Dicas

Dicas de Iluminação de Varanda Gourmet

Publicado em 26/11/21 por Empório Luz.

Iluminação de Varanda Gourmet

Iluminação de Varanda Gourmet – Projetada por Cotta Arquitetura

Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre a iluminação de varandas gourmet.

O ser humano gosta de socializar, relaxar e se alimentar. Então, nada melhor que um local específico para unir esses três prazeres, e esse local é a varanda gourmet.

De acordo com a reportagem publicada em Julho de 2020 pela Coluna Esplanada, houve um aumento de 163% na demanda por imóveis que tenham varanda gourmet, em um período de um ano.

A varanda gourmet se tornou uma extensão da casa, e cumpre nos apartamentos a mesma função do quintal. Podemos defini-la como uma área de lazer e confraternização. 

Com a pandemia, muitos viram nesse espaço um local de refúgio, porque mesmo integrada às residências, as varandas proporcionam a sensação de bem-estar e o contato visual com o mundo externo.

Já o termo gourmet refere-se à gastronomia, sendo assim, traz para a varanda um ambiente próprio para o preparo de alimentos, como petiscos e churrasco, por exemplo. 

O fato de a varanda gourmet ser uma área de lazer gera um clima mais descontraído, sem a mesma formalidade que uma sala de jantar.

Neste artigo, primeiro vamos ver o que precisa ser considerado na iluminação da varanda gourmet e depois comentaremos imagens de varandas gourmet para te inspirar em seu projeto. Vamos lá?

 

Detalhes que fazem a diferença na iluminação de varanda gourmet

O planejamento é a base de uma boa iluminação. Então, seja para começar uma varanda gourmet do zero ou para reformar uma já existente, é necessário considerar algumas situações, para que o resultado corresponda ao estilo de vida dos moradores e as necessidades do ambiente.

1º Regras e normas do condomínio

Citamos esse como o primeiro ponto porque partindo daqui você saberá o que pode ou não ser feito em seu espaço. Muitos condomínios estipulam padrões a serem seguidos, com modelos específicos de luminárias e temperaturas de cores para a varanda. 

Se esse for o seu caso, talvez algumas opções terão que ser descartadas, afinal, não adianta ter um espaço personalizado e, de quebra, um transtorno enorme por não seguir regras de condomínio, não é mesmo?

2º A dimensão do ambiente

Considerar o espaço é fundamental, porque assim você escolhe peças proporcionais ao tamanho do ambiente. Desta forma, um espaço mais amplo possibilita o uso de peças maiores e mais imponentes, enquanto que um espaço menor irá harmonizar melhor com peças minimalistas e mais discretas.

3º A integração com outros espaços

Espaços integrados sempre fazem sucesso porque possibilitam que as pessoas possam interagir mesmo em diferentes atividades.

Por exemplo, as cozinhas americanas permitem que a pessoa que está cozinhando converse com quem está na sala, por exemplo, enquanto prepara o alimento.

Atualmente vemos em muitos projetos a transferência da mesa da sala de jantar para a varanda, e também,  a junção da sala de estar ou living com a varanda.

Iluminação de varanda gourmet

Varanda Gourmet-Fonte: Essência o Blog do Design

Na imagem acima vemos um exemplo desta integração. Observe a junção da cozinha com a sala de jantar, sala de estar e varanda.

Veja que há elementos clássicos, contemporâneos e rústicos, mas os estilos estão bem harmonizados entre si, deixando o ambiente bastante agradável.

Um outro ponto na integração de ambientes é que quanto mais similares forem as cores e acabamentos nos espaços, maior será a sensação de amplitude.

Isso ocorre porque as quebras visuais que dividem espaços são diminuídas, e assim conseguimos enxergar o ambiente de forma geral, sem rupturas que deixam o espaço visualmente menor.

4º A finalidade do ambiente

Conforme já dissemos, varanda gourmet remete à descontração, lazer, confraternização e relaxamento. 

