Faça Você Mesmo

Aprenda a fazer luminária usando Latas! DIY – Parte 1

Publicado em 30/11/18 por Empório Luz.

Sempre gostamos de compartilhar com você como fazer elementos de iluminação em casa, usando coisas que sobram. E hoje você verá mais um material dessa série. Sabe aquelas latas de Nescau que acabam sobrando e jogamos fora quando o produto chega ao fim? Imagine se você pudesse aproveitá-las fazendo um produto de iluminação?

É isso que te ensinaremos hoje! Vamos mostrar como usar uma lata de Nescau usada para fazer uma luminária diferenciada. E fique ligado que logo faremos uma segunda versão desse tutorial, com uma segunda aplicação para a lata. Vamos lá?

Materiais


A primeira coisa que pensamos em utilizar foi um cinto antigo, que não era mais usado.
Pegamos também uma tinta bronze, que no seu caso pode ser qualquer uma de acordo com seu gosto. Como sempre fazemos, vamos ver na lista abaixo algumas das coisas que serão necessárias:

  • Cinto.
  • Tinta spray.
  • Fita isolante.
  • Alicate.
  • Chave de fenda.
  • Estilete.
  • Lata velha.

Começando


Para iniciar, fizemos na lata um buraco do tamanho de um nipple, bem ao seu centro.Utilizamos nele um soquete com esse tamanho, além de fazer uma rosca do outro lado, para prender os elementos a serem utilizados. Para o cinto, fizemos um furo para que ele fosse fixado na lata. A ideia é que o fio passe por dentro dele. Para que seja mais fácil de visualizar isso, indicamos que você veja este vídeo.

Com o buraco feito no cinto, você passa o fio colorido, nos dois buracos. Utilizando um fio de mesma cor que o cinto, o resultado é algo mais discreto. Para essa combinação, você pode escolher as cores que quiser, basta que elas sejam iguais ou próximas o bastante para fazer um efeito de camuflagem. Também é possível usar um cabo transparente, caso seja do seu interesse.

 

Figuras 1 e 2 – Comparação com o uso de cabo transparente e colorido no cinto.

Após esse passo, passamos o fio pela porca e pelo nipple, o que ficará atrás do soquete.

 

Figuras 3 e 4 – Porca e nipple sendo utilizados.

O próximo passo é passar esse fio com o nipple pelo buraco feito na lata.

 

Figuras 5 e 6 – Encaixe na lata.

Com esse passo efetuado, utilizamos o soquete para terminar essa parte. Esse soquete escolhido é bem legal porque ele já tem um sistema de rosca que permite utilizá-lo com a porca.

Figura 7 – Utilização do soquete.

Parte elétrica


A expectativa é que você esteja no mesmo ponto que a imagem abaixo. Agora o que faltará para essa peça é a estilização da parte de cima e o fechamento com a porquinha.


Figura 8 – Como é esperado estar até esse ponto.

Na parte elétrica, vamos utilizar o alicate para preparar as pontas positiva e negativa. O legal desse soquete que estamos utilizando é que ele não pede que seja utilizado uma chave de fenda para separar o fio. É necessário apenas que você coloque o fio e ele se encaixa automaticamente.


Figura 9 – Soquete utilizado.

O próximo passo é encaixa as duas partes do soquete.


Figura 10 – Encaixe do soquete.

Depois é só puxar o cabo pelo outro lado e testar com uma lâmpada pra ver como fica. Aí você pode passar o cinto e prendê-lo com a porca.

 

Figuras 11 e 12 – Prendendo o cinto.

Para que o cinto fique firme, você deve passar primeiro a porca pelo fio antes de passá-lo pelos outros buracos do cinto. No final você vai passar pelo corpo para rosquear, e no buraco na canopla, conforme a imagem abaixo. Aí é só rosquear a porca para firmar a peça e passar pelo nipple por último.

 

Figuras 13 e 14 – Passando os fios.

Agora só falta a ligação elétrica. Tome muito cuidado nessa hora. Faça o procedimento com os equipamentos certos ou conte com um especialista. Com eletricidade não se brinca! Olha como ela fica no final do processo:

 

Figuras 15 e 16 – Final do processo.

Gostou do que viu? Daqui a alguns dias iremos postar mais uma dica como essa, e temos certeza de que você irá gostar. Caso queira ficar por dentro de tudo que postamos no blog, curta nossas redes sociais listadas abaixo! Aí é certeza de ser todos os nossos conteúdos certinho. Boa leitura!

Clique para ver o vídeo:

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.