Dicas

3 Dicas para Evitar Problemas em Obras e Reformas

Publicado em 22/03/19 por Empório Luz.

Hoje vamos falar sobre 3 dicas para você não ter dor de cabeça na sua obra. Se você já fez, está realizando ou vai fazer uma obra, essas dicas serão úteis! Se você já teve ou já ouviu problemas de atrasos de entrega de material ou na execução da tarefa, sobrepeso do orçamento, dor de cabeça com a entrega, falta de licença para fazer o trabalho que interrompeu a obra até regularizar a obra na prefeitura e outros imprevistos que podem acontecer, tornando o sonho um belo transtorno, preste atenção nas três dicas gerais para evitar problemas em obras.

Dica 1: Planejamento


O planejamento de uma obra é necessário assim como é preciso planejar para montar uma empresa, em que você precisa ter um plano de negócios, estabelecer porque quer abrir, sua missão, o público-alvo, preço de venda ou lucro pretendido.

Um outro exemplo é a organização de um casamento. Você tem a lista de convidados e precisa definir os pratos do buffet, se eles serão servidos na mesa dos convidados ou em um réchaud, se vai ter banda ou DJ, etc. Se você não planejar e colocar em uma planilha básica de Excel ou mesmo calcular à mão, os gastos do seu casamento serão muito maiores do que você pretendia.

Sozinho ou com a ajuda de um profissional?
Assim é a obra: você pode fazer sozinho, com o pedreiro ou eletricista que você conhece? Sim. O brasileiro tem muito o hábito do “faça você mesmo”. Então para receitas que são básicas, prontas, como a reforma de um banheiro ou uma construção que já foi feita antes da mesma maneira, não adianta falar “não tem que fazer”, pois a maioria da população fará.

Mas nesses casos, a chance de erros aumenta, porque não há um profissional envolvido.

O correto é contratar um arquiteto ou engenheiro, pois ele ajudará na questão orçamentária, no cronograma e você conseguirá prever prazos e gastos, além das etapas necessárias para a realização da sua obra. O profissional te ajudará desde o início, com o planejamento, até o final, até o “corte da fitinha” e sua entrada feliz em casa, no apartamento ou no seu empreendimento.

O barato pode sair caro

Muitas vezes se tem a ilusão de que sai mais caro contratar um profissional, porém, se você pensa assim, a chance de desperdício será maior. Às vezes você não contrata um profissional e não está disponível para acompanhar a entrega dos materiais da obra. Por exemplo, se você trabalha em horário comercial, que é o horário em que as entregas ocorrem, você não conseguirá estar lá para verificar se o material correto foi entregue da forma correta. Quando há um profissional contratado, ele ou um assistente estará lá para receber o material e conferi-lo.

Dica 2: Acompanhamento


A segunda dica é o Acompanhamento. Como no exemplo acima, o acompanhamento de um profissional é desejável. Por exemplo, com um profissional contratado, ao chegar no segundo mês de obra, dependendo do projeto a ser executado, o arquiteto ou engenheiro ou decorador vai chegar e falar em que passo o projeto está, qual será a próxima etapa, qual é o gasto planejado e o que foi executado.

Você saberá o que está pagando e o que irá receber. Na etapa de Acompanhamento, que está totalmente ligada com a etapa de Planejamento, também há a questão da equipe.
Independentemente da equipe que executa a obra ser indicada pelo profissional que está te auxiliando ou não, como quando você já tem um marceneiro ou pedreiro de confiança e apresenta a esse profissional, uma coisa essencial para essa equipe é a comunicação. Por isso, é mais fácil ter um profissional acompanhando, pois, ao centralizar todas as informações de prazos e preços da obra, ele consegue administrar toda a situação.

Exemplo

Imagine que você realizou uma compra com seu marceneiro e pediu para ele entregar daqui a dois meses, sendo que só é necessário que a entrega seja realiza em oito meses, se você não conversou com o profissional, pode ser que haja desencontro na entrega e nos prazos da obra.

Dica 3: Vistoria


A última dica é vistoria. Vistoriar é ir ao local da obra e verificar se tudo está conforme.
Normalmente, o profissional que está acompanhando sua obra (arquiteto, engenheiro, decorador) tem a capacidade de ir ao local e ver se está tudo certo, encanamento, rede elétrica, decoração, para então habilitar o local para você ir morar. Ultimamente, tem-se utilizado muito a tecnologia para auxiliar nessa etapa.

Por exemplo, tem sido comum utilizar a tecnologia tanto no início quanto no meio e ao fim da obra.
No início, tem-se utilizado óculos de realidade virtual, em que o projeto em 3D é apresentando para o cliente possibilitando que ele entre no ambiente. Além disso, alguns profissionais têm colocado câmeras para que o cliente acompanhe a obra, ganhando tempo e dinheiro.

Na ponta do lápis

Essa questão de gasto com profissional vai caindo por terra na hora que você coloca no lápis todas essas questões de horas trabalhadas e qualidade do serviço, pois, com auxílio de tecnologia você pode ver a evolução da obra e consegue verificar se não estão acontecendo irregularidades, como por exemplo, perda ou roubo de material.

Por fim, a vistoria é importante para que você finalize a obra e vá morar feliz na sua casa ou apartamento ou estrear um novo ambiente de trabalho. Isso vale também para o lugar onde você não vive, como casa de praia ou chácara. Assim é possível estar por dentro das obras em qualquer tipo de ambiente.

Conclusão


Esperamos que você tenha gostado das dicas gerais, se tiver algum comentário pode deixar, se tiver alguma experiência boa ou ruim compartilha aqui conosco, pois vai ser legal o pessoal ver as histórias reais para a gente evoluir e não ter mais problemas com obras, porque nossa casa e nosso trabalho são os locais onde a gente passa a maior parte do tempo, então vamos estar sob tetos felizes.

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat