Dicas

Como usar Filtros de Luz

Publicado em 13/04/18 por Empório Luz.

Aqui no blog da Empório Luz você sempre aprende algo novo. E uma das formas que fazemos para trazer conteúdo é através de casos reais que vivenciamos na nossa loja. O texto de hoje é um belo exemplo disso!

Iremos falar sobre filtros de luz, um assunto que se iniciou em uma conversa informal que tivemos com um cliente da Empório. Nesse papo ele nos informou que queria uma solução melhor para a iluminação de sua residência que tem uma pegada urbana, usando elementos como trilho preto e concreto aparente. Nossa resposta foi um filtro de luz. Mas você sabe como eles funcionam e para que servem?

É o que iremos tratar neste post! Aqui você verá de que forma um filtro de luz funciona e quais aplicações existem para ele. Vamos lá!

 

A situação


Quando nosso amigo Fernando nos mandou uma mensagem, ele disse que seu problema era com relação a iluminação e decoração. Um dos quadros que ele possui em seu apartamento tem uma lâmina de vidro transparente. Ela ajuda no reflexo, exibindo mais luz no produto.

Figura 1 – Quadro com Trilho na iluminação

Na imagem abaixo é possível ver que tipo de spot e lâmpada ele utilizou na solução caseira. A lâmpada é uma GU10,
também conhecida como dicróica de LED.

Figura 2 – Spot utilizado para iluminar o quadro

Se você se lembra de alguns textos que já fizemos antes, essa luz é pontual,ou seja, ela cria um facho de luz específico. Dependendo de cada lâmpada, esse facho pode ser maior ou menor, mas não deixando de ser pontual.

 

O problema


No caso do Fernando, a casa é de laje, não tendo peças de embutir. A proposta do ambiente é focada nos trilhos. Como o quadro foi colocado após alguns anos morando no apartamento, surgiu a questão:

Como fazer para resolver a situação de iluminação do quadro?

Foi aí que surgiu a ideia de utilizar um filtro de luz! Vamos descobrir para que ele serve?

A solução: filtro de luz!


Usando nossos conhecimentos em iluminação, dissemos ao Fernando que a melhor opção seria usar os filtros de luz, velhos conhecidos do mercado. Nas décadas de 90 e 2000 eles eram bastante utilizados, junto das lâmpadas halógenas.

Figura 3 – Exemplo de filtro

A sua utilização visa transformar a luz pontual e direta em luz difusa. Como já falamos aqui, a luz difusa tem um difusor de acrílico ou vidro, espalhando melhor a luz pelo ambiente. Por isso eles são indicados para casos em que a luz pontual não é a ideal.

Uma das vantagens destes filtros é que eles são muito baratos, podendo ser encontrados entre R$2 e R$5, dependendo de cada modelo. A sua utilização é a mais simples possível: você só precisa colocar na frente da lâmpada, conforme a imagem abaixo:

Figura 4 – Exemplo de utilização do filtro

Exemplos práticos


Para mostrarmos como os filtros de luz devem ser utilizados, pegamos dois exemplos de spot para ficar mais fácil de
entender. Neste vídeo você pode ver todos os testes. Nos prints que vamos colocar abaixo você poderá ver a diferença entre a utilização ou não de filtro de luz.

 

ebook iluminação residencial

Na hora em que usamos uma luz pontual, existe uma bola de luz, um feixe determinado para uma pequena área. Abaixo temos os dois exemplos de facho pontual que citamos. Além disso, é possível ver na terceira foto como a saída do facho é bem determinada e específica já no trilho:

 

Figuras 5 e 6 – Facho pontual sem o filtro de luz

Quando usamos o filtro de luz, o resultado é o que podemos ver abaixo. Apesar de ser sutil, na hora em que o trilho está no teto o resultado fica muito mais fácil de se observar. Quanto mais alto for o trilho, maior é a abertura do facho.

Figura 7 – Facho com o filtro de luz

Personalizando os filtros


Se você gosta de algo diferente, é possível conseguir mais efeitos com o filtro de luz! Os mais utilizados são os neutros, mas existem diversas outras cores que podem ser utilizadas. Uma das ideias onde isso pode ser aplicado é em um quarto de menina, com um filtro rosa, por exemplo.

Isso faz com que a luz ganhe um aspecto lúdico, não apenas iluminando mas passando uma mensagem no ambiente.

Figura 8 – Cores adicionais para o filtro de luz

 

Das cores que já trabalhamos, achamos interessante o âmbar, que pode combinar com lareiras e espaços aconchegantes. Indicamos também o filtro azul, que pode ser usado no banheiro e ambientes que tenham água ou elementos correlatos.

Gostou deste texto? Se sim, visite nossa loja! Lá você encontrará diversos conteúdos relacionados ao setor, como vídeos e textos, além de diversos produtos com pronta entrega. Tá esperando o quê? Nos visite!

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

 

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.