Curiosidades

Difusores na luminária

Publicado em 02/08/19 por Empório Luz.

Hoje nosso assunto é difusores! Eles podem ser feitos de muitas tecnologias diferentes, como policarbonato e poliestileno. A ideia é falar sobre alguns conceitos que são utilizados em luminárias de LED. Vamos mostrar algumas amostras pra vocês ligadas em uma placa de LED para mostrarmos como que fica a reprodução com a luz incidindo. Vamos lá!

No primeiro teste temos uma placa de LED italiana com 56 centímetros. Em algumas luminárias existem placas de LED retilíneas. Elas também podem ser quadradas e redondinhas. Existe hoje uma questão importante que é o ofuscamento.

Pode perceber que um LED como esse já ofusca se for utilizado diretamente. Nesse caso entra o difusor. A passagem da luz é muito diferente com o difusor, conforme você pode ver abaixo.

Placa LED italiana
Difuaor Figura 1 e 2 – Primeiro teste realizado

Outro ponto importante é a distância. Se o elemento luminoso ficar pertinho da placa, é possível ver os pontinhos dos LEDs. O conceito de transmitância é a fração de luz que incide no corpo do difusor. Ela vai passar por ele e de alguma maneira será absorvida.

Nesse ponto entra a questão da qualidade. Por exemplo, produtos de acrílico precisam ter a espessura e composição observadas. Se você vê uma peça que é similar a uma original e muito barata, fique atento. Em nossos anos de experiência já vimos acrílico amarelar, escurecer e mal absorver a luz.

Existe também a questão dos fabricantes, que possuem medidas e tabelas para seus produtos. Esses dados auxiliam os projetistas na hora de fazer o cálculo luminotécnico. Nesse vídeo você pode ter um exemplo de como a luz muda de uma placa pra outra.

Temos um exemplo de poliestileno que é bem usado no mercado, principalmente em perfis e materiais mais finos. Ele é mais maleável e tem um alto índice de transmitância, como você pode ver na imagem abaixo.

Difusor Poliestileno
Figura 3 – Exemplo com alta transmitância

Dependendo da aplicação, esse material acaba sendo o mais indicado. Um exemplo é quando for necessário a utilização de curvas. Nós já fizemos na Empório Luz perfis de embutir e de sobrepor utilizando esse material. Vamos mostrar pra vocês agora 3 tipos de peça com placas de LED que usam difusores assim.

Produtos



O interessante desses produtos é que eles possuem um alto fluxo luminoso que acaba filtrado, não aparecendo nenhuma marca. Assim há um aproveitamento melhor da luminosidade, sem haver marcação.
Outro ponto importante nesse caso também é a distância. Se ficar muito perto, é possível que o LED fique muito perto do difusor. Além disso, a questão da reflexão também é importante. É necessário um espaço para que a luz seja emitida para os lados.

Existem fachos abertos para os LEDs. Se o espaço for muito apertado, não há espaço para angulação. E ao mesmo tempo essa distância não pode ser muito alta porque você pode perder o fluxo. Aí entra a importância do profissional de iluminação que vem pra calcular essa relação trigonométrica para ver o quanto o determinado ambiente precisa de luz.

 

Placa de LED
Figura 4 – Placa com difusor

Em projetos customizados, é possível utilizar diversos drivers para balancear e pegar a mesma placa de LED para criar diferentes níveis de iluminação. Dependendo da situação, úsa-se diferentes tipos de difusores para se chegar no resultado.

Outro exemplo que temos é uma luminária com boa eficiência luminosa e placa de LED ao fundo. Você pode perceber que a luminária possui uma certa altura. Ela precisa disso por conta da reflexão e para que não apareça os pontinhos de LED no difusor. Por isso a altura é maior nesse produto.

Se você não precisa de um alto rendimento do fluxo luminoso, às vezes pode ser interessante ir para algo mais barato, como produtos feitos com poliestileno. Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse produto, clique neste link e descubra mais sobre ele!!

 


Figura 5 – Exemplo de luminária com boa eficiência luminosa

É isso aí galera, se você gostou desse texto, não esqueça de curtir nossas redes sociais listadas abaixo e tirar suas dúvidas conosco. Estamos aqui para te ajudar a ter o melhor projeto de iluminação da sua vida. Conte com a gente!

 

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

 

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat