Dicas

Fio elétrico rígido e Cabo Flexível – Qual a diferença? Qual é melhor?

Publicado em 18/10/19 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Fala galerinha iluminada, tudo bem? ?✨

Você sabe qual a diferença entre fio elétrico rígido e cabo flexível? Não? Então leia este artigo até o final e compreenda qual é o melhor.

O funcionamento entre o fio elétrico rígido e o cabo flexível é igual. Você possui o fio de cobre por dentro, mas quando utilizamos o tipo flexível, fica mais fácil a sua utilização e fazer possíveis emendas.

Antes de começarmos a falar sobre as diferenças entre um tipo e outro, gostaríamos de salientar uma dica importante: contrate um eletricista, essa responsabilidade é alta e você vai precisar de um profissional ao seu lado, te auxiliando e mantendo o seu projeto em segurança. Certo?

Você sabia que um dos maiores desafios nas obras é justamente a má combinação entre eletricista e emendas? Aquele jeitinho brasileiro que às vezes queremos dar, pode comprometer o projeto e o barato, sair caro.

O fio tem data de validade

Você sabia? Pois bem! Um bom fio tem em média 25 anos de duração, respeitando as bitolas de cada obra, onde pode variar de 1,5m a 2,5mm.

Esses fios então fazem aquele velho exercício da escola, onde trabalhamos a condução de energia, junto com o cobre ou silicone para proteger essa voltagem. 

Quer conferir mais sobre o assunto? Acesse o nosso vídeo explicativo.

 

Diferença entre o fio rígido e o cabo flexível 

 

O flexível possui mais de um fio de cobre, já o rígido apenas um, o que dificulta nas emendas. Lembrando que não é apenas o tipo de fio e sim a qualidade dele e da sua instalação também.

Dica extra: invista em fitas isolantes ou caso tenha umidade, invista em fitas de alta fusão, já que a isolante pode ressecar e deixar seu fio exposto na umidade. Lembre-se que não é apenas a estética da sua iluminação e sim a segurança que ela apresenta a você e aos moradores da residência. O que também nos leva a relembrar os diferentes tipos de soquetes, que você pode conferir nesse nosso artigo.

Você sabe o que tem em cima do seu forro de gesso?

Às vezes, nós, meros consumidores, nem nos atentamos aos conduítes e circuitos da nossa eletricidade, como estamos planejando cada fiação. Por isso a pergunta, você sabe o que está por cima do seu forro de gesso? A qualidade e segurança da iluminação está além de uma lâmpada de qualidade e sim da estrutura que entregamos antes de instalar essas lâmpadas, lustres, spots, pendentes, abajures e afins.

 

O cobre vai conduzir a energia, com isso haverá automaticamente um aquecimento, por isso precisamos preservar e isolar de forma correta. O campo magnético com os elétrons e ondas precisam de espaço para ventilar e ajudar a resfriar essa eletricidade. Deste modo, não se esqueça, contrate um especialista no assunto. 

 

Gostaram do nosso conteúdo? Deixe aqui sua dúvida ou comentário que a gente ilumina!

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.