Faça Você Mesmo

Aprenda a fazer luminária usando Latas! DIY – Parte 2

Publicado em 07/12/18 por Empório Luz.

 Se você gosta de criar luminárias em casa, esse post é para você! Assim como iniciamos há alguns dias atrás, essa é a segunda parte da série de posts sobre luminárias “faça você mesmo” com latas de achocolatado. Quase sempre temos esse tipo de produto em casa, e acabamos por jogar no lixo. Porquê não dar um uso inteligente para ele?

É isso que você irá aprender aqui. Vamos te explicar os materiais necessários e quais as ideias que podem ser aplicadas nessa luminária descolada e diferente. Pronto para mais um aprendizado? Então vamos lá colocar a mão na massa!

O que você vai precisar 


 Assim como no texto anterior, vamos precisar de alguns produtos específicos para completar essa tarefa.

Confira abaixo um pouco do que será necessário para fazer essa luminária.

Recomendamos que você veja esse vídeo para descobrir todos os materiais necessários:

Tinta dourada.
Fita isolante.
Alicate.
Chave de fenda.
Estilete.
Lata velha.

Passo a passo


 Nesse caso iremos utilizar uma lata de achocolato diferente, um pouco mais lisa. Essa lata terá será pintada de dourado, buscando dar um tom mais charmoso. O primeiro passo vai ser passar o fio pelos buraquinhos, mas antes passamos uma porca e um nipple para deixar o fio do jeito certo. Depois é só dar uma travadinha e pronto, podemos começar. Aí é só passar o fio pelo buraco da lata.

Buraco

 

Nip

Figuras 1 e 2 – Primeiros passos.

O próximo passo é passar o fio pelo soquete, ligando a parte elétrica dentro dele. Como mostramos no outro texto, basta dar uma apertada com o alicate que o conexão é feita. Depois você deve plugar o soquete e rosquear o nipple e a porca. A primeira etapa deve ficar dessa forma:

 

Figura 3 – Primeira etapa concluída.

Para que ela seja diferente da primeira luminária que fizemos nessa série, vamos procurar uma forma de fazê-la mais horizontal, para que o feixe seja direcionável. Para isso, dois furos foram feitos no seu corpo, conforme você pode ver na imagem abaixo. Eles podem ser feitos com chave de ponta ou uma broca bem fina.

 

Figura 4 – Furos para deixar a luminária mais horizontal.

Para prender, escolhemos cabos de aço. Eles podem ser encontrados em lojas de iluminação ou até mesmo de pesca! Existem vários tipos que podem ser utilizados para pendentes. Como esta é uma peça leve, pegamos uma opção mais fina.

Para evitar que o cabo não fique firme nesses furos, existe uma ponta um pouco maior em cada um deles. Para utilizá-los no nosso caso, você deve passar o fio na parte de baixo, de dentro para fora, conforme a imagem abaixo. Passando o segundo fio no buraco de cima, será possível chegar ao resultado que queremos, de poder regular a altura.

 

Figuras 5  – Passando o fio

Para deixar tudo mais bonito, compramos um acessório regulador para colocar na canopla. Ele será o responsável por nos entregar controle sobre a inclinação da luminária. Ele fica preso na canopla com uma porca pela parte de dentro dela. Você precisará passar os fios através desse acessório, o que permitirá você ter esse nível de controle:

Figuras 6 – Exemplo de controle da luminária.

Agora só falta passar o cabo elétrico. Ele será passado pelo furo central da canopla. Quando você tiver terminado, a luminária estará pronta! Uma outra dica que damos é: você pode pintar a tampa das latas. Com elas pintadas, é possível recortar e jogar a luz para pontos específicos. 

Olha uma das ideias que tivemos nesse ponto:

 

 

 

Figuras 7 a 9 – Tampa que pode ser utilizada para dinamizar a ideia.

Com isso, você consegue ter um facho de luz mais dinâmico, podendo ter ele focalizado ou maior, dependendo do seu interesse. Isso faz com que a peça seja ótima para usar em espaços arrojados, como bancadas e cozinhas industriais, por exemplo. Nesses casos você pode colocar mais de uma, para dar um efeito ainda melhor.

E aí, gostou de aprender a fazer mais uma luminária? Se esse material é do seu interesse, comente no post ou nas redes sociais. Isso nos ajuda a criar cada vez mais conteúdos de acordo com o seu interesse! Nos ajude a saber do que você gosta em iluminação.

Clique na imagem para ver o vídeo:


YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.