Blog

A iluminação ideal para salão de beleza e barbearia

Publicado em 30/07/21 por Empório Luz.

Iluminação Comercial

Iluminação em Salão de Beleza e Barbearia

Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Continuando o nosso assunto sobre iluminação comercial, hoje vamos falar sobre a melhor iluminação para salões de beleza e barbearias, de acordo com os serviços realizados.

Você é dono ou trabalha em um desses estabelecimentos? É cliente fiel de algum salão ou barbearia?

Então leia esse artigo até o final, e compartilhe, porque temos muitas dicas interessantes! Vamos lá?

Você já deve ter ouvido falar que o Brasil é um dos países do mundo que mais consome produtos e serviços de beleza e estética. Os consumidores desse mercado estão cada vez mais exigentes, e a cada dia surgem novas possibilidades para proporcionar um resultado de qualidade nos serviços oferecidos, e também mais conforto durante o tempo de permanência no local.

A Importância de uma de uma boa iluminação no ramo da estética

Em nosso último artigo, dissemos que a luz determina a forma como enxergamos o que está exposto aos nossos olhos e também as cores.

Para cada contexto a iluminação tem funções específicas e para salões de beleza e barbearias citamos as 3 funções mais importantes de uma boa luz:

1º Segurança para o profissional executar o trabalho

Em ambientes como esse, existem materiais que precisam ser manuseados da forma correta para não causarem acidentes.

Uma visibilidade ruim, pode fazer com que o manuseio de aparelhos seja incorreto, causando ferimentos no profissional ou no cliente.

2º Visibilidade real de cores, sem distorções do resultado final

É fundamental que o profissional disponha de uma iluminação que vai reproduzir os tons de forma correta, pois assim ele saberá ainda no processo se vai entregar o resultado esperado por ele mesmo e pelo cliente.

Se a luz estiver com o tom, intensidade, ou até mesmo, posicionada de forma errada, poderá interferir na visibilidade da cor, fazendo que com profissional e cliente enxerguem uma cor diferente da real.

A necessidade de uma luz que reproduza bem as cores é um ponto comum entre os diversos procedimentos oferecidos em um salão ou barbearia.

3º Conforto Visual

O cliente precisa estar confortável no ambiente, durante o tempo em que estiver aguardando e também no decorrer do atendimento, então a luz não pode ser insuficiente e nem ofuscante.

Salão de Beleza

Salão de Beleza – Fonte: Pinterest

Agora que dissemos os três pontos mais importantes para a iluminação de salões de beleza e barbearias, vamos demonstrar na prática como esses fatores influenciam nos serviços oferecidos.

Como geralmente esses ambientes são separados por praças de atendimento, vamos detalhar a iluminação de forma específica a cada um deles, sendo: colorimetria, corte, manicure, pedicure e esmaltação, design de sobrancelhas, maquiagem e lavagens.

Colorimetria

Colorimetria

Colorimetria

A mudança de cor dos fios para tons mais claros ou escuros é um serviço muito procurado nos salões de beleza, e de forma crescente também nas barbearias.

Portanto, o profissional precisa ter o cuidado para que fatores externos (como a iluminação), não interfiram na forma como ele enxerga a cor dos fios dos clientes.

Para isso é preciso é preciso se atentar para:

  • Boa reprodução de cor e qualidade do LED

Para obtermos uma boa reprodução de cor, primeiro é preciso escolher luminárias que tenham um alto índice de reprodução de cor (IRC), que indica o quanto uma luz reproduz de forma fiel a cor dos objetos a ela expostos.

Outro ponto é a qualidade do LED. Isso porque luminárias com LED de baixa qualidade, tendem a distorcer as cores, o que é um grande risco em procedimentos como esse.

  • Temperatura de Cor

Para processos de colorimetria, é preciso que a luz escolhida se pareça o máximo possível com a iluminação natural, portanto, o mais indicado aqui é a iluminação em temperatura de cor neutra.

Supondo que o processo de mudança de cor seja um clareamento, por exemplo. Uma iluminação em tonalidade quente, fará com que os fios sejam vistos em tons mais amarelados, dourados ou até mesmo, alaranjados.

