Dicas

Iluminação em Paisagismo

Publicado em 11/01/19 por Empório Luz.

Na hora de iluminar plantas, pedras e ambientes vivos, existem alguns cuidados que devem ser tomados. Quer saber quais são, e quais as melhores peças para iluminação destes ambientes? Veja conosco neste post! Aqui você verá quais as diferenças entre cada produto, além de quando é melhor utilizar cada um deles. Vamos lá?

O famoso finco


Quando se fala de paisagismo, logo lembramos do finco ou espeto, que é um dos elementos mais usados na iluminação destes locais. A parte debaixo é fincada na terra, dando sustentação ao produto.
As lâmpadas mais usadas neste caso são as par 20 amarelas, como é possível ver nas imagens abaixo. Além disso, podem ser utilizadas as cores âmbar (mais aralanjada) e a verde, que é um tom bastante utilizado para iluminação de plantas e áreas naturais.

Figura 1 - Diferentes cores para fincos.

Figura 2 - Diferentes cores para fincos.

Figura 3 - Diferentes cores para fincos.

Figura 1 a 3 – Diferentes cores para fincos

Finco: solução com LED


Seguindo esta mesma tendência, porém com mais recursos, temos um espeto com retrofit. Nele temos um LED acoplado, tendo as mesmas cores do finco comum, ou seja, amarelo, âmbar e verde.

Alguns deles tem até mesmo lente polarizada, permitindo ter uma luz que mude de acordo com ajustes feitos no equipamento. Ela é feita para aguentar as diferentes alterações climáticas do ambiente e é muito utilizada para iluminação de plantas ou de caminhos escuros.

Figura 4 - Balizamento e iluminação de plantas com finco normal.

Figura 4 – Balizamento e iluminação de plantas com finco normal.

Embutidos de Solo


Os embutidos de solo também são uma peça muito utilizada na iluminação paisagística. Ela possui cabo PP e isolamento traseiro, tendo uma parte plástica que é acoplada na terra. Algumas possuem grades, o que permite que sejam colocadas em áreas de grande circulação, onde as pessoas podem pisar, por exemplo.

Um dos lugares onde ela costuma ser utilizada é no balizamento de casas de campo, iluminação de jardins, casa na praia e lugares desse gênero. Existem tanto opções com ou sem grade, e as cores do acabamento também variam bastante, como branco, aço e cobre.

Figuras 5 - Exemplos de embutidos de solo.

Figuras 6 - Exemplos de embutidos de solo.

Figuras 7 - Exemplos de embutidos de solo.

Figuras 5 a 7 – Exemplos de embutidos de solo.

Embutidos menores


Com a ascenção dos LEDs, os embutidos diminuíram de tamanho, já que eles podem ser utilizados com LED. Por seremmenores, seus feixes de luz são mais focados, sendo interessantes para iluminações pontuais, por exemplo. No caso do embutido menor, ele é muito interessante para usar a iluminação como detalhe, como no caso dos decks de madeira.

Como é algo usado para detalhes, existem inúmeras cores que podem ser utilizadas, como preto, marrom, branco, entre outras. Isso vai depender de cada projeto.

Figura 8 - Outros tipos de embutidos.

Figura 9 - Outros tipos de embutidos.

Figura 9 - Outros tipos de embutidos.

Figura 8 a 10 – Outros tipos de embutidos.

As versáteis Fitas de LED


Na hora de escolher fitas de LED, deve-se escolher o tipo certo, já que isso influencia diretamente no funcionamento delas.Não se pode escolher, por exemplo, as fitas IP20, já que elas não possuem proteção contra umidade. Neste caso, IP65 e IP66 são os modelos indicados.

As fitas podem ser utilizadas para iluminação de caminhos e entornos, dando um aspecto diferenciado, como nas imagens abaixo. A vantagem da fita é que ela pode se adaptar ao ambiente com diferentes formatos, como no caso de curvas.

Figura 11 - Uso de fitas de LED no paisagismo.

Figura 12 - Uso de fitas de LED no paisagismo.

Figura 11 e 12 – Uso de fitas de LED no paisagismo.

Os mais decorativos: Postes


Os postes são uma das peças de iluminação no paisagismo que mais fazem diferença no ambiente. Existem em diversos tamanhos, podendo chegar até 2 metros em alguns casos. Alguns já tem LEDs acoplados, tendo uma angulação que ilumina o chão, sendo úteis para o balizamento do caminho.

Existem outros tipos nos quais a fonte luminosa fica por dentro, havendo um encaixe superior que funciona como destaque da peça. As cores variam entre o branco, preto e marrom. Existem também designs mais diferenciados, com um apelo mais lúdico, o que pode ser interessante dependendo do que você procura iluminar.

Figura 13 - Uso de fitas de LED no paisagismo.

Figura 14 - Uso de fitas de LED no paisagismo.

Figura 14 - Uso de fitas de LED no paisagismo.

Figura 15 - Uso de fitas de LED no paisagismo.

Figura 13 a 16 – Uso de fitas de LED no paisagismo.

Quer uma iluminação para o seu ambiente?


Se você também quer uma iluminação como a que mostramos aqui, (visite nossa loja virtual)! Lá você poderá encontrar inúmeras peças que serão úteis para a iluminação do seu lar, não deixe de conferir!

Se você quiser algo mais aprimorado, fale conosco através dos nossos canais. Teremos prazer em criar um projeto luminotécnico para você.

 

Clique na imagem para ver o vídeo:

Clique na imagem para ver o vídeo.

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat