Blog

LEDforum 2022: Momento de Reconexão!

Publicado em 02/09/22 por Karen Cruz.

LEDforum 2022 – Bruno Mantovani e Caio Mantovani

Fala galerinha iluminada! Tudo bem? 

Nós da Empório Luz priorizamos buscar informações e conteúdos de qualidade sobre iluminação para proporcionar sempre as melhores opções para os nossos clientes e também para todos que acompanham nossos conteúdos.

O mês de Agosto de 2022 foi um mês de bastante aprendizado e de muito conhecimento agregado para nós. 

Falamos isso porque nossa equipe foi à Expolux e registramos aqui a nossa percepção para vocês.

E no final do mês de Agosto, Caio Mantovani e Bruno Mantovani representaram a Empório Luz no LED Fórum, e no artigo de hoje falaremos sobre o que eles viram por lá.

Quer conferir? Então leia esse artigo até o final porque tem muita coisa bacana.

 

O que é o LEDforum?

O LEDforum é um evento que promove atividades e palestras agregando  conhecimento sobre iluminação através de profissionais renomados do mercado que trazem um conteúdo de alto nível técnico sobre o tema.

Há palestrantes que atuam no Brasil e no exterior e compartilham com o público o conhecimento e a experiência adquiridos durante anos no mercado.

O evento que foi realizado nos últimos dois anos em formato digital (por conta da pandemia), este ano retornou ao formato presencial, abordando o tema RECONEXÃO.

O tema propôs a condução do público para um olhar voltado ao patrimônio coletivo e para o reconhecimento da ancestralidade, buscando a recuperação de relações e conexões perdidas.

Então, podemos dizer que esse tema propôs muito mais que uma análise técnica e distante da iluminação. Porque trouxe sensibilidade para que as pessoas entendessem a importância de enxergar os fatos que antecederam os momentos atuais e que hoje nos permitem  nos relacionar com a luz em diferentes formas.

 

Principais fornecedores presentes

Assim como a Expolux 2022, o LEDforum também contou com a presença de fornecedores e parceiros da Empório Luz.

Tivemos a oportunidade de fazer contatos e conferir de perto as principais novidades que eles trouxeram ao mercado este ano. 

Veja alguns de nossos fornecedores presentes no LEDforum:

  • Brilia;
  • Delis;
  • FASA Iluminação;
  • Interlight;
  • Intral;
  • Ledvance;
  • MisterLED;
  • New Line Iluminação;
  • Power Lume;
  • Punto Luce;
  • Save Energy;
  • Stella Iluminação.

Esses fornecedores montaram Stands com os principais produtos trabalhados por eles no momento.

Trouxeram soluções que alinham tecnologia, e beleza em design sem abrir mão do conforto visual na experiência do cliente como o principal beneficiário dos produtos oferecidos.

Confira algumas fotos tiradas em alguns stands:

Ledforum

1. Stand Interlight

 

LEDforum

2. Stand Intral

 

LEDforum

3. Stand Stella Iluminação

 

LEDforum

4. Stand New Line Iluminação

 

Direção de Conteúdo

O LEDforum contou com a direção de conteúdo formada por Diana Joels, Paula Carnelós e Thiago Gaya. 

Esses profissionais estão há anos no mercado no ramo de arquitetura, design, elaboração de projetos e na produção de conteúdo que promovem o Lighting Design no Brasil.

Os três são profissionais essenciais para o fortalecimento do mercado luminotécnico no Brasil, agregando conhecimento. 

Foram responsáveis pelas sessões interativas, chamadas Light Drops que ocorreram no decorrer do evento.

 

Principais palestrantes

Conforme dissemos no início do artigo, o LEDforum se preocupa em informar com qualidade e excelência o público.

Sendo assim, os profissionais de decoração, arquitetura, design, light designer, lojistas e fornecedores presentes no evento têm a oportunidade de obter o melhor do conhecimento sobre os fatores que envolvem a iluminação.

Vamos citar alguns dos que estiveram presentes e quais temas foram abordados por eles em suas palestras, veja:

 

JAN BLIESKE 

Jan Blieske é fundador do escritório Dinnebier + Blieske em parceiria com Jan Dinnabier.

É arquiteto, light designer e designer de produtos.

Jan Blieske também é professor no programa de mestrado internacional na faculdade de design da Hochschle Wismar – Universidade de Ciências Aplicadas, Tecnologia, Negócios e Design.