Já uma luz na cor fria, pode dar a impressão de fios com tons acinzentados.

Os tons neutros diminuem esse efeito visual deixando a cor mais próxima possível do tom real que está o cabelo após a mudança de cor.

Você pode também misturar duas temperaturas de cor, conforme veremos a seguir.

  • Posição das luminárias e técnicas de iluminação

A posição da luz é muito importante. Como sugestão, você pode optar por uma iluminação neutra, frontal, e também utilizar uma iluminação posicionada no teto, em cima da área de serviço, em um tom mais quente.

Essa técnica de misturar duas temperaturas é útil porque aumenta a visibilidade e favorece a reprodução de cor, então, te ajudará a enxergar a cor  de forma mais fiel.

As sombras que seriam geradas caso a iluminação viesse apenas da parte superior são neutralizadas pela iluminação frontal, e assim não há interferência na visibilidade do profissional que está executando o trabalho, seja uma mudança de cor, um corte ou qualquer outro procedimento.

Cortes

Apesar da diversidade de serviços oferecidos nos salões de beleza e barbearias, cortar os cabelos e aparar a barba ainda são os serviços mais procurados.

Para que o corte seja bem executado, cuidados com a iluminação são importantes:

  • Não produzir sombras

Para não gerar sombras indesejadas, é necessário adequar a posição das luminárias, do profissional e do cliente.

Utilize uma luz que te permita enxergar bem os ângulos do rosto, para que consiga fazer um corte com bom caimento dos fios e também um bom alinhamento para a barba.

Cortes - Barbearia

Corte de cabelo e barba sendo aparada.

  • Não gerar ofuscamento

O cuidado com o ofuscamento no processo de corte é muito importante.

Por mais que você como profissional precise enxergar bem, uma luz muito intensa e focada no rosto do seu cliente não é nada agradável, além de poder prejudicá-lo, causando dores de cabeça, por exemplo.

Iluminação difusa é uma boa dica para esses casos.

 

Manicure, pedicure e esmaltação

Para esses serviços, a boa visibilidade é fundamental, pois são processos que exigem precisão para evitar possíveis acidentes, inflamações e infecções. Para diminuir os riscos, é importante ter:

  • Luz adequada e suficiente sobre a superfície de atendimento

É preciso se atentar para que a iluminação escolhida ofereça um bom pacote de luz no local, tenha a quantidade de lux adequada para a função e que esteja posicionada de forma que favoreça a pessoa que estará executando o serviço.

Pode ser usada uma luz direta, com foco sobre o local onde serão colocados as mãos e os pés dos clientes, e essa luz pode ser difusa, para que não ofusque os olhos do profissional.

  • Posicionamento adequado de luminárias

Por questões estéticas, os pendentes posicionados com foco sobre a mesa proporcionam um ambiente mais bonito e padronizado, transmitindo aspecto limpo ao local.

Projeto de Salão de Beleza

Projeto de Salão de Beleza – Fonte: Pinterest

As luminárias de mesa para esse caso são muito funcionais e também podem ser usadas, com a ressalva de que ocupam certo espaço, visto que as mãos das clientes e os utensílios de trabalho já estarão ali.

Manicure em atendimento

Manicure em Atendimento

Design de Sobrancelhas

Este é um outro serviço muito procurado nos salões e barbearias.

A luz ideal para esse procedimento precisa ser:

  • Funcional e que reproduza cores corretas

É preciso ter uma boa luz para enxergar muito bem os ângulos do rosto e para manusear os instrumentos como tesouras, pinças, navalhas, demógrafos, canetas tebori e pincéis.

Procedimentos que envolvam cor, como design de sobrancelhas com henna e micropigmentação também devem ser feitos em locais de luminárias com reprodução de cor adequada.

Design de Sobrancelhas

Design de Sobrancelhas

  • Confortável

Geralmente, o cliente é posicionado de forma que o seu rosto se volte para cima. Portanto, o ideal é que essa luz seja confortável para que não o ofusque, e ao mesmo tempo, suficiente para favorecer a visão do designer de sobrancelhas que estará executando o serviço.

