Entrevistas

Ondas de Luz por Bruno Mantovani e Antonio Spinosa

Publicado em 05/07/19 por Empório Luz.

O texto de hoje é um projeto mais do que especial! O designer Bruno Mantovani, que é também apresentador do nosso canal, se uniu com ao artista plástico Antônio Spinosa, amigo de longa data, para lançarem uma nova coleção. Vamos ver um pouco mais sobre isso na entrevista que fizemos com Antônio!

Essa parceria tem como objetivo criar esculturas com a função de iluminar o ambiente. A primeira ocasião em que Antônio fez algo assim foi para a Casa Cor, através de um escritório de arquitetura. Ele fez a escultura e a Empório Luz entrou com a parte de iluminação.


Figura 1 – Antônio executando suas criações

Foi ali pela primeira vez em que Antônio trabalhou com luz em suas criações. A partir dali ele começou a trabalhar em suas novas obras pensando na projeção da luz e não como uma luminária.

Um ponto interessante que ele faz é utilizar a sobra das suas próprias esculturas como matéria-prima para esse projeto de iluminação, porque a ideia é sempre reaproveitar os materiais, numa pegada de sustentabilidade.

Antônio conta que o que ele faz hoje é muito diferente do que fazia em Fortaleza, onde ele começou. Com o tempo seu aprendizado foi aumentando, conhecendo mais técnicas, conhecimento e informação.

 


Figura 2 e 3 – Resultado final da obra de Antonio com a Empório Luz

Outra coisa que mudou muito no seu estilo de produção foi visitar a Europa e consumir a cultura lá. Como foi lá que a arte cresceu, historicamente falando, acaba se tornando uma das mais ricas fontes para aprendizado e inspiração. Parte desse conhecimento ele obteve na Grécia, por exemplo, considerado o berço do conhecimento humano moderno.

Sobre as Ondas

Tudo isso foi mudando aos poucos a visão criativa de Antônio. Nesse atual projeto, quando ele desenha aquelas ondas na folha de metal, ele está traduzindo seus pensamentos para aquele material. Isso com a intenção de formar algo que será aquele pensamento.

Porque ondas e não outra forma? Antônio explica que a energia se propaga em ondas e partículas. Como a energia está em tudo que existe, ele considera que é ela que transforma todos os seus trabalhos.

Tudo começa por uma onda. E a energia que está no seu pensamento se torna uma escultura. Ao final, ele agradece à Empório Luz por trabalhar com ele e pede para que os interessados em projetos semelhantes entrem em seu site. Vale lembrar que a peça está exposta na Empório Luz para todos que quiserem ver como ela foi feita. Corre lá!

A luz se propaga em ondas e partículas. Segundo a teoria da física quântica a luz é as duas coisas… depende de como observamos. Isso significa que podemos influenciar a experiência apenas trocando o foco de observação: Assim também é como funciona com o pensamento. Antônio Spinosa

Se você gostou desse projeto e queira tirar dúvidas, fale com a gente através dos links abaixo! Estamos aqui para poder ajudar você a tirar suas melhores ideias do papel. Aproveite!

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.