Dicas

CERTO e ERRADO na Iluminação Residencial Parte 3

Publicado em 26/10/18 por Empório Luz.

Se você acompanha nosso blog com frequência, já deve ter visto a nossa série de “Certo e Errado na Iluminação”. Nesses posts, falamos sobre mais alguns casos bem interessantes e que valem a pena observar.Tudo para evitar que seu projeto de iluminação tenha problemas!

Aqui você aprenderá onde é bom usar spots, lustres e outros elementos. Vamos falar também quando eles devem ser evitados ou reposicionados, ajudando você a gastar pouco. Enfim, vamos lá aprender um pouco mais?

1- Apartamento contemporâneo


A primeira foto de hoje foi enviada pela Lu Araújo, que falou com a gente pelo Instagram. A foto é de um projeto para ela, feito em seu apartamento. Para que você sinta como que a gente faz essa análise, olhe a imagem abaixo e diga: o que você mudaria nela?

Os tons claros atraem nossa atenção, no primeiro olhar. Bege, branco e marrom compõe a cena desse apartamento contemporâneo. Ele também possui um ar aconchegante. A mesa da sala é de 8 lugares, mostrando que a ideia da proprietária é a de receber pessoas.

Existe um lustre com vidro e cristais (que você pode adquirir clicando aqui). Na verdade, o certo é chamar de pendente, devido suas características. Ele combinou bem com a abordagem contemporânea. O vidro pode ser fumê, cromado, ter tom champanhe, bronze e outros mais. Existe também a opção transparente e a chance de mudar as cores dos cristais.

A proporção está legal, tanto em termos de altura como de dimensão da peça. Sobre alturas, você pode olhar um dos nossos mais famosos vídeos, que fala especificamente disso! Lá falamos que a altura pode variar entre 70 cm a 1 metro do tampo da mesa, dependendo da altura dos membros da família.

Na parte de trás, é possível observar spots que provavelmente são de dicróica. Pra nós da Empório Luz esse projeto está quase no ponto certo, e vamos explicar o porquê. Achamos legal spots focando no papel de parede, mas logo abaixo dele tem um móvel. Com isso o facho de luz não valoriza todo o trajeto percorrido.

A ideia, nesse caso, seria afastar os spots para que o facho de luz não pare no meio do caminho. Depois de afastá-los, é bom que sejam utilizadas lâmpadas com um ângulo de luz mais fechado. De repente, uma AR70 ou mini dicróica daria um melhor efeito de luz nas laterais do móvel. No lado direito daria pra fazer a mesma coisa. Podemos observar o spot um pouco mais longe da TV e na lateral, o que faz o uso dele já ser correto hoje.

Porém, poderia ser usado um facho mais fechado para que haja um detalhe mais minimalista. Na região do pendente, podia ser utilizado um spot de cada lado, combinando com algum elemento de decoração, para que o resultado fosse mais satisfatório.

No meio da sala, pelo que dá pra ver da foto, haveria espaço para um plafon ou luminária de embutir. 30cm x 30cm ou 40cm x 40cm já seria ideal, dependendo da metragem do cômodo, algo que não dá pra ter precisão vendo somente a foto. Uma luminária dupla ou até quádrupla poderia ser usada também, criando uma bola de luz mais central no meio da sala.

Os quadros na mini prateleira, combinados com o sofá, foram ótimas escolhas. Nesse quadro poderia haver uma luz pontual, dependendo do tamanho do quadro. Uma dicróica ou mini dicróica cairia bem, nesse caso. Enfim, esse ambiente minimalista está muito bom, faltando apenas pequenos ajustes para que ele fique perfeito.

 

2 – Sala Home


Nesse segundo caso, podemos ver um problema logo de cara: spots em cima da TV! Assim como é errado utilizá-los direcionados onde as pessoas estão sentadas, é errado também colocar em cima de TV, já que o foco é a tela. Os spots dos lados da TV estão OK, talvez melhorando a qualidade do LED e seu ângulo, deixando um pouco mais fechado.

Perto da TV tem uma orquídea e copos decorativos. Esses elementos podem ser iluminados pelo spot, dando mais destaque para eles. Nesse aparador que aparece atrás, daria pra usar mais um item de iluminação, chegando atrás do sofá. Lembrando, mais uma vez, de não ficar em cima do sofá, para não iluminar a cabeça das pessoas!

 

3 – Sala Clássica


No último exemplo dessa edição, temos mais uma foto enviada por nossos leitores. A dona Li nos enviou uma imagem de sua sala, com pendentes de cristal e ouro velho, que eram muito utilizados na década de 90. A cor dos móveis e detalhes é mais escura, algo que também remete à essa época.

Na segunda foto, é possível ver que o lustre não está totalmente centralizado com a mesa. Isso não está errado, porque ele está centralizado no teto, mas se ele ficasse centrado também com a mesa, aí o resultado seria melhor. Talvez seja pela foto, mas a lâmpada aparenta ser do tipo vela leitosa ou fluorescente, o que não é muito indicado nesse caso. Nessa situação acaba sendo melhor uma vela transparente.

Esse ponto é importante porque quando escolhemos a lâmpada certa, os cristais acabam tendo mais destaque e geram um efeito muito melhor, o que não parece ocorrer nesse caso. Existem também dois mini pendentes complementares à iluminação. Como o ambiente parece ter bastante sombra, cremos que seria interessante colocar um trilho perto da escada, para direcionar melhor a luz que já existe no local.

Para isso, seria necessário medir a parte da escada para saber quantos spots seriam necessários e planejar o facho também. Como a dona da casa é senhora, esse é mais um ponto que mostra a necessidade de uma boa iluminação. Seria possível também rebaixar os dois mini pendentes, deixando próximos do aparador e distribuindo a iluminação com outros elementos na região do piano.

Enfim, são pequenos detalhes que são necessários para que a iluminação seja mais atrativa e aprazível. Como você pode ver, não é difícil quanto parece, desde que haja planejamento e atenção. Caso você tenha dúvidas e queira aprender como fazer essa análise no seu ambiente, fale com a gente! Comente abaixo ou fale conosco nas redes sociais. Esperamos você!

 

Clique na imagem para ver o vídeo:


Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat