais mais finos. Ele é mais maleável e tem um alto índice de transmitância, como você pode ver na imagem abaixo.

Difusor na iluminação

Difusor na iluminação

Dependendo da aplicação, esse material acaba sendo o mais indicado. Um exemplo é quando for necessário a utilização de curvas. Nós já fizemos na Empório Luz perfis de embutir e de sobrepor utilizando esse material. Vamos mostrar pra vocês agora 3 tipos de peça com placas de LED que usam difusores assim.

Produtos


O interessante desses produtos é que eles possuem um alto fluxo luminoso que acaba filtrado, não aparecendo nenhuma marca. Assim há um aproveitamento melhor da luminosidade, sem marcação.
Outro ponto importante nesse caso também é a distância. Se ficar muito perto, é possível que o LED fique muito perto do difusor. Além disso, a questão da reflexão também é importante. É necessário um espaço para que a luz seja emitida para os lados.

Existem fachos abertos para os LEDs. Se o espaço for muito apertado, não há espaço para angulação. E ao mesmo tempo essa distância não pode ser muito alta porque você pode perder o fluxo. Aí entra a importância do profissional de iluminação que vem pra calcular essa relação trigonométrica para ver o quanto o determinado ambiente precisa de luz.

Difusor na iluminação

Luminária com difusor instalado

Em projetos customizados, é possível utilizar diversos drivers para balancear e pegar a mesma placa de LED para criar diferentes níveis de iluminação. Dependendo da situação, úsa-se diferentes tipos de difusores para se chegar no resultado.

Outro exemplo que temos é uma luminária com boa eficiência luminosa e placa de LED ao fundo. Você pode perceber que a luminária possui uma certa altura. Ela precisa disso por conta da reflexão e para que não apareça os pontinhos de LED no difusor. Por isso a altura é maior nesse produto.

É isso aí galera, se você gostou desse texto, não esqueça de curtir nossas redes sociais listadas abaixo e tirar suas dúvidas conosco. Estamos aqui para te ajudar a ter o melhor projeto de iluminação da sua vida. Conte com a gente!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.