Curiosidades

O que é Poluição Luminosa e Vicent Laforet

Publicado em 01/03/19 por Empório Luz.

Você sabia que apenas 30% da população brasileira vê o céu estrelado como ele é? Basta fazer um teste. Saia de casa e olhe para o céu. Se você conseguir ver as estrelas, considere-se sortudo. Em São Paulo, se olhar pelos satélites, é possível ver um halo de 100 km. Sabe o que significa isso?

Essas duas curiosidades acima tem a ver com a poluição luminosa que atinge todo o planeta. No post de hoje você saberá mais sobre o assunto, terá uma perspectiva diferente sobre o tema e verá o que pode ser feito para diminuir os efeitos disso.

Poluição luminosa: o que é


Um halo, que citamos acima, é uma espécie de bola de luz formada pela luz artificial que é emitida pelos postes, casas e outros elementos externos. Essa luz reflete e chega até o céu. Isso afeta diretamente a nossa vivência. Assim como já falamos no nosso blog, a luz artificial e até mesmo a natural afetam diretamente a forma como vemos e nos sentimos no mundo. Sono, calor e calma são algumas das sensações que a luz pode influenciar.

Figura 1 – Exemplos de como o halo funciona.

Como existe esse monte de luz sendo expelida no mundo, o halo acaba se formando e sendo emitido no céu. Isso afeta diretamente nosso ciclo biológico, as plantas e sua fontossíntese também. Até os animais e insetos sofrem. O vagalume é um dos seres que está sofrendo por causa de toda essa luz. Existem diversos estudos que mostram isso. Logo, podemos ver que a biologia e luz são assuntos completamente conectados.

O que podemos fazer?


Nessa hora, tantos autoridades públicas como profissionais da área devem juntar forças para fazer a diferença. Um exemplo é na iluminação pública. Postes que temos nas ruas emitem luz por todos os lados. Como o local a ser iluminado é a rua, não existe uma necessidade de iluminar para cima. Isso acaba sendo um desperdício de iluminação.

Para evitar isso, existe uma espécie de caixa que reflete a luz apenas para baixo. Isso aumenta a eficiência energética e luminosa. Esse é um exemplo simples do que pode ser feito. Existem também conceitos de iluminação específicos para ajudar no ciclo biológico. Já existe hoje um debate mundial sobre a questão de poluição luminosa, basta que queiramos fazer algo.

Figura 2 – Exemplo de poluição visual.

Hoje São Paulo é a cidade brasileira que mais contribui para a poluição luminosa. No mundo, Hong Kong é a pior de todas. Um astrólogo da USP fez um estudo mostrando que só conseguimos enxergar 1/100 do céu estrelado. Se você tem a chance de ir pra outra cidade, mais no interior, já deve ter percebido como isso é realidade.

Quem é Vicent Laforet


Vicent Laforet é um diretor e fotógrafo suíço-americano que já ganhou um Pullitzer de fotografia. Sendo alguém bem conceituado, ele buscou ter um olhar artístico para a questão da poluição luminosa. No caso, ele preferiu dar uma percepção artística para o problema, dando o nome de AIR para sua série de criações. Para criar o conteúdo, ele anda de helicóptero e tira fotos na ponta da aeronave, criando materiais incríveis.

Ele tem criações em Londres, Estados Unidos, Espanha e várias outras cidades. Para criar os conteúdos ele sempre carrega consigo três malas cheias de equipamentos. A ideia dele é maravilhosa, mas precisamos combinar: é preciso ter coragem para tirar fotos assim. Uma coisa legal para quem é do ramo da iluminação é perceber como a arte, nesse caso, consegue dar uma amostra do crescimento das cidades. Geralmente temos uma luz mais amarela longe dos centros urbanos, sendo daqueles modelos antigos, como incandescente. Já nos centros é possível perceber um tom mais azulado, graças ao LED.

Recentemente o autor lançou um livro sobre o assunto, que foi um best-seller desde o lançamento. Geralmente livros sobre fotografia giram na tiragem de dois mil exemplares. No caso dele, foram vendidos 10 mil, mostrando como deu certo a percepção dele.

E aí, gostou de aprender mais sobre poluição luminosa? Se quiser conhecer mais sobre temas ligados a iluminação, assine nosso canal no YouTube! Estamos aqui para criar um conteúdo de qualidade e que atenda suas necessidades. Conte conosco!

Clique na imagem para ver o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.