Entrevistas

Bate-papo com Alê do Cartilha de Iluminação – Expolux 2018

Publicado em 20/07/18 por Empório Luz.

Continuando com nossos conteúdos sobre a Expolux 2018, vamos mostrar uma entrevista que fizemos por lá com o Alê, do canal Cartilha de Iluminação Cênica. Nessa entrevista, falamos sobre o que ele viu no evento e de que forma o LED se aplica à área dele, que são as Artes Cênicas.

Pronto para mais um aprendizado sobre LEDs, iluminação e eventos? Vamos lá e boa leitura!

 

O que você tem achado dessa edição da Expolux?



Alê: Primeiramente eu queria agradecer muito pelo espaço no seu canal! Sobre o evento, eu vim para realmente procurar informações técnicas e também ligadas ao design. Temos visto formas, cores e conceitos por aqui, coisas que até alguns anos atrás a gente não via.

Além das luminárias, vemos o LED possibilitando muitas coisas. Tudo isso não deixa de ser cenografia. Se pegarmos grandes referências da área, veremos que existem vários nomes trabalhando somente com iluminação na ambientação.

Isso que é bem legal, até citando alguns exemplos que vimos aqui, sendo algo que liga cenografia com a iluminação. Parece que está havendo uma invasão desse mundo na arquitetura, o que é algo que me fascina demais!

Eu venho da iluminação cênica, como a de teatros e shows, e vejo que cada vez mais está havendo um caminho voltado para a iluminação artística. Logo, é algo que vi evoluindo nessa feira. Foi mais ou menos isso que vi por aqui.

 

Sendo oldschool, você sente uma diferença no tamanho de peças ao longo do tempo?


Alê: Bom, tem muita informação que posso utilizar em cima disso. O LED veio para ajudar cada vez mais a cenografia, além da iluminação em geral. Antigamente a gente montava um efeito chamado “contra-luz”, que é aquela luz muito usada em shows e teatro, e era necessário montar 3 cores.

Hoje é possível fazer isso apenas com LED, trabalhando de uma forma minimalista. O resultado é tão bom quanto e algumas vezes é até melhor. Existe um nuance de tons que te dá uma valorização muito melhor do espaço, além de praticidade. Creio que essa seja a maior diferença.

O mais complicado tem sido adaptarmos o nosso olhar. Sendo da velha escola, a gente é acostumado a ver a iluminação com tungstênio. Quando começamos a ver o LED, ele é completamente diferente. Se formos remontar à história, isso foi a mesma coisa que aconteceu com Tomas Edison.

ebook iluminação residencial

Quando ele deu o start na iluminação comercial, deixaram de ser amplamente utilizadas velas, lâmpadas com querosene e outros artefatos do tipo. E nem bem aceito ele foi. Como sabemos, demorou para o povo aceitar a criação dele. Hoje estamos vivendo também um tipo de transição.

Já que estamos mudando, temos que aproveitar o momento da melhor forma possível. Hoje, além do LED, temos também o OLED, que vai miniaturizar ainda mais toda a questão da iluminação, inclusive na cenografia.

No mundo do entretenimento, trabalhamos com produtos de até 1.000 W, ou seja, é muita potência. Quando trabalhamos com LED, conseguimos chegar num consumo de 100 a 150 W com o LED, para o mesmo uso. Esse alavancar do LED veio de uns 8 anos pra cá, e decididamente, veio para ajudar!

 

Hoje consideramos que o LED está na sua 3ª geração. Isso também ocorreu para a sua utilização na cenografia?


Alê: Eu lembro que na primeira vez que o utilizei no teatro já havia o modo RGB. Mas assim, no teatro é necessário ter potência, senão a iluminação não funciona. Você trabalha com pé direito de 5, 6 metros, por isso a necessidade da potência.

Os primeiros modelos de LED, conhecidos como chuveirinhos, não funcionavam pra gente, porque falta o fluxo luminoso necessário. Antigamente tínhamos LEDs separados para a iluminação RGB. Hoje, em um dispositivo só temos todas as cores necessárias. Com isso conseguimos trabalhar até no tom do branco, trabalhando com o âmbar.

Mas sim, a gente realmente sentiu a diferença entre as gerações. Também acredito que essa mudança chegou mais rápido pra cenografia do que para a arquitetura e residencial.

Gostou do que viu? Se você quiser saber mais sobre a iluminação cênica, entre no canal do Cartilha de Iluminação Cênica! Se você tiver mais dúvidas gerais sobre iluminação, fale conosco, seja por comentários ou por nossas redes sociais. Obrigado!

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.