Curiosidades

Visitamos: Festival of Lights of Berlin

Publicado em 28/12/18 por Empório Luz.

Sair do Brasil para ir em eventos de iluminação não é algo ao alcance de todo mundo. Mas se você pudesse ter alguém que fizesse isso e te contasse as melhores novidades do mercado, não seria legal? Pois é isso que fizemos! Dessa vez, visitamos o Festival of Lights em Berlim e trouxemos novos aprendizados referentes à iluminação.

Aqui você verá como foi o evento e o que ele mostrou de interessante para seus espectadores.

Venha aprender sobre como a luz pode virar uma obra de arte pública!

O que é e como foi.


O Festival of Lights of Berlin, que terminou no dia 14 de outubro, foi visitado por nós durante duas noites. Assim como todo lugar que tem eventos desse porte, a cidade parou e tudo precisava ser feito a pé ou de metrô. De carro era inviável. Esse evento é uma mistura de iniciativas que ocorrem na cidade, todas envolvendo o mundo da iluminação. Prefeitura e empresas privadas são as responsáveis por fazer tudo acontecer.

Parte dessas iniciativas é bem legal por que os artistas agem como ‘grafiteiros da luz’.

Mostrando as fotos para pessoas da área, tivemos muitas reações positivas, com uma galera curtindo o que é feito. Uma das ideias aplicadas é utilizar refletores da década de 60, que permitem até mesmo ver a transição dos slides, algo bem retrô. Ficamos sabendo depois que essa técnica chama mapping. Ela serve para mapear uma área a ser iluminada, abrindo espaço para a arte ser realizada. A comparação com o grafite vem por conta dessa área. Assim como o grafiteiro escolhe um recorte para desenhar, o recorte é feito pela iluminação, nesse caso. Todos os monumentos mais conhecidos da cidade de Berlin são ‘alvo’ dessa intervenção. Veja algumas fotos abaixo:

 

 

Figuras 1 a 3 – Arte com luz feita em Berlin

Um pouco sobre as artes


As artes realizadas tinham som algumas vezes. Um hotel tinha uma intervenção em que sua estrutura imitava uma árvore. A mudança ocorria de acordo com a luz e sombra do lugar. Na faculdade de Direito havia um formato de U e de tempos em tempos várias projeções ocorriam, gerando um efeito bem interessante.

Como as pessoas sempre aproveitam as oportunidades, lá havia ambulantes vendendo os mais diferentes tipos de artefatos de iluminação. Tiaras, bexigas e tudo o que você possa imaginar, sempre com LEDs e luzes no meio. Para quem vai turistar, tem guias e ônibus que levam as pessoas para as principais atrações do evento. Como os lugares onde aconteciam as intervenções eram espaçosos, sempre havia muita gente presente.

Na torre de TV a ideia foi muito boa. A projeção durava entre 5 e 7 minutos, sendo que de tempos em tempos aparecia o nome de países, como Turquia, Itália e outros. Logo, isso mostrava como as projeções eram ligadas a diferentes países do mundo.

Esse evento acontece desde 2004, já fazendo parte da história da cidade. Lá você vê desde crianças até adultos e idosos se divertindo de monte. Ao final do evento, valeu muito a pena ter ido. A definição dos projetores é alta, deixando a arte ainda melhor. 

E você, gostou do que viu sobre esse evento? Caso queira saber mais sobre os eventos que acontecem ao redor do mundo, acompanhe a gente nas redes sociais. Certeza de muita informação e novos conhecimentos, aproveite!


Clique  para ver o vídeo:

 


Siga-nos em todas as redes sociais:


YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.