Quando consideramos a finalidade do ambiente, ou seja, o que será feito nele, fica mais fácil escolher os elementos da decoração e da iluminação. Então, tratando-se de varanda gourmet para trazer essa sensação de aconchego, os tons mais indicados são os tons quentes.

Mas e a parte funcional, onde haverá o preparo e manuseio de ambientes? Esse ponto pode ser iluminado com uma boa luz difusa e neutra e desta forma não compromete o aspecto relaxante do espaço.

Depois das considerações acima, traremos algumas inspirações de varanda gourmet com estilos de iluminação diferentes.

5º O uso de diferentes conceitos luminotécnicos

Em um dos nossos últimos artigos falamos sobre iluminação direta, indireta e difusa. Saber combinar esses conceitos é muito útil para iluminar varandas gourmets.

A iluminação da varanda deve ser confortável e para isso, o indicado são luzes difusas e indiretas. Mas, sabemos que também existem muitos elementos decorativos, texturas de revestimentos, jardins verticais que estão presentes na varanda, e para evidenciá-los, o uso da luz pontual é o mais correto.

Então, visando unir o conforto visual com o destaque aos elementos, é necessário projetar a luz e mesclando conceitos e criando cenários.

 

Inspirações para iluminação de varanda gourmet

Agora veremos varandas com diferentes estilos de iluminação e decoração para te inspirar em seu projeto, vamos lá?

  • Iluminação tradicional, com embutidos

No modelo abaixo é possível observar uma iluminação mais simples, apenas com os embutidos. Os spots oferecem um bom pacote de luz para a área da churrasqueira e é uma boa opção para projetos em condomínios que não permitem muitas modificações ou o uso de luminárias pendentes, por exemplo.

Iluminação de Varanda Gourmet

Varanda Gourmet – Fonte: Grupo VRV

Spots e embutidos também foram as escolhas do ambiente abaixo. Os spots fizeram a iluminação pontual que destacam o revestimento e as plantas. Perceba que na parte superior central do ambiente há um embutido quádruplo que ilumina de forma geral a varanda.

Iluminação de Varanda Gourmet

Varanda Gourmet – Fonte: Dzainer

  • Iluminação geral com trilhos

No próximo ambiente veremos que há uma integração da varanda com o living. Então, os detalhes como o nivelamento do piso, semelhança na paleta de cores e a ausência de portas separando os dois espaços contribuem para a sensação de amplitude.

Para a iluminação, a solução foi o uso de trilhos com spots direcionáveis e lâmpadas no modelo PAR. 

O uso de trilho com spots é uma boa solução, traz um toque de modernidade ao espaço, mas tenha atenção ao direcionar as luzes de modo que não cause ofuscamento para as pessoas presentes no local.

Um outro detalhe é a escolha da cor branca para o trilho e spots, que por ser da mesma cor que o teto, deixou o ambiente mais clean.

Varanda Gourmet - Trilhos

Varanda Gourmet – Fonte: Revista Use

  • Combinação de Spots e pendentes

Uma das opções mais comuns para varandas é a combinação de pendentes e spots.

Perceba que no ambiente abaixo foram utilizados spots para evidenciar o acabamento do revestimento da parede e as plantas presentes no espaço. Também foi usado um pendente trazendo iluminação direta sobre a mesa.

Iluminação de varanda gourmet

Varanda Gourmet – Fonte: Guindani

Neste outro ambiente o pendente também é posicionado sobre a mesa e os embutidos nas laterais fazem a iluminação geral do ambiente, de forma difusa.

Iluminação de Varanda Gourmet

Varanda Gourmet – Fonte: Leroy Merlin

Atenção com ambientes de acabamentos escuros!

Ainda no contexto de iluminação de varandas com spots e pendentes, a imagem abaixo nos traz um fator muito importante, que é a refletância. As cores escuras tendem a absorver a luz e refletir menos. 