Sua pesquisa é voltada para os tópicos “Integração total da iluminação na arquitetura” e “Iluminação do patrimônio construído”.

No LEDforúm Jan Blieske palestrou sobre Luz e Patrimônio.

 

 

WIM AAn DE STEGGE

Mestre em Design de Produto Integrado pela Universidade de Tecnologia de Delf, na Holanda. 

Encontrou no design de iluminação o equilíbrio entre o design de produto e a arquitetura.

Wim iniciou sua tese de mestrado na Philips Lighting, onde desenvolveu sua tese de mestrado em Biophilic Lighting Desing.

Atualmente Wim conduz seu próprio estúdio na Holanda, o Lampje AAn, e espera poder explorar e desenvolver em escala ainda maior a sua visão sobre o design de iluminação biofílica.

Win palestrou no LEDforum sobre Luz, Design e Biofilia.

 

 

KYNTHIA CHAMILOTHORI

Kynthia é doutora em Arquitetura pelo Laboratório de Performance Integrativa e Design  da Escola Politécnica Federal de Lausanne em 2019 e com diploma Master obtido em Engenharia da Arquitetura pela Universidade Técnica de Creta em 2014. 

Ela desenvolve trabalhos que conectam a arquitetura e a luz, incorporando novas tecnologias e conhecimentos em múltiplos campos, 

Sua pesquisa é voltada para a relação entre iluminação, arquitetura, percepção humana e bem estar, com foco nas características da luz no espaço e a influência que ela exerce nas respostas psicológicas dos ocupantes.

Kynthia palestrou no LEDforum de forma remota sobre Luz Natural.

 

 

CARLOS PAPÁ & CRISTINE TAKUÁ

Carlos Papá é um líder e cineasta indígena do povo Guarani Mbya. Trabalha há mais de 20 anos com audiovisual, com foco em documentários, filmes e oficinas culturais para jovens. Vive na aldeia do Rio Silveira. É líder espiritual em sua comunidade, além de representante da comissão Guarani Yvy Rupa e fundador e conselheiro do Instituto Maracá – ONG com propósito de proteger e disseminar o patrimônio histórico, ambiental e cultural dos povos indígenas. Foi curador do festival de arte indígena Rec Tyty e participa de inúmeros projetos e eventos culturais.

Cristine Takuá é pensadora, rezadora, parteira, educadora e artesã indígena do povo Maxakali. Filósofa pela Unesp – Marília. Vive na aldeia do Rio Silveira, onde é professora independente. Membro fundadora do FASISP – Fórum de articulação dos professores indígenas do Estado de São Paulo. Fundadora e diretora do Instituto Maracá – ONG com propósito de proteger e disseminar o patrimônio histórico, ambiental e cultural dos povos indígenas. Coordenadora do programa de apoio às escolas vivas, iniciativa do ciclo de estudos Selvagem.

Ambos participaram de forma conjunta com Marcelo Rosembaun e Fernanda Carvalho de uma mesa redonda sobre Luz e Ancestralidade.

 

MARCELO ROSENBAUM

Marcelo Rosenbaum recebeu do Centro Universitário Belas Artes o título de Professor Honoris Causa de arquitetura. Está há 20 anos à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design e é fundador do instituto A Gente Transforma. Marcelo desenvolveu tecnologia social própria, o Desing Essencial, como forma de conectar a arquitetura e o design à outras ferramentas de transformação social.

Recebeu inúmeros prêmios como designer de produtos e  também pelo escritório de arquitetura comandado por ele.

Em sua trajetória  luta pela democratização do acesso à arquitetura e design para a população brasileira.

No LEDforum Marcelo Rosenbaum formou a mesa redonda sobre Luz e Ancestralidade, em conjunto com Fernanda Carvalho, Carlos Papá e Cristiane Takuá.

 

 

FERNANDA CARVALHO

Fernanda é Arquiteta e Urbanista e mestre na área de Design e Arquitetura pela FAUUSP.

É membro da AsBAI, do ICOM e do comitê internacional do EILD (Encontro Iberoamericano de Light Design).

Fernanda agregou ao conhecimento adquirido na graduação em arquitetura a experiência na luz cênica.

A iluminação cênica é presente em sua carreira em diferentes formas, desde a vivência no teatro à iluminação de exposições, museus e galerias que hoje tem sido a sua principal área de atuação.

No LEDforum Fernanda Carvalho formou a mesa redonda sobre Luz e Ancestralidade, em conjunto com Marcelo Rosenbaum, Carlos Papá e Cristiane Takuá.

