Curiosidades

O que é Ciclo Circadiano?

Publicado em 22/04/22 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Sabia que a luz pode influenciar o seu sono, saúde e até mesmo a qualidade da pele? Pois é, isso tudo acontece através do ciclo circadiano! Ficou curioso para saber o que esse termo significa e como a luz exerce essa influência?

Então venha aprender conosco! Vamos explicar o que é ciclo circadiano, quais são suas características e de que forma a iluminação se relaciona com isso. Você aprenderá também como escolher a lâmpada para cada lugar da casa. Vamos lá, boa leitura!

 

O que é o ciclo circadiano


Talvez você conheça o ciclo circadiano como ritmo circadiano, outro termo bastante empregado para ele. Ambos expressões se referem ao ciclo biológico de 24 horas que parte do amanhecer ao anoitecer.

Figura 1 – Como funciona o ciclo circadiano

Segundo este ciclo, o corpo foi desenhado com um certo padrão. A manhã foi feita para acordarmos, realizar nossas atividades durante o dia até chegar a noite, onde nos aconchegamos e o sono acaba chegando.

Dessa forma, o ciclo circadiano acaba tendo ação em diversos aspectos do nosso dia-a-dia. Ele influencia a nossa digestão, na forma como lidamos com o sono e até na renovação das nossas células! E a luz tem uma ligação direta com ele. Vamos entender como.

 

A luz no ciclo circadiano


Nesse ciclo de 24 horas, os períodos do dia que especificamos são definidos pela luz do Sol. Sendo a nossa principal fonte de energia luminosa, é ele define o horário de ter mais atividades (dia) e de dormir (noite). Não apenas isso, mas o sol acaba sendo um item importantíssimo no conhecimento humano sobre iluminação.

Questões como temperatura ou reprodução de cor são ciências provenientes do estudo do Sol e suas características luminosas. Outro fator influenciado pela luz do Sol é o crescimento de plantas. Existem determinados tipos de plantas que crescem mais de acordo com o tom de luz que elas recebem. Incrível, né?

 

O ciclo e a iluminação


Falando de iluminação, a ideia de nossas lâmpadas e elementos luminosos é a de reproduzir a luz solar em ambientes internos, basicamente. Indo mais a fundo, as lâmpadas buscam refletir algum dos períodos do ciclo circadiano.

ebook iluminação residencial

Um exemplo disso é a lâmpada em torno de 2.400 K (Kelvins). Ela acaba emulando a luz do sol do amanhecer ou anoitecer. Nesse vídeo você pode entender de que forma as diferentes cores agem em nosso corpo durante o dia.

Para que fique mais claro para você, vamos dar um exemplo prático: sabe porquê utilizamos cores amareladas em ambientes como sala e quarto? Devido ao fato dela dar uma sensação de aconchego, deixando o corpo mais preparado para o sono.

Se no seu quarto houvesse uma luz muito branca, como uma de 6 000 K, isso geraria um efeito de despertamento, atrapalhando bastante o funcionamento normal do ciclo circadiano.

 

Exemplo prático: iluminação hospitalar


Outro exemplo: médicos e enfermeiros possuem um ambiente de trabalho muito claro. Isso acontece porque eles precisam estar atentos e ligados ao que acontece. Muitas vezes eles trabalham durante dias seguidos sem descanso. Nesse caso, a luz branca ajuda a manter o sono distante desses profissionais.

Esse é mais um exemplo de como a luz pode ser usada para influenciar o nosso círculo circadiano. Sabendo disso, é necessário que você faça as escolhas de iluminação certas para o seu ambiente. Já pensou se você coloca uma lâmpada que tira o sono no seu quarto?

Se quiser evitar esses problemas, entre em contato conosco! Podemos te ajudar a escolher os melhores equipamentos e alcançar uma iluminação que atenda tanto seu gosto quanto as suas necessidades. Fale com quem entende! Se quiser conhecer nossos produtos, visite nossa loja virtual.

 

Clique aqui embaixo para assistir o vídeo:

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.