Uma boa sugestão são os perfis de LED feitos com fitas ou placas de boa qualidade. Trazem conforto visual boa iluminação e visualmente deixam o ambiente com aspecto limpo.

Maquiagem

Nossa dica para esse procedimento é que se possível você use iluminação frontal para não produzir sombras, você pode fazer isso contornando o espelho com perfis de LED ou até mesmo, posicionando luminárias nas laterais dele.

Iluminação para Salão de Beleza e Barbearia

Iluminação para Maquiagem

Assim como na colorimetria, uma luz com tonalidade quente posicionada na parte superior, em conjunto com uma luz neutra posicionada de forma frontal, poderá auxiliar a reproduzir melhor as cores.

É importante optar por luzes difusas, para que não estourem no rosto, tornando o processo desconfortável.

Lavagens

Para o processo de lavagem, o profissional deverá enxergar bem as cores, pois a lavagem prepara os fios para os tratamentos e depois retira-os mostrando o resultado. No momento da lavagem já é possível perceber se o resultado será ou não satisfatório, e para isso é preciso uma boa visibilidade das cores.

Iluminação para salão de beleza e barbearia

Lavatórios Salão de Beleza

Devido a posição em que o cliente se encontrará no momento em que for lavar os cabelos, a luz deve ser pensada para não agredir os olhos com o ofuscamento.

A Iluminação e decoração geral do espaço

Além da área de procedimentos estéticos, o espaço como um todo precisa ser harmônico e atrativo. Tudo deve ser pensado de forma a proporcionar a melhor experiência possível para o cliente.

Fachada

A primeira impressão – na maioria das vezes – é a que fica. Qual impressão você quer passar para seus possíveis clientes? Uma fachada mal iluminada ou mal decorada em um estabelecimento do ramo de estética e beleza, é bastante desfavorável.

Cuide para que a iluminação e decoração estejam em perfeito funcionamento e surpreenda seus clientes já no primeiro contato.

Iluminação para salão de beleza e barbearia

Fachada de Barbearia – Fonte: Pinterest

 

Recepção

Como em boa parte no espaço o indicado é que a luz seja neutra, na recepção você pode personalizar e proporcionar um ambiente mais intimista e agradável.

Luzes com tonalidade mais quente, telas tensionadas com figuras e imagens personalizadas, ou projetar a identidade visual do espaço são boas opções.

Assim como a iluminação, a decoração é bem importante, pois tudo deve contribuir para que o espaço seja harmônico.

Iluminação para salão de beleza e barbearia

Recepção Salão de Beleza – Fonte: Pinterest

Locais de Espera

Se for para esperar, que seja em um local agradável, não é mesmo?

A Iluminação aqui deve ser confortável e visualmente bonita, afastando o tédio de estar ali aguardando uma situação.

Ambientes com sofás e poltronas confortáveis, café disponível, televisão ou alguma outra forma de distração são opções válidas.

No caso dos salões de beleza, as luminárias para a área de espera podem seguir o padrão de decoração do ambiente.

Sala de Espera Salão de Beleza

Sala de Espera Salão de Beleza

Se for o estilo clássico, lustres e pendentes mais sofisticados podem ser usados. Se for um espaço mais moderno, as luminárias de acabamentos com formas diferenciadas e cores que remetam a esse estilo podem ficar bem no contexto. Já falamos nesse artigo sobre os perfis que estão em alta e cabem e variados estilos de decoração e iluminação. Trilhos com spots direcionáveis também são opções versáteis.

As barbearias mais modernas têm se tornado ótimos espaços recreativos. Mesa de Jogos, vídeo games e algumas até mesmo com bar e lanchonete integrado, tudo para proporcionar mais conforto e conveniência.

A iluminação industrial com fios, trilhos e estruturas a mostra é a principal tendência das barbearias, combinando também com uma decoração mais moderna e urbana, desenhos nas paredes, o acabamento em tijolos e cimento queimados são opções que estão em alta para esses locais.

Iluminação para salão de beleza e barbearia

Barbearia – Fonte: Pinterest

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.