Dicas

Luz VS Sono – Qual a importância da luz para o seu sono?

Publicado em 11/10/19 por Empório Luz.

Fala galerinha iluminada, tudo bem? ?✨

O nosso papo de hoje é sobre iluminação e qual a influência da luz para o seu sono pleno. 

Através de um vídeo interativo e descontraído, o Bruno Mantovani fez um conteúdo para o canal Luz, Decor & Ação falando sobre esse tema. Clique aqui para conferir. 

 

Qual a importância da luz para o meu sono?

Lembram-se sobre o ciclo circadiano que discutimos aqui no blog e também em nosso canal no Youtube

Como mencionamos nestas publicações, talvez você conheça o ciclo circadiano como ritmo circadiano, outro termo bastante empregado para ele. Ambos são expressões que se referem ao ciclo biológico de 24 horas que parte do amanhecer ao anoitecer. Fomos programados para que durante o dia o nosso corpo funcione para processos manuais, resolvermos nossas tarefas como trabalhar, ir ao banco, ir ao médico, estudar, nos alimentar e produzir. Já ao anoitecer, nós vamos ficando mais “improdutivos”, pois já estamos nos preparando para o descanso e repouso. 

 

Sabemos que, nem sempre as coisas funcionam desta forma, não é mesmo? Há pessoas trabalhando durante a noite, madrugada. Estudantes que não param e a vida noturna é agitada e desperta qualquer um. Deste modo, podemos também comentar que apesar do ciclo circadiano nos lembrar da vida natural biológica, nós ainda conseguimos driblar alguns costumes e produzir 24h por dia.

O nascer do sol

Este fenômeno incrível, natural e que nos desperta, taz as cores mais alaranjadas, avermelhadas e ao passar das horas vai ficando amarelo. Comparando com as lâmpadas podemos trazer as luzes de 2.700, 3 e 4 mil K, até chegar ao meio dia onde a luz já fica 100% notória e irmos nos preparando para o repouso ao entardecer.

Fatores nocivos para o sono

Luz do sol. Nada como o astro rei para iluminar nossos dias e trazer os raios da manhã, não é mesmo? Lembrando que, usem protetor solar!

De todo modo, a luz natural deve sempre ser utilizada, valorizada e expandida dentro dos nossos ambientes. Além de auxiliar em nosso sistema humano, fazer bem ao sono, podemos economizar energia utilizando de forma saudável essa luz. A maioria das pessoas que moram no campo, obedecem essa energia, por exemplo. Despertam com o sol e dormem quando essa luz se recolhe.

O que devo evitar para ter uma boa noite de sono?

O celular, por exemplo, tem uma luz azul muito forte para a nossa visão, por isso a nossa dica é deixar a luz do celular amarela, justamente não ser tão invasiva aos seus olhos.

Então aparelhos eletrônicos como notebook, TV, smartphones podem nos deixar ainda mais alertas. O “mais um episódio do Netflix” ou o “mais um storie do Instagram” pode diminuir seu sono em 2 horas e te atrapalhar no próximo dia. Então, diminua o ritmo pelo menos 2 horas antes do seu repouso. Dessa forma você dará ao seu cérebro o descanso necessário, à sua mente o vazio relaxante e ao seu corpo, o sono merecido.

Como amenizar os danos causados pelo uso de telas?

O ideal seria conseguirmos pausar o uso de telas pelo menos 2 horas antes do repouso, assim como já mencionamos, mas, infelizmente nem sempre isso é possível. Nesses casos, há soluções disponíveis que podem nos ajudar a minimizar os efeitos negativos que o uso prolongado de telas causam a nossa visão e, por consequência, ao nosso sono.

Uma dessas soluções, são os chamados filtros de luz azul encontrados em óculos e também nos dispositivos eletrônicos. Esse filtro proporciona o conforto visual, permitindo a passagem do espectro de luz azul turquesa  e bloqueando o espectro de luz azul violeta.

O espectro de luz azul turquesa está presente na luz natural, favorecendo o ciclo circadiano. Já o espectro de luz azul violeta (encontrado principalmente nos dispositivos eletrônicos), é nocivo aos olhos e prejudicial ao sono, pois, retarda a produção de melatonina, que é o hormônio regulador do nosso sono.

 

Use com consciência a luz e durma bem! 

 

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.