Blog

Como ligar várias fitas ou placas de LED num mesmo driver

Publicado em 30/04/21 por Empório Luz.

Como ligar várias fitas ou placas de LED em um mesmo Driver

Placa e Fita de LED – Como ligar várias fitas ou placas de LED em um mesmo driver

Fala galerinha iluminada, tudo bem?  Você tem dúvida sobre como utilizar um único driver para conectar várias fitas ou placas de LED? Quer saber se isso é possível? No artigo de hoje falaremos sobre os dispositivos de LED e suas fontes de alimentação. Vamos lá?

Antes de saber se com um único driver é possível fazer a conexão de várias fitas ou placas de LED, vamos entender de forma simples quais são as principais funções do
driver e os modelos mais utilizados.

O que é o Driver e como ele funciona?

O Driver é basicamente um equipamento conversor e estabilizador de energia.

Assim como reatores e transformadores são utilizados em lâmpadas fluorescentes e halógenas, respectivamente, os drivers são utilizados em placas, fitas e perfis de LED com a função de converter a rede elétrica alternada em uma tensão contínua e estabilizada, e, transformar a tensão da rede 127 volts ou 220 volts em 12 volts ou 24 volts.

Saiba Mais >>> Tudo sobre Drivers para Perfis de LED

Formatos de drivers 

Os drivers são geralmente encontrados no formato slim, que é o modelo lançado mais recentemente e também no formato tradicional, chaveado.

Driver de formato slim

Driver de formato slim

 

Driver de formato chaveado

Driver de formato chaveado

Voltagens Utilizadas

Para ligar dispositivos de LED existem drivers de 12 volts, 24 volts, 48 volts e de 56 volts.

Driver de 12 volts – Cerca de 80% do mercado trabalha com drivers desta voltagem. Esta é a opção de menor custo e é indicada para trabalhar com dispositivos com potência menor, e que portanto, têm menor consumo de energia.

Driver de  24 volts – Drivers desta voltagem têm valor mais elevado que o modelo anterior, porém, compensam no quesito eficiência quando utilizados dispositivos de maior consumo de energia.

Os drivers de 48 volts e de 56 volts, são mais raros de serem utilizados, mas existem luminárias e marcas que possuem linhas específicas com essas voltagens.

É preciso analisar cada caso, pois o melhor custo benefício dependerá de fatores como potência, consumo, e a possibilidade de dimerização dos dispositivos de LED.

Cálculo de Amperagem

Um fator de extrema importância é o cálculo de amperagem. Isso porque cada fita, placa e perfil de LED tem uma potência específica, o que chamamos de watts. Então, se faz necessário saber o consumo por metro do dispositivo de LED para que você adquira o driver compatível e não corra o risco de danificar ou, até mesmo, inutilizar o equipamento.

Não sabe realizar o cálculo de amperagem? Veja neste vídeo como fazer.

Formas de conectar fitas ao driver

Para facilitar o entendimento, vamos fazer a seguinte suposição:

Temos uma sanca com 20 metros e iremos através do driver, fazer a ligação de uma fita de LED em toda a extensão da sanca, porém, trabalhando com 4 rolos de fita, contendo 5 metros em cada um deles.

Agora, vamos ver o passo a passo de como é possível fazer isso:

 

1ª Forma: Ligando Cada uma das 4 partes em 1 Driver diferente

Ilustração de conexão individual de drivers e fitas de LED

Ilustração de conexão individual de drivers e fitas de LED

 

Partindo da ideia de conectar em drivers os 20 metros de fitas de LED divididos em 4 partes, é necessário fazer então:

  1. Separar os Fios – Destinando um para energia e outro para a conexão da fita ou placa de LED.
  2. Realizar a emenda com conectores.
  3. Ligar os drivers para a quantidade de pontos correspondentes, através da fiação. No exemplo ilustrado acima, por se tratar de 4 partes de fita, seriam utilizados 4 drivers.

Este método é o mais comum, e para esse caso não há necessidade de um driver de alta potência.

Uma das vantagens da conexão de placas e fitas de LED em drivers individuais é a facilidade de manutenção. Existindo falhas na emissão de luz em uma única fita ou placa de LED, é possível observar se o driver ou o dispositivo de LED está danificado, mas, sem o inconveniente de o cômodo em questão ficar sem luz, porque as demais placas ou fitas estarão funcionando isoladamente.

 

2ª Forma: Ligando Cada uma das 4 partes em um único Driver

 

 

Ilustração de conexão individual de drivers e fitas de LED

Ilustração de conexão individual de drivers e fitas de LED

 

Continuaremos com a ideia de conectar os 20 metros de fitas de LED divididos em 4 partes, mas, desta vez em um único driver. Observe que os dois primeiros passos permanecem iguais:

  1. Separar os Fios – Destinando um para energia e outro para a conexão da fita de LED.
  2. Realizar a emenda com conectores.

A diferença neste caso é que os fios da placa ou fita de LED, não estarão conectados em drivers diferentes. A conexão será feita em um único driver, como demonstrado na imagem acima.

Para esse tipo de conexão, é necessário utilizar drivers mais potentes, porque para  que o driver utilizado suporte o consumo dos dispositivos de LED que serão alimentados por ele.

É possível, então, conectar vários dispositivos de LED em um mesmo driver?

Sim, é possível! Porém, com a devida precaução, cálculo de amperagem correto e atentando-se também a necessidade utilização de drivers mais potentes, conforme cada caso.

Nada impede também de você equilibrar, utilizando por exemplo, dois drivers (um para cada parte do circuito), com potências distintas e variando conforme a necessidade e consumo dos dispositivos de LED utilizados.

É importante também evitar realizar a emenda de várias fitas em uma única conexão ao driver, porque pode ocorrer diferenças no fluxo luminoso em toda a extensão da fita, causando um efeito degradê, prejudicando a iluminação.

 

Leia Também >>> Saiba Como Emendar sua Fita de LED em 5 passos

 

Quer se aprofundar no assunto e entender melhor sobre como ligar várias fitas ou placas de LED em um mesmo driver? Assista ao vídeo que baseou este artigo!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat