Dicas

Apartamento Contemporâneo para Família

Publicado em 20/10/17 por Empório Luz.

Que tal descobrir como um apartamento contemporâneo pode ser idealizado para uma família? No texto de hoje você verá como é possível aliar modernidade com aconchego, criando um espaço único para a família.

Na obra em questão, a arquiteta Cristiane Schiavoni conta um pouco do que ela usou como inspiração e como funciona seu processo criativo. Confira e se inspire!

 

Cristiane Schiavoni e a iluminação


Cristiane Schiavoni: A iluminação para mim é como um xodó. Quem me acompanha sabe que meus projetos não podem ser pensados sem uma iluminação adequada. Não apenas na questão técnica – já que a iluminação tem uma função bem específica – mas também para criar ambientes que sejam aconchegantes, arrojados…lugares onde consigamos dar uma cara diferente com iluminação.

A sala tem vários recursos, e algo que adoro é a iluminação indireta através dos painéis. Com eles conseguimos jogar uma iluminação no teto e no piso, dando uma sensação de leveza e aconchego. Além disso, elas tiram o aspecto de rigidez das paredes, como nos ângulos. Sendo assim, a iluminação consegue transformar este espaço.

 


Figura 1 – Iluminação indireta “quebra” os cantos

Além disso, os efeitos de luz que as arandelas fazem nas painéis são especiais, já que cada composição consegue fazer um desenho diferente. É como uma pintura na parede. Logo, não é apenas um quadro ou peças decorativas que servem para fazer um desenho escultórico, mas as luzes também.

arandelas efeito de luz

Figura 2 – Arandelas dão efeito especial

 

Escolha de cores


Cristiane Schiavoni: Trabalhei bastante com azul e cinza, mas também com outros elementos que trazem um aconchego. Isso pode ser encontrado na fibra das poltronas e na madeira dos móveis. Tudo isso casa com a composição deste projeto.

Ainda assim as paredes podem receber peças especiais, porque não? Neste caso temos uma escultura do Antônio
Spinosa
, que tem um lugar de destaque no apartamento. Gosto de usar como elemento de decoração o fator histórico. Ou seja, usar lembranças e objetos que façam parte da história deste morador.

escultura Spinosa
Figura 3 – Escultura de Antônio Spinosa

 

Fotografia como obra de arte


Cristiane Schiavoni: Para isso existe a foto, que é um recurso super simples de utilizar e que se for trabalhado de uma forma bacana, acaba tornando-se uma obra de arte. Às vezes uma foto de um lugar que faça parte da história do morador ou fotos de familiares e de encontros são materiais que podem ser usados como decoração, dando um toque especial e personalizado.

 

 

Uma coisa que gosto de pensar é no que os objetos podem oferecer para de diferente para nós, como opções e situações que fujam do lugar-comum. Como o conceito deste projeto era unir as pessoas e trabalhar a questão da integração, a escolha da luminária pendente não precisava, necessariamente, ser para cima da mesa.

Ela talvez quebrasse um pouco a ideia da integração. Ainda assim ela fez parte do projeto, porém na entrada da casa. Ela virou uma espécie de cortina de cristal no hall, dando as boas-vindas para o visitante ou para o próprio morador. E na sala de jantar nós fugimos um pouco do comum e não colocamos uma luminária pendente pra ficar dentro desse conceito de integração.

 

Quarto do filho


Cristiane Schiavoni: O quarto do filho foi o ambiente lúdico da casa. São soluções relativamente simples, mas pequenos toques. Um exemplo foi a luminária do Homem Aranha, que faz o papel de abajur, dando um toque lúdico para o ambiente. Isso faz com que o mini-morador também se sinta em casa, com objetos que ele curte e que fazem parte da rotina dele.


Figura 4 – Decoração do ambiente lúdico

 

Saiba mais sobre a criadora


Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho da Cristiane Schiavoni, visite o site da arquiteta. Se quiser um projeto semelhante, fale conosco! Somos especializados em projetos de iluminação. Você pode encontrar muitos outros aqui no nosso blog.

Leia, se inspire e nos procure!



Figuras 5 a 8 – Mais imagens do ambiente

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

apartamento decorado pela Cristiane Schiavoni

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

 

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat