Curiosidades

Lâmpada de LED esquenta?

Publicado em 26/07/19 por Empório Luz.

Hoje nós vamos usar um termômetro digital para tirar a dúvida de muita gente: lâmpada de LED esquenta? Nesse post você verá um pouco sobre os mitos e verdade que estão relacionados ao uso de LED e de sua temperatura. Sem mais delongas, vamos lá!

Variações



Hoje, quando falamos de LED, estamos falando de muitos produtos diferentes. Podem ser lâmpadas, plafons, placas e fitas. Nesse texto você verá algumas comparações entre esses produtos e uma lâmpada incadescente, apenas para ter como se situar sobre os dados mensurados.

O primeiro equipamento que iremos avaliar possui um LED COB, que está sendo adotado em muitas lâmpadas. Para elas é necessário ter um corpo onde o calor será dissipado. Dependendo do LED, ele irá precisar de mais ou menos dissipação de calor.

Popularmente falando, dizemos que o LED não esquenta no feixe, apenas para trás do seu corpo. E se você passar a mão na frente de uma lâmpada LED também terá essa impressão. Entretanto não é um calor como de lâmpadas halógenas palito, por exemplo, que podiam até mesmo queimar a gente.

 

Os testes



Para começar, medimos a temperatura ambiente, conforme a primeira foto abaixo. Estava em torno de 25 graus. No corpo a temperatura chega a ser até menor. No corpo da bulbo de LED existe um mini driver, que é necessário por ser uma lâmpada de 12 volts.


Figuras 1 – Primeiro teste realizado

Essa lâmpada também precisa ter um corpo para dissipar o calor. Então, internamente, é como se tivéssemos uma mini placa de LED que joga a luz pra frente, jogando para trás apenas o calor.

ebook iluminação residencial

Hoje as lâmpadas de LED são criadas já se pensando na emissão de calor. Esse é o caso do LED COB. Em alguns casos, a lâmpada ou luminária podem possuir um dissipador de calor, o que acontece nesse caso. Geralmente esses produtos possuem constituição de alumínio de alta qualidade para poder dissipar melhor o calor.

Existem no mercado painéis com fundo de plástico, o que pode gerar fumaça, derretimento e até fogo! Por isso é necessário ter
consciência ao usar LED, pensando sempre em ter produtos certificados e de qualidade. Se um LED pisca e para de funcionar, pode ser que seja um problema de dissipação, e não apenas relacionado à qualidade do LED.

Mais testes



Já no segundo teste, chegamos na temperatura de 58,5 graus no corpo com dissipador, enquanto na própria lâmpada ela emite apenas 32 graus, mostrando como o conceito que falamos está correto.


Figura 2 – Segundo teste realizado

Em uma AR111 de LED chegamos no valor de 39,4 graus, enquanto a parte de trás, onde ocorre a dissipação, chega ao valor de 64 graus. Como ainda podem dizer que o LED não esquenta depois dessa!?


Figuras 3 – Terceiro teste

Se você quiser ver mais desses testes, nosso canal no YouTube tem um vídeo completo mostrando como eles foram feitos na prática, confere lá!

Insights adquiridos



Já falamos aqui sobre a diferença entre placas e painéis de LED. Para elas o efeito é o mesmo. A parte de trás sempre tende a ser mais quente que a parte frontal.

Se formos pensar em perfis, o ideal é que eles também sejam constituídos de alumínio. Fitas como power LED possuem um fluxo luminoso forte, o que acaba por fazer esquentarem bastante. Por isso a necessidade de terem um corpo de alumínio para fins de dissipação.

Quando os testes são feitos com a incadescente, o resultado é bem notório. Você pode conhecer mais sobre esse tipo de lâmpada em nosso blog. Quando a medimos, na temperatura ambiente ela não tem variação. Ao ligar, ela já salta para 35 graus, esquentando rapidamente. Se deixar um tempo a mais ligada, ela vai esquentar ainda mais, chegando a 71 graus em nosso teste. Coisa demais, né?

Você já tinha ouvido falar nesses mitos? Pois hoje você descobriu que LED não esquenta, que o feixe não esquenta e que não se deve colocar LED em todo e qualquer lugar. Tudo isso mostra como a iluminação é uma área rica de conhecimento e informação.

Se você gostou desse texto e quer continuar informado, siga a gente nas redes sociais listadas abaixo. Estamos aqui para contribuir com seu conhecimento no mercado de iluminação e design, conte com a gente!

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.