Dicas

Apartamento Estilo Atemporal

Publicado em 22/09/17 por Empório Luz.

O texto de hoje é sobre uma obra da designer de interiores Rosely Amabile, que conta com quase 3 décadas de experiência no setor e uma formação acadêmica de respeito. Na entrevista, conversamos sobre o que a trouxe a esta área e sobre uma criação feita recentemente pelo seu escritório.

A obra segue um conceito muito interessante de atemporalidade. Quer entender como ele foi desenvolvido e como
funciona? Confira a seguir, vamos lá!

 

Como começou sua carreira e qual sua formação?


Rosely Amabile: Minha carreira começou a, mais ou menos, 28 anos atrás, que é o tempo que tenho de formada. Meus pais tinham uma loja de decoração, onde atuavam com paisagismo e decoração de interiores. Por causa disso acabei crescendo nesse meio, que foi onde surgiu meu gosto pela área.

Academicamente, optei por fazer Artes Plásticas, Decoração e Design de Interiores, começando minha carreira dessa forma.

Figura 1 – Rosely tem uma sólida carreira como designer

 

Qual foi o principal foco do projeto desse texto?


Rosely Amabile: A ideia foi de criar um ambiente aconchegante e harmonioso, com uma estética que fosse bacana, proporcionando lazer e convívio para a família através da integração de ambientes.

Dessa forma foi criada uma sala mais aberta com um cantinho de jogos integrado ao home theater. A sala de jantar ficou dividida com o living room através de uma divisória aberta e decorativa.

 

Porque a iluminação é importante?


Rosely Amabile: Eu acho que a iluminação é um ponto principal dentro de um espaço em geral. É ela que dá o tom, clima e sensação do ambiente. É ela que retrata o nosso estado de espírito, interferindo diretamente em nosso emocional.

Se você chega em casa muito agitado ou cansado, você precisa de um ambiente acolhedor, que te abrace. E você
consegue isso diminuindo a luz. Por outro lado, existem vezes que você está super feliz, e você quer apenas extravasar.

Por isso acho que dentro de um projeto luminotécnico é necessário ter todas as possibilidades, sempre. Deve-se criar circuitos com luzes distintas, para assim obter os diferentes efeitos que são buscados. Por exemplo, um para assistir filme, outro para uma festa…na hora de um jantar romântico, poder baixar as luzes e deixar aapenas uma arandela (como é possível de fazer nesse caso), coisas desse tipo.

Enfim, a ideia é dar opções de expressar todas as suas emoções, de viver as suas festas e curtir filmes usando a
iluminação para isso.

 

Figura 2 e 3 – Detalhes da iluminação e decoração

 

Sua cliente fez muitos pedidos neste projeto?


Rosely Amabile: Os únicos pedidos que ela fez foram o de colocar no projeto uma mesa de jogos e que o teto não fosse rebaixado, devido ao pé direito não ser muito alto. Então aproveitamos para fazer a iluminação geral pelas laterais da sala, usando lâmpadas de LED. Fazer isso foi interessante porque serviu como iluminação pontual nos quadros.

Nos nichos optei por utilizar lâmpadas mini dicróicas de LED por terem o foco mais fechado, o que deu um efeito muito bacana. Meus projetos sempre possuem iluminação pontual e difusa, contrabalanceando as duas. Nesse caso não foi diferente.

Acima da mesa de jogos utilizei um pendente onde também aplicamos LED. Vale frisar gosto de usar tons amarelos na iluminação, já que eles criam a sensação de aconchego. A mesma ideia foi aplicada na mesa de jantar, com a adição de uma arandela a fim de criar um ambiente mais intimista quando isso se fizer necessário.

 

ebook iluminação residencial
 

No home theater arandelas de efeito foram usadas, porque gosto de ver a luz sendo trabalhada. Se você opta por uma luz muito forte, isso acaba encobrindo a atenção da luz. Nesse caso preferi dar ênfase ao efeito da luz, pois acho o resultado bacana.

 


Figura 4 e 5 – Iluminação teve cuidados especiais nesse projeto

Em termos de iluminação, o ponto alto desse projeto foi o lustre utilizado no hall de entrada do apartamento. Foi colocado um espelho atrás deste lustre, duplicando sua cor. Achei que isso gerou um efeito bem legal.

No hall social, como ele era pequeno e a minha ideia era ter uma decoração de impacto, utilizei a luz como recurso. Criei um painel com papel de parede, e para que ele ficasse em evidência, foi utilizada uma fita de led, dando um efeito muito bcacana. Além disso, alcancei o impacto que queria.

 

Qual é o estilo deste apartamento?


Rosely Amabile: O estilo desse apartamento é bem contemporâneo. A gente utilizou muitas linhas retas e pano de fundo com base neutra, pontuando cores nos detalhes, como almofadas, adornos e esculturas. O resultado foi bem elegante.

Creio que daqui a uns anos esse apartamento será percebido como atemporal, permitindo trocar quadros e tapetes quando quiser, conseguindo um apartamento sempre diferente. Isso mostra a importância de contratar um profissional.

Da mesma forma que você precisa de um paisagista na hora de fazer um jardim, é necessário um profissional da área para fazer uma casa que imprima aquilo que você quer. Ele é quem irá trabalhar com equilíbrio, harmonia e estética, colocando sua personalidade na casa, o que é muito importante.

 

 

6 a 8 – Detalhes do projeto atemporal

Quais seus contatos?


Rosely Amabile: Se você tiver alguma dúvida, meus contatos estão listados abaixo. Pode ligar e entrar em contato que estou à sua disposição.

Site oficial: http://www.roselyamabile.com.br

Facebook:https://www.facebook.com/roselyamabiledesign

Instagram:https://www.instagram.com/rosely_amabile/

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.