Faça Você Mesmo

DIY – Faça Você Mesmo Lustre Pendente com menos de 50 Reais!

Publicado em 08/03/19 por Empório Luz.

O pendente que você verá hoje faz bastante sucesso. Ele remete às formas de um buquê, também sendo chamado de cacho. Existem versões para todo canto do mundo, como Estados Unidos, Europa e até mesmo Brasil. Abaixo você pode ver um exemplo de como esse lustre é.

Figura 1 – Exemplo de pendente.

No nosso projeto, tomamos como base uma peça alemã. Mas para ajudar você, vamos mostrar como criar uma peça assim por apenas 50 reais! O resultado final ficará como a imagem abaixo mostra. Logo, com esse valor você conseguirá não só ter um elemento de iluminação em sua casa mas também algo sustentável. Para isso, vamos reutilizar produtos de casa.

Lista de materiais


Vamos precisar de:

  • Baldes de pipoca;
  • Soquetes;
  • Fios PP, próprio para pendente;
  • lâmpadas;
  • alicate;
  • furadeira;
  • fita isolante;
  • Canopla para acabamento.

Començando…


O primeiro passo é fazer um pequeno furo em cada um dos baldes. Com o pequeno furo, você deve expandi-lo usando uma broca maior. Esses passos são importantes para que o furo saia do jeito correto.

 

Figuras 2 e 3 – Furos iniciais que devem ser feitos no balde de pipoca.

O segundo passo é separar os soquetes e os fios. Para preparar os fios você vai utilizar o alicate. Com isso você deixa os fios positivo e negativo separados e desencapados para logo serem utilizados.

 

Figuras 4 e 5 – Descascando as pontas do fio.

Com as pontas descascadas, vamos passá-las pelo soquete. Vale lembrar que existem outros tipos de soquete diferentes do que utilizamos aqui. Caso você tenha um tipo diferente, pode ser que seja necessário ter que utilizar a chave de fenda para conseguir passar os fios nele.

O processo de passar o fio no soquete é bem simples, fazendo logo depois a conexão elétrica neles. Depois disso, vamos pegar o balde e passar o fio nele.

 

Figuras 6 e 7 – Passando o fio pelo balde.

Tomando como inspiração o lustre buquê, geralmente utilizamos número ímpar. Nesse nosso caso serão utilizadas 5 peças. O legal de fazer assim é que acaba passando um tom de  desconstrução, algo proposital. Depois de passar o fio nos 5 baldes escolhidos, basta colocar as lâmpadas.

 

Figura 8 – Hora de rosquear a lâmpada.

Sabe o monte de fios que ficaram do outro lado? Então, você pode estar perdido, mas fique tranquilo. Em iluminação tratamos esses fios como sendo positivos ou negativos. No caso que fizemos as cores são azul e branca. Podem ser usados fios de muitas cores, mas sempre procure  respeitar as cores deles na hora de juntar.

O que você precisará fazer será juntar cada fio com os outros de sua cor. Quando todos estiverem separados, aperte-os com o alicate. para que a união seja firme.

Para aumentar a segurança, colocamos fita isolante nos fios que foram juntos, porque ajuda a unir ainda melhor. Depois, no teto, vamos usar também para ligar com os fios que estão no teto. Vale a pena sempre lembrar: conte com um eletricista pra esse tipo de instalação. 

Para o acabamento, utilize a canopla. Ela pode ser encontrada em lojas de material de construção ou de iluminação. No caso escolhemos o branco porque geralmente o teto é branco, mas você fica livre para escolher a cor do seu interesse.

 

Figura 11 – Resultado final.

Pronto, chegamos ao resultado final! O que achou? Se quiser mais dicas de como fazer produtos assim, leia nosso post sobre luminárias DIY com latas. Com certeza você vai gostar. Caso tenha dúvidas, envie pra gente nos comentários abaixo ou redes sociais. Sinta-se à vontade!

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.