Blog

PAINEL DE LED PISCANDO: Como Consertar e Por que Isso Acontece

Publicado em 18/02/22 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Painel de LED

Bruno Mantovani – Explicação sobre Painéis de LED

Fala galerinha iluminada, tudo bem? Você tem painel de LED na sua casa ou no seu estabelecimento? Já aconteceu do seu painel ficar piscando? Leia esse artigo para compreender o motivo e como ajustar.

O que é um Painel de LED?

Painel de LED

Painel de LED

Como já trouxemos para vocês, o painel de LED é uma luminária, que internamente, costuma ser constituída por uma fita de LED, muito utilizada pela sua eficácia na iluminação em vários ambientes. Alguns confundem painel de LED com placa de LED. Se formos comparar um Painel de LED com Placa de LED e até algumas outras lâmpadas, a durabilidade de um Painel de LED é bem inferior.

 

O que faz um Painel de LED piscar?

Ambiente Iluminado com Painéis de LED

Ambiente Iluminado com Painéis de LED

1) Cálculo de consumo

Como mencionamos acima, o painel de LED é constituído por uma fita de LED e, 90% dos painéis no mercado, são 12 volts e algumas fitas com 24 volts. Então podemos compreender que essa luminária tem a seguinte composição:

– A carcaça da luminária;

– A Fita de LED 12 ou 24 volts;

– Um driver ou fonte para ligar a luminária, que normalmente são bivolts. Com uma amperagem que varia de 6W a 54 Watts de consumo, dependendo o tamanho e potência da luminária.

Vale ressaltar que a Fita de LED não possui norma no Brasil, o que pode trazer variação de cor e de consumo também. Sendo assim, uma das soluções para essa questão, pegando o exemplo de um painel com 18W, é utilizar uma fonte que suporte um número maior de consumo, no caso do exemplo acima, uma fonte de no mínimo 20 watts de consumo poderia ajudar a solucionar.

 

2) Gerenciamento térmico

Este motivo está totalmente interligado com a qualidade do produto que você adquiriu. Atualmente muitos painéis são fabricados com plástico, o que torna tudo muito sensível e a dissipação de calor acaba sendo inferior ao de metal. O gerenciamento térmico também está no driver ou fonte escolhida. Por isso, escolha produtos de qualidade.

 

3) Variação de tensão

Antes e Depois das Cidades

Antes e Depois – Ocupação das cidades

Assim como a tecnologia evoluiu, o consumo de energia elétrica também aumentou. A carga de energia elétrica que você recebe na sua casa, pode variar não só pela fonte que abastece, mas, também por tensões climáticas, como chuva, trovão e raios.

 

3 Formas Para Consertar Um Painel de LED Piscando

No caso de um painel de LED, existem dois componentes responsáveis por fornecer a luz: o driver, que converte a tensão existente para a tensão que o LED precisa para funcionar, e a fita de LED, responsável por emitir a luz.

Os fatores que citamos anteriormente (erro de cálculo de consumo, gerenciamento térmico e variação de tensão) trazem consequências sobre a peça em si, no caso, a fita de LED ou sobre o driver.

Se o seu painel queimou, primeiramente você precisará identificar se o problema está no driver, na fita ou na emenda que liga  e para isso terá que desmontar a peça. Veja 3 opções que podem ser feitas:

1º Troca de Driver

É muito comum que problemas como o LED piscar ou apagar de vez sejam causados por um driver queimado. Se for este o caso, ao substituir o driver a peça irá funcionar normalmente. 

Driver para painel de LED

Driver para painel de LEDPara que você não tenha dúvidas de que o problema é de fato o driver, você pode utilizar um aparelho chamado Multímetro Digital e serve para realizar a medição de correntes, resistências, tensão e temperatura.

Multímetro

Multímetro

 

2º Correção de Emendas

Uma outra situação comum é que os fios responsáveis por conectar o driver ao LED estejam com parte da emenda e por esse motivo não conduzem energia ao LED. Se esse for o caso você pode corrigir a emenda usando um conector e assim terá mais segurança para a luminária.

Conector para fita de LED

Conector para fita de LED

 

3º Solda dos pontos de LED que estão queimado

Para saber se existem pontos de LED queimados na fita basta verificar se existem pontos pretos. Caso exista, provavelmente o LED estará queimado. Se forem poucos pontos queimados, você pode fazer a ligação dos mesmos com o uso de solda, mas tenha cuidado, caso não consiga, peça orientação de um profissional.

Se forem muitos pontos queimados, talvez seja mais viável substituir a fita inteira investindo em uma nova para que o problema não persista.

Caso o produto ainda esteja em garantia, é interessante contatar o fornecedor para verificar a possibilidade de troca do produto ou de seus componentes em garantia.

 

Onde encontrar Painéis de LED com boa qualidade?

Convidamos você para visitar a nossa loja virtual. Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a nossa equipe! Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.