Faça Você Mesmo

Como fazer uma luminária em forma de nuvem

Publicado em 16/03/18 por Empório Luz.

Hoje o texto é DIY (ou faça você mesmo, em inglês)! Quer aprender como fazer uma luminária em forma de nuvem? Pois vamos ensinar para você passo-a-passo, com imagens e tudo.

Nesse post você vai aprender como fazer uma luminária em casa, contando com todos os materiais necessários, além de ver em imagens como o desenvolvimento deve ficar. Vamos ensinar também como personalizar a luminária do seu jeito. Vamos lá!

 

Materiais necessários


Para fazer o projeto de luminária a seguir, você vai precisar dos seguintes elementos:

Cartões de Papelão

Estilete

Tesoura

Cola líquida

Caneta, lápis e canetinha

Fita de LED

Trena ou régua

Fonte energética

 

A fonte energética escolhida pode ser daquelas iguais as de celular, pois ela pode dar um efeito de abajur para a peça.

Passo a passo


A primeira coisa que deve ser feita é um rascunho do desenho, para ver se ele está da forma que você gostaria. Quando ele estiver OK poderemos dar continuidade ao processo!

Figura 1 – Rascunho de uma nuvem

 

Com o rascunho criado, você deverá cortar alguns papelões para que tenham a forma de nuvem. Para isso, utilize cartões de 34×50 cm. Cuidado para não cortar demais e ter um resultado ruim. Corte alguns deles e os mantenha juntos com cola líquida. Você pode colocar algum peso para acelerar o processo de colagem.

 

Figuras 2 e 3 – Papelão recortado e colado

 

Depois que tiver cortado e colado os cartões de papelão, use um cartão um pouco maior. Corte uma nuvem de 27×40 cm. Esse cartão será usado como fundo da luminária.

Com isso, deve-se fazer um contorno com uns 3 dedos de diferença, conforme a imagem abaixo.

 

Figuras 4 e 5 – Contorno maior para o cartão que ficará no fundo


Use o estilete da forma certa para que o resultado seja o esperado. Após utilizá-lo, force para baixo a parte que foi cortada e ela se soltará facilmente.

 

Figura 6 e 7 – Uso do estilete deve ser feito corretamente

 

ebook iluminação residencial

No nosso caso, utilizamos 6 camadas de papelão porque quanto mais camadas, maior é o peso suportado pelo papelão. Tanto que hoje já existem cadeiras e móveis feitas com ele, mostrando sua capacidade de carga quando empilhado.

Isso ajuda na hora de personalizar a nuvem, colocando fitas dupla-face ou até mesmo um parafuso, dando maior flexibilidade ao produto.

 

Personalizando a nuvem


Como estamos falando de uma nuvem, existem algumas estratégias que podem ser feitas na hora de personaliza-la. No nosso caso, fizemos com a cor branca, que é uma das mais clássicas utilizadas em papéis de parede e afins. A vantagem é que é uma cor neutra, podendo ser utilizada tanto para ambientes masculinos como femininos (no caso de quartos).

Utilizamos também um pouco de azul, para dar uma borrifada que gerasse um efeito diferente. Como o papelão absorve muita tinta, é interessante dar uma segunda mão para que a cor fique melhor apresentável.

Além disso, espere o tempo que for necessário para que a tinta seque.
Assim o resultado será ainda melhor!

 

 

Figuras 8 e 9 – Hora de pintar a nuvem!

 

Instalando o componente de luz


Com a fita de LED, iremos iluminar a peça criada até agora! Para isso a fita deve ser colocada no entorno da peça, conforme podemos ver na imagem abaixo:

Figura 10 – Fita de LED para iluminar a nuvem

 

Nesse caso, utilizamos 2 metros de fitas, criando duas camadas de iluminação. Com isso o efeito de luz ficará ainda melhor. Se quiser fazer uma iluminação mais simples, 1 metro já deve ser o suficiente.

 

Resultado final


Após a parte elétrica ser instalada (pode ser com fita dupla-face ou bucha com parafuso), a luminária está finalizada! O efeito dela em utilização fica mais ou menos assim:


No caso da nossa luminária, a pintura não ficou 100% porque não pudemos esperar a tinta secar. Mas quando você fizer, dê um tempo melhor para isso, fica a dica!

Gostou do que viu? Se você quer aprender como fazer outros produtos de iluminação em sua casa, clique aqui para ver outros projetos semelhantes! Caso tenha dúvidas, favor enviar em nossos canais oficiais ou nos comentários abaixo.

 

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.