Dicas

Onde usar painel e placa de led?

Publicado em 29/12/17 por Empório Luz.

Sabia que um painel de LED ou placa de LED pode resolver seus problemas? Sim, essa tecnologia que é relativamente nova veio para trazer não só economia mas belos efeitos para onde quer que essas peças sejam utilizadas. O único problema é saber como utilizá-las.

Mas para isso, estamos aqui! Vamos te mostrar as diferenças entre placas de painéis de LED, o que os destaca da
iluminação comum e qual deve ser sua escolha de acordo com o resultado que você espera.

Pronto para aprender sobre placas e painéis de LED? Vamos lá!

 

Placa de LED


As placas de LED sempre um driver, que é de 12 volts no caso da imagem abaixo. Essas placas podem ter 110v ou 220v. Com a utilização de um difusor de acrílico, a iluminação fica uniforme, além de melhorar a aparência da placa.

Para se ter ideia de como esse produto ilumina bem, uma peça 20×20 emite a mesma quantidade de lúmens que uma peça 40×40 com lâmpadas comuns. Isso é um exemplo de como elas podem substituir facilmente as lâmpadas comuns.

Essa é uma tecnologia que vem pra substituir luminárias atuais, de lâmpadas rosqueadas, já que ela se aproveita da
tecnologia para entregar mais eficiência energética e luminotécnica. Placas de LED duram cerca de 10 anos sem perder o poder de iluminação, sendo um ótimo investimento a longo prazo.

 

Mais utilizadas


As placas de LED mais utilizadas são as quadradas,mas também existem redondas, mesmo que tenham uma saída menor. Os trens tons mais utilizados são:

– Amarelo: entre 2700 e 3000k

– Neutro: 4000k

– Mais brancos: entre 6000 ou 6500k

 

Na imagem abaixo temos um exemplo de uma peça de 6000k, com bastante branco, quase num tom azulado. Essa peça é utilizada, geralmente, em escritórios, lavanderias e outros espaços de trabalho como estes.

Neste segundo exemplo, temos um efeito mais aconchegante, sendo indicado para espaços onde você procura conforto, como no quarto para assistir um filme, no quarto para dar tranquilidade, ou também na cozinha e varanda.

As placas de LED estão tão em alta que as pessoas costumam comprar para usar em todos os lugares da casa ou do
ambiente a ser iluminado. Mas se você souber trabalhar com a decoração e instalação nos lugares certos, o efeito pode ser ainda melhor. Se quiser saber como fazer isso, fale conosco por aqui.

 

Painel de LED


Existem lojistas que vendem fitas de LED instaladas em painéis como se fossem placas de LED, o que é algo errado. Mas não podemos dizer que é a mesma coisa porque são produtos completamente diferentes.

Os painéis de LED possuem menor luminosidade, tem a qualidade inferior às placas de LED, além de perder o fluxo
luminoso conforme o tempo. Entretanto, ela não é um recurso que deve ser descartado, já que pode ter muitas aplicações.

Por serem peças mais simples, os painéis de LED são indicados para locais onde não há tanta necessidade de iluminação. Como exemplo, podemos citar o hall de entrada, depósitos e locais onde as pessoas passam, sem que permaneçam nele por muito tempo.

 

Exemplos de luminária


Agora que já falamos sobre as diferenças dos dois produtos, vamos ver alguns exemplos de utilização das placas e painéis de LED.

No exemplo abaixo, temos uma luminária com espaço para placa de LED. Para ter ideia de como a luminosidade das placas de LED é grande, com placa de 56 centímetros conseguimos o efeito das imagens abaixo. Nessa peça utilizamos um difusor de acrílico para disfarçar os pontos.

O resultado foi uma iluminação com ângulo de 120º. Caso você não sabia, as placas de LED estão se tornando tendência, até mesmo para fugir do tradicional quadrado e redondo, formatos que reinam em placas de LED.

 

 

Imagens 2 e 3 – Exemplo de utilização da placa de LED

 

Um outro exemplo de luminária é o que você pode ver abaixo, com uma luminária de sobrepor. Nesse caso a placa vai dentro, com um espaço para colocar o driver.

Imagem 4 – Exemplo de utilização com luminária de sobrepor

 

Como último exemplo, temos uma placa de LED com dimerização, o que cria resultados incríveis. Como você pode ver nas imagens, o range de luminosidade é imenso, alcançando desde muita luz até uma quantidade menor, visando aconchego.

 

Imagens 5 e 6 – Placa de LED com dimerização

 

Outras vantagens


Além de tudo o que falamos, essas luminárias vistas aqui são compatíveis com dimerização e automação. Ou seja, se você quiser automatizar sua casa com controles ou aplicativos no celular, é possível aliar isso com placas de LED. A dimerização permite criar cenas incríveis.

É possível, por exemplo, dar aconchego com menos luz ou aumentar a concentração com mais luminosidade, utilizando para isto as mesmas peças de iluminação. Geralmente as placas que permitem isso são americanas e italianas mas também existem chinesas e nacionais.

 

ebook iluminação residencial

Como última informação, é possível escolher uma luminária com poucos ou muito lúmens, sendo algo totalmente adaptável ao seu ambiente ou projeto específico. Tem coisa melhor que isso?

Como ter uma placa ou painel de LED em casa?


Se você gostou do que viu aqui e quer ter um painel de LED ou uma placa de LED em sua casa, visite nossa loja virtual! Lá temos o que você precisa de iluminação, não importa o ambiente que você queira iluminar.

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Canal Luz Decor e Acao em Placas de Led

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.