Dicas

3 Erros da Iluminação

Publicado em 29/03/19 por Empório Luz.

Fala pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar de 3 erros na iluminação, desmembrando o conceito e dando algumas dicas para reverter essa situação. Você tem dificuldades na iluminação ou já passou por algum perrengue? Comente aqui embaixo pra gente debater um pouquinho, porque é só na troca que a gente aprende e evolui. Vamos lá!

Primeiro erro


O primeiro erro é definir uma cor para uma situação. Esse debate é um dos campeões no nosso canal e ao vivo na Empório Luz. As pessoas costumam associar iluminação branca para cozinha, para escritório, para local de trabalho e o amarelo para o quarto e aconchego. A iluminação como saúde é mais do que isso! Por que não usar a luz amarela na cozinha, por exemplo?

Um exemplo: um casal jovem, na faixa dos 30 anos, que trabalha o dia inteiro, chega em casa para cozinhar à noite após o trabalho ou aos finais de semana, sexta à noite ou sábado, recebendo um amigo ou parente, ou então vai jantar fora. Esse casal não tem uma vivência nessa cozinha! Imagine que essa cozinha é tipo americana, com um balcão e logo na frente, a sala de jantar ou estar.

Pensando nesse layout, com esse espaço aberto, você não concorda que se a luz for amarelada com uma lâmpada 3000k na sala, e a luz for branca azulada 6500k na cozinha, mesmo que não agrida a vista ou não incomode a um primeiro momento, seria melhor deixar tudo com lâmpadas amareladas 3000k para criar um ambiente mais intimista para receber a família ou amigos?

Apartamento iluminado

Figura 1 – Exemplo de apartamento bem iluminado

Nesse caso, já quebramos o paradigma da luz da cozinha ser sempre branca! Um outro exemplo é a crença de que luz amarela está relacionada com elegância. Vamos aqui pegar um exemplo pra gente abrir a mente. Lojas de tecnologias, de celulares têm começado a usar luz branca por volta de 6000k, 5700k.

A luz branca conversa bem com tecnologia e a utilização dessa cor para nossa percepção visual em tecnologia dá bastante resultado, porque nós tendemos a relacionar a cor branca com inovação. Dá aquele “acordar” na vista, mas em muitos casos, está utilizada com difusores de acrílico, perfis, e só lá em cima tem alguns direcionamentos.

Mais um exemplo

Uma outra situação: o Brasil é um país continental. Mesmo com percepção de que a luz amarela é luxuosa, elegante, no nordeste, por conta do calor, as pessoas preferem a iluminação branca porque remete ao frescor. Assim, a associação de cores na iluminação é diferente para cada região, considerando suas particularidades.

Segundo erro


O segundo erro é acreditar que na iluminação existe regra pronta. Na iluminação não existe regra pronta! Por exemplo, as pessoas costumam acreditar que se tem forro no gesso, o ideal é lotar de spots para iluminar tudo, e que, na dúvida, coloca mais luz! Existe aquele velho ditado “menos é mais”. Por outro lado, tem que coloque um gancho no teto, na laje, e põe um só ponto de iluminação, central, pois o importante é iluminar.

Tem certo ou errado? Tem situações e situações. Às vezes, um só ponto é suficiente, pois, não há necessidade de trabalho, às vezes o ambiente é usado por pouco tempo. Às vezes, muitos spots também são pedidos. Se o ambiente pede pela riqueza de detalhes, o spot faz a diferença porque é necessário mais iluminação, divisão de circuitos.

Use a criatividade

O importante é saber o que funciona para, caso necessário, quebrar esses regrinhas. No nosso canal, temos um vídeo sobre como explorar a luz difusa, a luz indireta e a luz pontual que pode ser útil para saber a maneira mais adequada de iluminar, tem vídeo sobre sobre trilhos e as possibilidades que você tem, vídeo de spot de sobrepor, tem vários vídeos que servem para te ajudar a quebrar esses paradigmas e essas regrinhas prontas. Iluminação é criatividade! Existe uma gama enorme de opções que o LED proporciona pra gente pra aprimorar isso.

Terceiro erro


O terceiro erro é não considerar a função da luz. Pode ser da lâmpada, da luminária que que faz refletir essa luz, da altura de um pendente. Por exemplo, se você escolher a proporção errada, a luz pode rebater no seu rosto e te ofuscar a visão, tirando o aconchego do seu ambiente, mesmo a luz sendo amarela. Se é um ambiente de trabalho, também atrapalha, se você colocar o pendente muito para cima, pode ser que o LUX ideal na bancada não fique correto.

É necessário pensar na função das luminárias, das luzes que você vai determinar para o seu projeto para então, com o conhecimento do ambiente, realizar. Por exemplo, se você se pergunta: aonde usar uma uma luminária com luz indireta?

Muita gente costuma pôr spots pontuais em cima da cabeceira da cama, no quarto. Mesmo que seja uma luz amarela, 2700k ou 3000k, aquela luz pontual vai ser forte e te deixar despertamento. Nem sempre a luz amarela é aconchegante!

Figura 2 – Spot em cima da cama: cuidado!

Em conceitos de trabalho, por outro lado, você tem um local que precisa de luz, em que a luz branca e pontual seja ideal trazendo a ideia de despertar e realçar. Essa luz branca tem que estar bem regulada, com local e altura bem posicionados para não cansar a vista.

Exemplo

Outro exemplo, quarto de hospital! Quem consegue dormir em uma cama de hospital? Quero fazer uma aposta! Comente aqui embaixo, porque quem conseguir vai ganhar um prêmio Luz, decor e ação #Dorminhoco, porque além da enfermeira entrar a cada 6 ou 8 horas, a luz dos quartos normalmente é branca azulada, normalmente 6500k, não tem preocupação com aconchego, com dimerização, nada. E nisso, você acorda e demora para voltar a dormir.

3 erros de iluminação- Conclusão


Resumindo, só trouxemos algumas pinceladas sobre alguns erros na iluminação. Minha dica final é: estudem iluminação! Estudem a profissão de vocês e verão que existe uma iluminação indicada para seu local de trabalho. Se você for cliente, espero que tenha entendido com esse texto porque existem lojas profissionais de iluminação! Esperamos que você tenha gostado das dicas, e se tiver algum comentário compartilhe aqui embaixo conosco!

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.