Blog

Decoração de quarto: veja dicas para renovar o cômodo

Publicado em 16/04/21 por Empório Luz.

Dicas de Decoração para Quartos

Decoração de Quartos

Decoração de quarto: veja dicas para renovar o cômodo

Quer renovar sua casa e não sabe por onde começar? A decoração de quarto é simples e, nesse texto, você confere dicas para transformar o cômodo de forma fácil e barata.

Nossas casas e apartamentos ganharam novas funções, especialmente durante a pandemia de covid-19. Muito mais do que residências, esses espaços também se transformaram em locais de trabalho e de estudo. Dessa forma, o imóvel precisa ser aconchegante e confortável e, por isso, muitos moradores têm se dedicado à decoração de quarto.

O quarto é um dos cômodos mais intimistas da casa ou do apartamento e, por isso, merece uma atenção especial. Sua decoração deve ser, além de esteticamente agradável, funcional e
acolhedora.

Para que essa tarefa seja simples, esse texto traz dicas especiais para a decoração de quarto. Nesse artigo você irá conferir, também, quais objetos podem renovar a atmosfera do cômodo e irá descobrir que, para isso, não é preciso gastar muito. Continue a leitura!

Dicas para renovar a decoração do quarto

Engana-se quem pensa que a decoração de quarto precisa ser algo complexo e caro. A verdade é que você pode renovar o cômodo de forma simples e prática e, para isso, é possível seguir algumas dicas.

Fique atento ao espaço disponível

Conforme mencionado anteriormente, o quarto deve ser um espaço funcional e, por isso, você precisa estar atento ao espaço disponível no cômodo. A mobilidade deve ser um dos pontos principais do local e, assim, é interessante evitar exageros na quantidade de móveis e de objetos decorativos.

Dessa forma, antes de adquirir itens novos, meça toda a área do cômodo. Nesse momento, é necessário verificar os espaços que serão destinados à circulação, que são essenciais para a boa mobilidade dos indivíduos que irão ocupar o local no dia a dia.

Após medir todo o cômodo, você deve pesquisar por móveis e por objetos de decoração, mas não se esqueça de ser ponderado. O excesso de itens no quarto pode fazer com que o ambiente pareça desorganizado e, portanto, não funcional, o que pode comprometer o conforto.

Dicas de Decoração para Quartos

Decoração de Quartos

Se possível, pinte as paredes de cores claras

As cores claras são essenciais para uma boa decoração de quarto, especialmente se o cômodo possui uma área modesta.

Isso porque tons neutros, como o branco, o bege e o off white, conferem a sensação de amplitude ao ambiente, o que facilita a organização e a disposição dos móveis e dos objetos.

Isso não significa, entretanto, que o quarto deve se assemelhar a uma clínica médica. Nesse sentido, é possível investir em objetos coloridos, que serão responsáveis por conferir vivacidade ao cômodo.

Saiba mais sobre os itens decorativos em um dos tópicos abaixo.

É possível, ainda, escolher uma das paredes para aplicar uma cor mais forte. Você pode optar por tons pastéis, caso deseje algo mais discreto, ou por cores tropicais, caso prefira um ambiente mais chamativo. Nesse caso, o importante é ter moderação para que o cômodo não fique carregado.

Invista em nichos e em prateleiras

Os nichos e as prateleiras são excelentes alternativas para quem deseja que a decoração de quarto seja organizada, esteticamente agradável e, também, funcional. Esses itens são indicados, principalmente, para moradores de imóveis pequenos, já que estão posicionados nas paredes e, por isso, não comprometem o espaço de circulação dos cômodos.

As prateleiras e os nichos podem ser inseridos em qualquer uma das paredes do quarto, já que acomodam tanto objetos pessoais quanto itens de decoração. Você pode, por exemplo, dispô- los na parede da cama e, assim, posicionar ali porta-retratos e bichos de pelúcia.

Se você possui uma escrivaninha em seu quarto, pode posicionar os nichos e as prateleiras acima do móvel. Dessa forma, é possível inserir ali itens de escritório, como caixas organizadoras e outros objetos.

De qualquer forma, é interessante utilizar os nichos e as prateleiras não somente para a decoração de quarto, mas também para sua organização. Conforme mencionado acima, os itens podem acomodar caixas para guardar aqueles objetos que não são utilizados com tanta frequência.

Preste atenção nos objetos coloridos

Lembra-se de que, mesmo com as paredes em cores claras, seu quarto não precisa ser monocromático! Isso é possível com o uso de objetos de decoração coloridos, que podem conferir mais vivacidade ao cômodo.

Como as paredes – e, possivelmente, o piso – possuem cores neutras, você pode optar por itens pequenos mais ousados, que aparecem em cores quentes, como o vermelho e o laranja, por exemplo.

Os objetos coloridos são capazes de conferir ao quarto uma decoração marcante, recheada de criatividade e de funcionalidade. Para isso, é necessário conhecer as diversas possibilidades
de itens que podem ser utilizados.

Dicas de Decoração para Quartos

Decoração de Quartos

Objetos que não podem faltar na decoração de seu quarto

Como você pôde perceber, o sucesso da decoração de quarto depende de inúmeros fatores, incluindo os objetos decorativos. Para que você possa fazer boas escolhas quanto a esses itens, é necessário conhecer os modelos e as possibilidades.

Na lista abaixo você confere alguns dos principais objetos de decoração:

Vasos

Os vasos decorativos são objetos muito versáteis e, por isso, podem ser instalados em qualquer cômodo da casa ou do apartamento, incluindo o quarto. Esses itens oferecem inúmeras possibilidades e podem criar diferentes efeitos visuais, o que traz mais estilo e
sofisticação ao ambiente.

Antes de escolher a peça ideal para seu quarto, é necessário avaliar alguns aspectos do objeto, como o tamanho e as cores. Se seu cômodo for pequeno, por exemplo, opte por vasos pequenos, para que a decoração não fique desproporcional.

Os vasos podem ter cores sólidas ou estampas e sua escolha irá depender de seus gostos pessoais e de seus objetivos. Para isso, avalie os tons presentes no quarto e verifique qual aparência e qual função deseja atribuir aos itens.

Espelhos

Os espelhos são itens fundamentais para a decoração de quarto. Isso porque são itens funcionais e capazes de fornecer a sensação de amplitude ao cômodo, o que é benéfico para ambientes com áreas modestas.

Para que não haja exagero e para que a escolha seja a melhor possível, você deve conhecer os principais modelos de espelho, que variam entre ovais, retangulares, vitorianos, entre outros.

Se seu quarto é pequeno, a principal indicação é investir em espelhos retangulares, que são capazes de conferir a sensação de amplitude ao cômodo. Contudo, se o espaço disponível é
maior, é possível optar por alternativas redondas ou ovais.

Estatuetas

As estatuetas são itens coringa na decoração de quarto. Isso porque estão disponíveis em diversos tamanhos e modelos e, assim, se adequam facilmente a todos os estilos. As inúmeras possibilidades, entretanto, podem confundir os moradores e, por isso, é essencial conhecer os principais modelos.

Esses itens são versáteis e, por existirem diversos modelos, pode ser difícil escolher as melhores peças para o quarto. Nesse sentido, é importante não exagerar na quantidade de estatuetas, já que o desequilíbrio pode comprometer a funcionalidade do cômodo.

Os principais tipos de estatuetas são as peças étnicas, as estátuas e as peças que representam animais. Para escolher corretamente, considere o tamanho da estatueta e, também, suas cores.

Livros

Os livros são excelentes itens para obter conhecimento. Contudo, são, também, bons objetos para a decoração de quarto. Esses itens são considerados conceituais e, por isso, são capazes de conferir ao cômodo a personalidade do morador.

Não existe uma maneira correta de usar os livros na decoração, já que as possibilidades são infinitas e as escolhas dependem dos gostos e dos objetivos de cada um. Dessa forma, é possível posicionar os itens em prateleiras, em nichos e até mesmo em cima de mesas.

A disposição dos livros em cada um dos locais pode seguir um modelo pouco convencional e, para isso, você pode buscar referências e inspirações na internet.

Quadros

Assim como os nichos e as prateleiras, os quadros são boas opções para quem deseja aproveitar ao máximo o espaço vertical na decoração de quarto. Esses itens são totalmente
personalizáveis e, por isso, conferem ao espaço singularidade e originalidade.

Mais uma vez, é necessário ficar atento ao tamanho dos objetos decorativos, já que espaços pequenos combinam melhor com quadros pequenos. Além disso, nesse caso, você deve
escolher se os itens ficarão melhores com ou sem moldura.

Dicas de Decoração para Quartos

Decoração de Quartos

Abajures

Por fim, mas não menos importante, é necessário apontar que os abajures são itens fundamentais para uma boa decoração de quarto. Isso porque são capazes de conferir as sensações de conforto e de aconchego aos moradores, uma vez que o cômodo é intimista e
deve oferecer o máximo de comodidade possível.

Atualmente, existem inúmeros modelos de abajur, como os de mesa e os de chão. No quarto, as principais indicações são as peças que podem ser instaladas em mesas de cabeceira e até
mesmo nas paredes.

Para escolher corretamente, verifique quais são seus objetivos. Se você deseja, por exemplo, ter auxílio da luz para uma leitura noturna, deve investir em um abajur simples, com luz direcionada.

Quem somos nós

Parceiros da Empório Luz, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil e operamos um dos maiores portais de imóveis do País. Conheça!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat