Dicas

Lâmpadas de LED e o Selo do Inmetro – Empório Luz

Publicado em 16/02/18 por Empório Luz.

Sabemos que o LED está ficando cada vez mais famoso e avançado. Em termos de tecnologia, os produtos com LED tem gasto cada vez menos energia e durado ainda mais. No quesito variedade, temos uma bela gama de equipamentos disponíveis e que utilizem este tipo de iluminação.

Mas será que todos estes produtos são bons e valem a pena ser adquiridos? É o que veremos hoje. Você saberá como a indústria controla a qualidade dos produtos com LED e de que forma você pode saber se uma lâmpada LED vale a pena ser comprada ou não. Confira!

 

O problema


O problema da popularização de lâmpadas LED é que temos recebido no mercado cada vez mais tipos deste produto, provenientes de diferentes origens e países. Dessa forma, fica difícil controlar a qualidade dos produtos, sendo necessário uma medida para contornar isso.

Um dos problemas enfrentados com a baixa qualidade dos equipamentos é a lâmpada não ter um fator luminoso de acordo com o especificado ou ter uma tonalidade diferente da esperada, por exemplo.

Figura 1 – Lâmpada LED sem normalização. Fique atento!

 

A solução


Para evitar esse problema, foi desenvolvido um selo pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Com esse selo, é possível não apenas ter uma garantia de qualidade do produto, como também mais informações sobre a sua eficiência. Nesse vídeo é possível ver um pouco de como essa medida foi aplicada na prática.

 

Eficiência Energética


Sobre o selo de eficiência energética, ele é o mesmo que você vê em outros equipamentos eletrônicos, como TVs e
geladeiras. Quanto mais alta a letra (vai de A a G), maior é a eficiência do produto. Isso significa que aquele produto está dentro de todas as normas e padrões que são exigidos para equipamentos eletrônicos.

Essa norma começou a funcionar para lâmpadas a cerca de 2 ou 3 anos atrás. Antigamente eram as empresas que
precisavam se preocupar com a adequação aos padrões internacionais existentes. Vendo a necessidade, essas empresas exigiriam do governo que um selo fosse desenvolvido para atestar nacionalmente a qualidade dos produtos.

 

ebook iluminação residencial

Dados técnicos


Geralmente na parte de trás da caixa com a lâmpada é possível ver o selo do Inmetro e os dados técnicos. Pode-se ver a tabela de eficiência energética do produto e outros dados, como a quantidade de lúmens. Os lúmens são a medida dos pacotes de luz que ela emite.

Além disso, na própria lâmpada existem informações impressas, como quantos são os seus Volts, quanto ela tem de
potência e qual é o tipo da lâmpada. Isso é uma forma de mostrar quais foram os padrões técnicos seguidos para a
elaboração daquele produto.

Hoje a maior parte dos produtos que envolvem LEDs possuem normatizações técnicas. Faltam apenas as placas e fitas de LED para que essa padronização esteja completa. Essa padronização é algo que pode influenciar e muito na qualidade final do que você compra. Quer saber como evitar problemas? Veja abaixo!

Figura 2 – Exemplo do selo do Inmetro para lâmpadas LED

 

Como evitar compras ruins


Se você quer evitar ao máximo problemas técnicos com os produtos de LED que você adquirir, procure seguir essas dicas.

1. Selo. Na hora de comprar produtos com LED, verifique se existe o selo do Inmetro. Leia as especificações técnicas e veja se elas atendem ao o que você precisa. Às vezes a embalagem chama sua atenção mas o consumo é muito algo. Fique atento.

2. Marca. Procure informações sobre a marca do produto. Veja se eles tem algum histórico no mercado e se são
confiáveis. Procure por informações em sites como o Reclame Aqui ou Procon. Isso é necessário porque até nessa área existem falsificações.

3. Qualidade do Produto. Veja se a lâmpada tem uma boa construção, e até mesmo a embalagem. Dessa forma será possível ver se vale a pena ou não comprar aquele equipamento.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos. Esperamos que você possa fazer as melhores escolhas possíveis no que tange ao LED. Se tiver mais dúvidas, envie nos comentários ou nos nossos canais oficiais de comunicação. Uma boa iluminação para você!

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.