Blog

Iluminação Natural: Vantagens e cuidados

Publicado em 30/09/22 por Karen Cruz.

Iluminação Natural

Iluminação Natural

Não é uma surpresa que o avanço da tecnologia também popularizou a iluminação artificial, especialmente quando falamos dos grandes centros urbanos. 

Contudo, isso não quer dizer que as técnicas de iluminação natural já são desvalorizadas pelas pessoas – muito pelo contrário; inúmeros arquitetos e designers de interiores prezam pelas vantagens inigualáveis que ela traz consigo, mesmo em face da praticidade de uma lâmpada comum. 

O que faz, então, a iluminação natural ter esse charme todo até os dias de hoje?

Bom, vários fatores. Na verdade, existem excelentes benefícios tanto para o seu lar quanto para espaços públicos e movimentados, como museus e shoppings. Não há dúvidas, afinal, de que a iluminação natural sempre foi saudável para o bem-estar humano. 

Separamos neste artigo alguns pontos que fazem a maioria se apaixonar por um ambiente mais aberto nesses tempos claustrofóbicos.

 

Iluminação natural x artificial

O nome já infere tudo: iluminação natural se trata de usar a luz solar para clarear ambientes sem o uso de qualquer tipo de lâmpada. Além de incentivar plantas arquitetônicas criativas, ela ajuda a refrescar o local como um todo, algo quase impossível de se ver nos caixotes de concreto dos bairros tradicionais.

Iluminação Natural em Escritório

Iluminação Natural em Escritório

Em comparação à iluminação artificial – que pode ser instalada em praticamente qualquer canto – a luz que vem de fora oferece uma utilidade extra às janelas, às vidraças e aos brises metálicos de uma forma orgânica e bem elegante. Em países de temperatura alta como o Brasil, a aplicação dessa estética tem o melhor custo-benefício que podemos desejar em nossas casas e empresas.

Por causa dos demais fatores externos, no entanto, vale ressaltar a importância de uma localização favorável a esse tipo de estrutura. Como a iluminação natural é aproveitada em cômodos de longa permanência – como salas de estar e dormitórios – é preciso criar um ambiente devidamente ajustado à radiação solar. Alguns cômodos vão precisar de uma proteção maior para uma vivência confortável.

 

Os benefícios da iluminação natural

Dentre as principais vantagens podemos citar:

  • Bem-estar: Já é cientificamente provado o quanto a iluminação afeta o nosso humor. Isso fica evidente quando estamos cercados por luzes neon em baladas e quando dormimos aconchegantes na escuridão – e aqui não é diferente. Sabe aquela sensação mágica do amanhecer? Ou aquela nostalgia melancólica que só o final da tarde nos dá? Pois é, a iluminação ambiente vai oferecer ao lar todo o espetáculo celeste que o nosso cérebro ama. Os estímulos criados pelo sol e pela lua fazem com que fiquemos em contato constante com a natureza, como uma passeada pelo parque. Além disso, fazem bem para pele – diferente das luzes artificiais que cegam nossos olhos na maioria das vezes.
Ciclo Circadiano

Ciclo Circadiano

 

Leia também: O que é Ciclo Circadiano?

 

  • Arquitetura personalizada: Como mencionamos antes, o espaço criativo que os designers possuem com esse tipo de iluminação é expressivo. Podemos falar aqui de paredes e corredores de vidro, ambos dos quais produzem essa ilusão de amplitude pelo recinto e, durante o inverno, contêm uma estufa natural que o aquece. Há também as coberturas de vidro e os domus, onde a entrada de luz é feita por um círculo no teto – algo aproveitado em jardins interiores, por exemplo.
Domus - Fonte: Galeria da Arquitetura

Domus – Fonte: Galeria da Arquitetura

  • Redução dos gastos de energia: A sustentabilidade é fator chave aqui. Principalmente quando falamos do vidro e dos brises metálicoschapas decorativas com desenhos perfurados – a passagem de luz é algo longe de ser excessivo e que não depende de fontes artificiais. É um equilíbrio fantástico que, dependendo da arquitetura do projeto, fará com que as contas de luz decaiam de forma considerável.

 

  • Ventilação natural: Nessa mesma lógica de passagem natural, junto com a luz vem o ar de fora. O vento fresco pode trazer um pouco mais de sujeira, mas fará com que ventiladores e ar condicionados sejam dispensáveis a longo termo, o que também contribui com a sustentabilidade.

 

Precauções para ficar de olho

De modo curto, vemos que a iluminação natural tem mais benefícios do que malefícios, mas você ainda deve ficar de olho no seu projeto. Certos lugares como adegas e salas de projeção precisam ter um grau menor de exposição, por exemplo, e nesses casos o uso de varandas e chapas metálicas em geral faz a diferença. 

Esses materiais são duráveis e, ainda, otimizam a estética moderna da maioria das residências e salas comerciais, um contraste perfeito com a exuberância da iluminação natural. Aqui, o blackout também vem a ser útil.

Para saber mais sobre chapas metálicas, clique aqui.

Conte com a gente no seu projeto de iluminação

Fazemos questão de te ajudar com o seu projeto de iluminação equilibrando a iluminação natural, para que você e sua família desfrutem de seus benefícios, com os cuidados necessários.

 

Convidamos você a visitar nossa loja física ou loja virtual. E, para mais informações, siga a gente por aqui:

 

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

Conteúdo feito em parceria com a Bepex. A Bepex é especialista na produção de chapas perfuradas, chapas expandidas, brises metálicos, revestimentos metálicos e muito mais, ótimas opções para o seu loft estilo industrial. 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.