Dicas

Luz de Sobrepor

Publicado em 22/02/19 por Empório Luz.

Indo direto ao ponto, vamos começar pelos produtos mais simples, os plafons de LED. Nesse caso a iluminação é difusa, cobrindo o ambiente por inteiro. Eles são muito usados em pontos mais centrais de cômodos, havendo diferentes formas e tamanhos. Dá pra escolher algo que se adapte com seu gosto.

Vamos pensar no seguinte caso: um quarto de solteiro com uma bancada para estudo. Ter uma luz central nesse caso pode ser bacana para iluminar o quarto inteiro, mas ela será ineficiente na bancada. Por ele estar no centro, a pessoa sentada na bancada geralmente fará sombra na mesa. Se o teto for de gesso, a solução será uma difusa de embutir no centro, colocando um spot pra focar na área da mesa.

Figura 1 – Exemplo de plafon que pode ser utilizado.

Tem como puxar pontos com eletrofitas ou utilizar trilhos, algo bastante difundido. Existem opções de até 3 metros no mercado para trilhos. Para luz difusa ele é dinâmico, permitindo luz pontual e outras combinações. Hoje já existem trilhos de 3 circuitos, o que pode ser legal para dividir cenas.

Isso se a laje tiver apenas um ponto. Se a infra estrutura estiver pronta para mais, é possível fazer uma divisão ainda melhor. Outra vantagem dele é a clicagem, que facilita sua utilização. Isso falando sem gesso. Também tem como utilizar arandelas, abajures e luminárias de piso.


Figura 2 – Trilhos também podem ser utilizados.

Quando se fala em arandelas, temos uma opção evoluída, que você pode ver abaixo. Até mesmo uma luminária tradicional pode ser usada como plafon. O Bruno da Empório Luz tem luminárias feitas com tubos galvanizados que exemplifica bem o que existe de possibilidades.

Projetos urbanos


Em projetos urbanos, os trilhos tem tudo a ver. Hoje existem inúmeras cores para eles, chegando até a tons de grafite e marrom. Como sempre falamos, depende do projeto. Se fosse com a gente, já diríamos para evitar gesso e ir para algo mais aparente, mas isso depende da decisão final do cliente. Há também a opção de misturar técnicas.

Outros casos que podemos citar são spots menores, com direcionamento e uma espécie de trilho para direcionamento da luz. Elas podem usar par20 ou bulbo, que ajuda no direcionamento.

Figura 3 – Exemplo de spot de embutir.

Spots de embutir no modelo box


Outra opção, mais diferenciada, são os boxs, que são plafons de sobrepor que aceitam AR111, dicróicas e muito mais. Dependendo do pé direito e de outras situações ligadas ao ambiente, podem haver opções mais preparadas. Há opções de box com 4 lâmpadas, tendo cada uma delas um direcionamento específico.

Uma iluminação dessa no centro de uma sala de estar traz muitos benefícios estéticos e práticos. O foco pode ficar em lugares diferentes, montando algo cênico e belo. Isso mostra como o forro de gesso não precisa ser uma unanimidade para a iluminação ser legal.

Existem lâmpadas defletoras que jogam sua iluminação para os lados. Se você usa um plafon com ela, a luz não é jogada para baixo, conseguindo trabalhar com ela de uma forma diferente. É possível ter uma luz indireta, direta focada ou difusa, mostrando a versatilidade dos spots de embutir.

Está pronto para colocar um spot de embutir na sua residência? Se quiser saber mais sobre essa técnica e como ela pode ser útil na sua casa, fale com a gente! Estamos prontos para fazer o que for preciso para seu projeto sair do papel. Entre em contato e saiba mais sobre!

 


Clique para ver o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.