Curiosidades

Quer saber como fazer a manipulação da luz para uso em diversas áreas? Então esse artigo é para você!

Publicado em 22/11/19 por Empório Luz.

O LRV (Light Reflectance Value) que traduzindo para o português, significa valor da luz refletida, é utilizado por arquitetos, projetistas e profissionais da iluminação. O LRV trabalha justamente a escala de porcentagem a qual a luz é exposta.

 

 

Como vimos no artigo Saiba como manipular as cores para realçar objetos, o Espectro Especial é o uso de uma manipulação (que pode ser um conjunto de manipulações) para modificar ou realçar determinada função ou objeto. No uso das cores e da iluminação, este estudo pode ser utilizado por exemplo, nas áreas de alimentação, decoração, varejo, farmácias de manipulação e joalherias.

Preste atenção no objeto que está sendo iluminado

Isso mesmo, qual aspecto você quer realçar no seu objeto? As texturas, diferentes condições ou formatos? Essas informações são relevantes para a escolha da intensidade e equilíbrio de cores. Não é somente colocar a cor, é saber como, quando e o quanto!

Conheça o pigmento da tinta que você está usando, a própria tinta que você está utilizando, a textura que ela possui e em qual objeto você vai aplicar fará toda a diferença. 

A sombra que chamamos de dura, evidência as texturas, já a sombra soft, ela já distribui melhor as luzes, só que não é apenas isso, quanto mais você conhecer sobre as cores com determinada iluminação, os espectros e componentes e também a intensidade dessa cor, mais você poderá fazer essa manipulação de forma eficaz e fazer uma boa reprodução de cor.

 

Que tecnologia permite que eu faça essas manipulações?

Hoje em dia o LED consegue fazer essa abertura, dar esta permissão com mais facilidade e efetividade. Nas tabelas de pantone hoje em dia podemos inclusive reconhecer os fatores de reflexão de cada cor e luz.

Existem regras para iluminação em certos locais com as cores. Por exemplo sinalização de piso, justamente porque há diferenciação no olho humano. Os tons de amarelo podem ser diferentes entre uma criança, um jovem e um senhor de idade, além dos daltônicos, que possui uma redução da capacidade de diferenciar certas cores.

E isso serve para grande escala?

Sim, é possível! O Japão está inovando mais uma vez. Para aumentar a capacidade de cultivar verduras, o país está utilizando iluminação LED em ambiente com mais de 15 andares e 17.500 lâmpadas LED para iluminar a plantação e os resultados são surpreendentes, os alimentos estão se desenvolvendo 2,5 vezes mais rápido do que outros métodos.

Existem LEDs criados justamente para este tipo de estudo, o que faz com que esta cor que você está vendo rosada, roxa seja deixado um pouco de lado, já que a olho humano, fica quase impossível ficar num ambiente desse o tempo todo.

O que está sendo utilizado e estudado então, é o LED de cor lima, para se fazer o RGB, com a mistura e manipulação destas cores, as estufas ficam brancas e agradáveis aos nossos olhos.

O mais interessante é que algumas plantas estão absorvendo até 60% da cor verde no RGB ou seja, as manipulações não só trouxeram maior capacidade para o cultivo, quanto também para o aspecto do produto. Outro ponto interessante também é que o uso do LED não vêm influenciando apenas na cor e sim também no formato. Há estudos para que nas manipulações, haja também o alface fechado e o aberto, por exemplo. Isso apenas na utilização das cores.

Quer conferir mais sobre o tema? Confira nosso vídeo.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam saber como manipular as cores para realçar objetos, e também possam se inspirar com nossas ideias e dicas! 

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.