Perceba que a fita de LED utilizada na pia tem a sua luminosidade absorvida pelo revestimento escuro. Então, para este caso, é indicado o uso de fitas com potências maiores, ou até mesmo o uso de perfis de LED com direcionamento. 

Quanto mais escuro for o ambiente e seus elementos, como móveis, pisos, revestimentos e decoração, mais potente deverá ser a iluminação, pois desta forma será suficiente.

Iluminação de varanda gourmet

Varanda Gourmet – Fonte: Entenda Antes

Abaixo temos um ambiente com aspecto mais minimalista, aqui os embutidos iluminam de forma geral e difusa, e os pendentes trazem luz direta sobre a mesa.

Perceba como há uma proporção entre o tamanho da mesa retangular e os dois pendentes escolhidos:

Iluminação de varanda gourmet

Varanda Gourmet – Fonte: Jornal Cruzeiro

No ambiente abaixo, quando a porta está aberta há a integração da sala com a varanda, e aqui, tudo se conversa. A decoração dos dois ambientes, os tons escolhidos para o acabamento e revestimentos.

Para a iluminação da varanda, a opção foi o uso dos spots embutidos, além disso, há dois pendentes discretos sobre a bancada, ao fundo da imagem.

Embora houvesse espaço para um pendente sobre a mesa, a escolha de manter apenas as peças sobre a bancada deixou o ambiente mais limpo e amplo.

Iluminação de varanda gourmet

Varanda Gourmet

  • Iluminação apenas com pendentes

Apesar de não ser incorreto do ponto de vista técnico, iluminar as varandas apenas com pendentes tem algumas ressalvas, aqui citaremos duas:

1º Geralmente os pendentes delimitam a luz em um ponto específico, seja uma mesa ou uma bancada e desta forma as demais áreas do ambiente podem ficar com iluminação insuficiente.

Ainda neste contexto, iluminar apenas com pendentes inviabiliza o destaque de elementos decorativos e texturas que poderiam ser evidenciadas com uma iluminação pontual.

2º Existem regiões onde se costuma ventar muito, como áreas litorâneas, por exemplo. Nesses lugares, caso a varanda seja aberta, é necessário um cuidado maior na fixação e na escolha dos modelos.

Iluminação de varanda gourmet

Varanda Gourmet – Fonte: MRV Decora

Na imagem abaixo temos outra situação que deve ser bem pensada: o uso de dois pendentes no mesmo ambiente. Se o espaço for amplo, não há problemas, porém em espaços menores não é aconselhável por questões de harmonia estética.

Os lustres e os pendentes são peças decorativas, peças de destaque. Então, ao colocar duas peças diferentes próxima uma da outra, pode dividir a atenção de quem observa o espaço.

Iluminação de Varandas Gourmet

Iluminação de Varandas Gourmet

  • Combinação de perfil de LED com outras luminárias

Finalizando as opções para iluminação de varanda gourmet vamos falar um pouco sobre os perfis de LED.

Os perfis além de estarem em alta para a iluminação de diversos ambientes, também são peças muito versáteis.

Então é possível utilizá-los para iluminação geral e difusa, para evidenciar texturas e revestimentos com o efeito wall washer, e ainda, para iluminar a marcenaria.

Iluminação de varandas gourmet

Perfil de LED nas varandas-Fonte: Pinterest por Gabriel Muniz Interiores

Na imagem demonstrada acima o perfil auxilia na iluminação geral do espaço. Mas existem muitas possibilidades para o uso de perfil de LED na varanda, então vale a pena considerar no seu projeto.

Fale conosco e peça um orçamento de perfis de LED!

 

Esse artigo foi baseado na live que o Bruno Mantovani  fez na última quinta-feira, onde os detalhes para uma boa iluminação de varanda gourmet foram discutidos.

Perdeu a live por algum motivo? Então faz o seguinte, aproveita que ainda está no ar e assista pelo link aqui embaixo.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.