Dicas

O que são fitas de Led? E dimerização?

Publicado em 13/05/22 por Empório Luz.

A fita de LED é uma fonte luminosa que oferece iluminação por meio de pontos de LED posicionados em uma estrutura flexível. O material maleável permite o uso da iluminação em diferentes estruturas e em superfícies curvilíneas.

Existem alguns tipos de fitas de LED, até usando cores RGB. Você sabe a diferença entre elas, e para quê cada uma serve? É isso que você aprenderá agora neste post, confira conosco!

Fita de LED 4,8W


Essa fita é de 12 Volts, necessitando de um driver, conforme imagem abaixo, que transforma os 12 Volts em 110 ou 220 Watts. Normalmente o driver é bivolt. Uma das aplicações é em cortineiro, como nesta imagem.

Figura 2 – Sanca com LED de 4,8W

 

Fita RGB


As fitas RGB lembram mangueiras iluminosas modernas, e possuem versões de 12W, também associadas à utilização de drivers. Como podemos ver nas imagens abaixo, ela muda de tons de acordo com o ambiente e sua preferência.

Por ter uma boa dinâmica com água, indica-se o uso delas em piscinas e banheiros (sancas, banheiras e detalhes). Elas acabam passando uma boa sensação nesses ambientes, para entender melhor sobre isso você pode ver este link.

Elas também são bem legais em ambientes como bares e baladas. É possível induzir o cliente a consumir mais ou se sentir bem, se assim você quiser, utilizando para isso a cromoterapia, que falaremos em breve por aqui.

É possível chegar a pelo menos 16 possibilidades de cores, o que pode ser ainda maior dependendo da tecnologia utilizada.

 

Pode te interessar: Lâmpadas de LED economizam mesmo?

 

Fita LED COB


Podemos considerar a fita LED COB uma evolução das fita de LED comum. A grande vantagem é que devido a tecnologia do LED utilizado nesse tipo de fita os pontos do LED são praticamente imperceptíveis.

Essa discrição é muito importante porque permite o uso em diferentes projetos sem a preocupação da refletância dos pontos do LED nas superfícies. Para exemplificar na prática, isso significa que, por exemplo, se você tiver que iluminar uma pia, composta por uma pedra que tenha brilho, a iluminação com a fita LED COB será linear, não haverá estouro de luz causado pelos pontos de LED.

Fita Led COB

E essa tal dimerização


Dimerização nada mais é do que a possibilidade de aumentar e diminuir a intensidade da luz. Abaixo podemos ver o exemplo de como isso funciona, com a luz mudando de intensidade conforme nossa escolha. Você pode ver melhor este efeito nesse vídeo.

 

Figura 3 – Diferença na utilização da dimerização

Ela é muito útil por permitir dinamismo na iluminação. Imagine que você quer assistir um filme: ao invés de apagar as luzes, você pode deixa-las com um tom que passe tranquilidade, como o amarelo, e deixar a intensidade baixa. Dessa forma você conseguirá passar uma sensação ainda melhor para ver o filme, e de quebra terá um sistema que pode ser alterado logo após o filme acabar.

Indica-se que as fitas de LED tenham dimerização para que você consiga obter resultados incríveis e ainda mais belos do que com a simples instalação do produto, nesse caso, lembre-se que irá precisar de um driver que dimerize.

 

Que tal orçar um projeto em sua casa?


Fitas de LED são um recurso que deixa o design de interiores requintado, e que não exige tanto investimento como outras tecnologias. Que tal fazer um orçamento com a gente e deixar sua casa incrivelmente bela? Se quiser, entre em contato com a gente que teremos prazer em te responder!

 

 Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.