Dicas

Luz de Maquiagem e Camarim ft. Ilunato

Publicado em 02/02/18 por Empório Luz.

Você sabia que Luz de Maquiagem e camarim pode influenciar decisivamente na imagem refletida? Imagine que péssimo seria se a pessoa fizesse uma maquiagem toda voltada para aquela iluminação e que tivesse um outro efeito quando ela saísse daquele ambiente. Não é isso que queremos né?

Para evitar isso, vamos dar hoje algumas dicas de como você pode montar uma iluminação adequada para trabalhar com maquiagem ou luzes de camarim. Dessa forma será possível tirar o máximo proveito da iluminação para a questão estética.

Pronto para aprender? Vamos lá!

 

Qual escolha fazer?


Diferentes técnicas podem ser usadas quando se fala de iluminação para maquiagem. Podemos, por exemplo, fazer aquele tradicional espelho com inúmeras lâmpadas em sua volta. Essas lâmpadas podem ser incandescentes até 40 W, ter 4.000 K sendo brancas e neutras e etc. Dessa forma, fazer a escolha certa é muito importante para evitar dores de cabeça depois da instalação.

Uma das técnicas em que se pode investir para evitar problemas é nas interessantes ring lights. Esse recurso, que é muito usado em fotografia, consiste em um círculo de luz com dois tipos de LED e que pode ser dimerizado. Esse equipamento tem a vantagem de padronizar a fonte de luz, fazendo com que o reflexo seja mais verdadeiro.

Figura 1 – Ring Light, uma das técnicas de Luz de Maquiagem

 

Qual a iluminação ideal para maquiagem


Muita gente tem dito que lâmpadas de 4.000 K são as mais indicadas para maquiagem, mas será que essa informação é correta? Existe essa ideia porque a luz em 4.000 K costuma ser mais neutra que as demais, já que ela se encontra no meio termo de potência.

Sendo assim, erra-se menos com essa luz, mas em alguns casos você pode também não alcançar o efeito desejado. Por isso é necessário saber bem para o que você precisa daquela iluminação (tipo de maquiagem), para que a aplicação da iluminação possa ser melhor.

 

As mudanças de temperatura


Um dos objetivos da iluminação artificial existir é o de emular a luz solar, até porque ela é a luz que o nosso corpo está naturalmente acostumado. O problema é que a temperatura da luz solar muda durante o dia. Como vamos conseguir um efeito tão dinâmico como esse na iluminação para maquiagem?

Ainda não existe uma tecnologia que mude de temperatura a ponto de funcionar como o sol. Por isso as escolhas de lâmpadas e iluminação para maquiagem devem focar no ambiente. Por exemplo, se a maquiagem é para ocasiões sofisticadas, geralmente opta-se por uma iluminação quente. Já se é para ambientes normais e do dia-a-dia, as coisas ficam diferentes.

Indica-se que não se utilize mais do que 4.000 K para esse tipo de iluminação porque senão ela pode influenciar negativamente na imagem que você vê refletida no espelho. Um dos problemas que pode ocorrer é um esbranquiçamento, por exemplo. Isso pode fazer com que você se maquie mais do que o necessário e tenha um efeito ruim quando sair de casa, por exemplo.

 

Técnicas diferenciadas


Como citado neste vídeo, existem técnicas que podem ser desenvolvidas na hora de criar uma peça de luz de maquiagem. É possível fazer a lâmina do vidro ser espelhada e jateada, trabalhando com uma lâmpada fluorescente.

É possível também trabalhar-se com LED, criar um espelho reto iluminado, utilizar fita de alto fluxo, entre inúmeras ideias. O mais interessante é que em um certo evento sobre luz de maquiagem, o melhor projeto foi um simples espelho com lâmpadas incandescentes de bolinha. Essas lâmpadas tem 2.700 K.

 

Figura 2 e 3 – Luz de frente tem um efeito melhor

Hoje sabemos que essa lâmpada já não é mais vendida e que ela tem problemas, como o aquecimento elevado. Uma forma de adaptar esse projeto é utilizando LED ao invés de lâmpadas incandescentes, o que gera um efeito melhor para luz de maquiagem.

 

Posição da iluminação


De acordo com o arquiteto Alberto Biancalana, existem algumas soluções que não funcionam bem para o cliente. Uma delas é a de colocar apenas um ponto de iluminação em cima da bancada, como na imagem abaixo. Isso é ruim pela forma como ela ilumina.

Figura 4 – Ponto Único não é uma boa solução de Luz de Maquiagem

 

Se você utiliza apenas um ponto em iluminações como essa, a região dos olhos cavidades faciais ficará escurecida, o que não vai refletir exatamente o que você precisa ver na hora de maquiar, podendo gerar resultados inconsistentes. Por isso indica-se utilizar mais de um ponto.

A melhor luz é aquela que vem de encontro ao rosto, de frente, e não deve ser muito forte. Se for forte, ela pode incomodar seus olhos. Se você colocar em volta do espelho, a luz auxiliará mas na medida correta.

 

Precisa de ajuda?


Se você precisa de ajuda com luz de maquiagem ou camarim e quer desenvolver um projeto, entre em contato conosco! Utilize nossos canais oficiais ou manda um comentário. Estamos aguardando seu contato!

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.