Dicas

Como Usar Trilhos de Teto

Publicado em 10/11/23 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


trilhos de iluminação

trilhos de iluminação

 

Você conhece trilhos de teto? Eles são uma ótima opção de iluminação, sendo adequados para inúmeros ambientes. Confira um pouco mais sobre como eles funcionam nesse post!

Principais características dos trilhos de teto


O uso de trilhos na iluminação dos ambientes é um recurso muito utilizado, pois proporciona modernidade ao ambiente e compõe os ambientes com estilo e personalidade. Listamos aqui alguma características dos trilhos de teto.

1. Versatilidade
Os trilhos podem ser combinados com diferentes tipos de spots para proporcionar iluminação com direcionamento e intensidade personalizados. Isso causa um efeito interessante, pois permite a distribuição de luz pelo ambiente de acordo com a necessidade do momento e o que se quer destacar.

2. Eficiência

A iluminação por trilhos é eficiente, pois os spots podem ser instalados  com lâmpadas como as de LED, que oferecem maior quantidade de luz com um consumo baixo, comparando com os demais modelos de lâmpadas.

3. Adaptabilidade

Os trilhos, geralmente, são produzidos em alumínio ou aço e as cores mais comuns para acabamento são preto, branco e prata. Isso permite que esse tipo de luminária se adapte a diferentes ambientes como residências  comércios, e também, a diversos estilos de decoração.

Para instalar, pode ser tanto no gesso como na laje. Se for na laje, existe uma forma para que não sejam feitos furos na laje, utilizando uma caixa 4×2 com tapa-furo/canopla rasa, que ficará entre o trilho e a laje (mais detalhes no vídeo).

A vantagem de utilizar trilhos é que você pode adicionar mais spots caso seja necessário, sem ter que necessariamente fazer alterações na ligação elétrica.

Confira também: Lâmpada LED economiza mesmo?

Como utilizar trilhos?


Os fachos mudam de acordo com a escolha dos tipos de lâmpadas e quantidades delas. Para escolher bem, deve-se definir o que você quer destacar com sua iluminação.

Em casa usa-se muito em cozinhas, com luz neutra ou branca, sendo utilizado para iluminação geral e pontual (destacando a pia, por exemplo).

Trilho eletrificado - Cozinha

Iluminação com Trilhos – Cozinha

Na sala, pode-se utilizar com lâmpadas amarelas, com fachos direcionais, e utilizar a potência do facho de acordo com o que se espera colocar em evidência, como um quadro, ou vaso pequeno.

Iluminação com trilhos

Iluminação com trilhos – sala

Trilhos também são muito utilizados em galerias, museus e comércio, sendo usado para dar foco e atração à objetos em geral. Para esse uso valem as mesmas regras acima, alterando apenas o tipo de lâmpada.

Em ambientes urbanos, o uso de trilhos em lofts tem sido muito comum, havendo um único trilho correndo todos os cômodos, e utilizando a iluminação para dar uma cara diferenciada ao espaço.
Com relação a tamanhos, existem trilhos de 1 a 3 metros, mas se for necessário mais, existem conectores que permitem maiores extensões, e até mesmo desenhos no teto.

Clique na foto para assistir o vídeo:

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.