 

 

LORIS TRETOUT

Loris possui diploma Master em Arquitetura e começou a trabalhar como cenógrafo, construindo espaços para filmagens e fotografias, contexto no qual a iluminação ganhou destaque em sua carreira.

Em 2010 iniciou a sua trajetória no escritório de Light Designer 8’18” e aprendeu as técnicas fundamentais de iluminação para construis uma visão plástica da luz.

A principal definição da abordagem de seu escritório é: iluminação precisa e sensível.

No LEDforum Loris Tretout palestrou sobre Light Design Contemporâneo.

 

 

 

RALPH TUTTLE

Engenheiro-Chefe Sênior na Cree-LED, em Durham, Carolina do Norte.

Participou de diferentes processos no desenvolvimento do LED e foi co-autor do IESNA LM-80.

Ralph foi o Coordenador Técnico nos Grupos de Trabalho IESNA TM-21 e IESNA TM-35, que são normas que tratam da cromaticidade do LED.

Devido à vasta experiência em composição do LED e suas tecnologias, Ralph Tuttle palestrou no LEDforum sobre LED’S: Desempenho.

 

 

RAFAEL LEÃO 

Rafael possui 20 anos de experiência em design de iluminação com escritórios em São Paulo e Nova York. 

Já ganhou prêmios no Brasil, nos Estados Unidos e no México e seu trabalho já foi apresentado em diversas publicações.

No LEDforum Rafael palestrou junto com Ricardo Hofstadter sobre Ferramentas e Repertório.

 

RICARDO HOFSTADTER

Ricardo Hofstadter é um engenheiro industrial formado em 1979 pela Faculdade de Engenharia da Universidade da República (Uruguai).

Em 1988 fundou seu escritório de projetos, onde até hoje continua desenvolvendo projetos de iluminação para países como Uruguai, Argentina, Paraguai, Equador, EUA, Emirados Árabes Unidos e República Popular da China.

No LEDforum Ricardo palestrou junto com Rafael Leão sobre Ferramentas e Repertório.

 

 

MARIA JOÃO PINTO-COELHO

Maria possui 30 anos de atividade profissional na disciplina do light design e doutoramento em tecnologia da arquitetura. 

Se aplica em ler e observar o comportamento no espaço urbano.

Maria tem profundo interesse na compreensão dos processos mentais e na complexidade que a aprendizagem nas suas conexões e associações mentais determina na nossa forma de ver, pensar e interagir. 

No LEDforum Maria abordou o tema Tempo e Linguagem.

 

 

 

DAAN ROOSEGAARDE

Daan Roosegaarde é fundador do Studio Roosegaarde, onde trabalha em conjunto com uma equipe de designer e engenheiros desenvolvendo o que chamam de “paisagens do futuro”, projeto no qual constroem protótipos sustentáveis e inteligentes para as cidades do amanhã.

É um pensador criativo e autor de projetos sociais que exploram a relação entre as pessoas, a tecnologia e o tempo.

Possui formação no instituto Berlage, com mestrado em arquitetura e é professor visitante em várias universidades, já recebeu inúmeros prêmios prestigiados e já teve seu trabalho exposto em grandes museus espalhados pelo mundo.

Daan Roosegaarde compartilha com frequência suas ideias e projetos em TED Talks e na Nasa. 

No LEDforum foi responsável por palestrar sobre o tema Processo e Reconexão.

 

As imagens e o resumo do currículo dos palestrantes foram extraídos do site oficial do evento. Clique aqui para ler as informações na íntegra.

 

Qual a importância do LEDforum para o consumidor?

Apesar de ser um evento voltado para profissionais da área, sem dúvidas o consumidor final é extremamente beneficiado por iniciativas como esta.

Isso porque cada vez que um profissional seja ele um arquiteto, designer, decorador, light designer e aqui também incluímos lojistas (como nós) e fornecedores se abrem para ouvir novas informações e aprender mais, esse conhecimento é colocado em prática nos projetos e nos produtos e serviços desenvolvidos por cada um deles.

Desta forma, há muito mais valor agregado na entrega que eles realizam a cada cliente. O olhar técnico – que continua sendo imprescindível – passa a ser atrelado à experiências sensoriais e integrativas, fazendo que em cada produto e serviço oferecido ocorra um processo de humanização.

Afinal de contas, os projetos, os produtos e os serviços de iluminação são feitos para pessoas, e cada uma dessas pessoas merece o melhor.

LEDforum 2022

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.