Dicas

O que é Iluminação por Fibra Ótica?

Publicado em 17/11/23 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Fibra Ótica

Já pensou em ter um teto iluminado dentro do seu quarto, com direito a estrela cadente e tudo mais? Pois saiba que isso é possível com o uso de fibra ótica.

Quer saber como isso funciona, quais as aplicações do produto e se vale a pena fazer isso em sua casa? Então leia este post até o final! Aqui você terá dicas de aplicação do produto, imagens para se inspirar e saberá aonde encontrar ajuda para utilizar fibra ótica em seus espaços. Pronto para aprender mais? Vamos lá!

Características da fibra ótica


Quando se fala de tamanho de fibra ótica, temos modelos de 80, 120, 200 e 300 pontos. Alguns projetos especiais podem contar com mais de 400 pontos, sendo algo realizado por lojas especializadas.

As luzes da fibra ótica podem ser estáticas, quando elas acendem naquele tom amarelo, ou podem ser oscilantes, que é quando elas ficam mais fracas ou fortes, de acordo com a distribuição esperada para a iluminação.

Com relação ao equipamento, existe a fonte luminosa, que pode ter uma lâmpada dicróica de 20 watts internamente ou com um driver combinado com LED, como você pode ver na imagem abaixo.

Iluminação com Fibra ótica

Funcionamento de Fibra óticaImagem 1 – Equipamento de fibra ótica para iluminação

Ali dentro existem bolinhas coloridas. Se você solicitar o produto na versão oscilante, ele virá de fábrica com um motor que ficará girando, concentrando todas as fibras óticas em um único feixe.

Nesse contato, as luzes sairão na outra ponta, conduzindo a energia com uma ótima iluminação. Havendo o oscilador, a saída terá aquelas cores diferentes, conforme citamos acima.

Algo interessante das fibras é que elas mostram o tamanho de cada cabo. Quando você estica os cabos, você percebe as diferenças, e isso serve para criar aquele efeito de “céu estrelado“. Na hora de instalar, é interessante pensar em como fazer isso de forma que possa ser feita uma manutenção sem maiores problemas.

Mesmo sabendo que hoje as fibras usam LEDs de alta durabilidade, é interessante fazer isso para conseguir fazer
manutenção com menos quebras ou intervenções adicionais. Nos 23 anos em que trabalhamos com fibra, 99% das
ocorrências de problemas não foram na fibra, mas na fonte luminosa ou no driver.

Aplicações


Para utilização, podemos citar alguns usos interessantes e criativos. Acima da banheira pode ser um lugar interessante, já que é um lugar de relaxamento. Veja na imagem abaixo como o resultado fica interessante.

Aplicação de Fibra Ótica

Imagem 2 – Exemplo de utilização da Fibra Ótica

Quarto de bebês


Tendo a fibra ótica um caráter decorativo, ela não é um produto indicado para fazer a iluminação principal, por exemplo. Por exemplo, no quarto de bebês podemos fazer um uso interessante de fibra ótica, já que crianças geralmente gostam de luzes. Para isso podemos usar uma fibra com oscilação.

Como a luz amarela remete ao aconchego, combinar isso com a ideia de oscilação acaba criando um ótimo efeito para crianças. Recentemente o Bruno Mantovani, apresentador do nosso canal, teve que fazer uma ressonância em uma clínica e encontrou um teto estrelado por lá.

Aplicação de Fibra Ótica

Imagem 3 – Exemplo de utilização da Fibra Ótica

Como ele relata nesse vídeo, aquela fibra ótica gera um efeito de aconchego, que é bem difícil de se ter em locais como aquele. Isso mostra como a fibra ótica pode ter aplicações diferentes e muito inteligentes, não apenas em casa.

Fibra Ótica na piscina


No caso de piscinas, é possível fazer o céu estrelado se ela for interna, ou combinar com uma fonte de luz fora da piscina. Neste caso, a fibra é colocada dentro da piscina. Com a instalação correta, é possível alcançar efeitos maravilhosos.

Aplicação de Fibra Ótica

Imagem 4 – Piscina com fibra ótica

Isso gera um efeito legal pelo modo que a fibra trabalha. Como o seu princípio é de reflexão dentro do cabo, esse efeito se repete na água, fazendo com que instalações em ambientes com água sejam ainda mais interessantes.

Estrela Cadente no quarto


Um efeito maravilhoso que pode ser alcançado com as fibras óticas é através do desenho de uma estrela cadente junto do seu estrelado. Com ela, você tem os pontos luminosos, fazendo a variação para que apareçam várias estrelas e uma que seja cadente. Dessa forma, através da programação do produto, você acaba tendo um efeito de estrela cadente.

Imagine que lindo ter estrelas cadentes cruzando o teto do seu quarto somente através da iluminação? Esta é uma das muitas aplicações criativas que a fibra ótica entrega.

Conte com uma equipe profissional


Apesar da instalação da fibra ótica não ser difícil, indica-se sempre que você conte com o serviço de instalação de um profissional do ramo de iluminação ou elétrica. Dessa forma você evita problemas futuros ou mesmo com o funcionamento do produto. Afinal, o profissional garantirá que a instalação seja feita corretamente.

E aí, sabe com quem você pode contar para isso? Veja no próximo tópico!

Quero uma instalação de fibra ótica, como faço?


Se você se interessou por essa ideia de ter um céu estrelado, uma piscina iluminada internamente, ou qualquer uma das outras aplicações de fibra ótica, fale conosco! Somos uma loja especializada em iluminação e design de interiores e podemos fazer um projeto sob medida para você. Além disso, podemos te indicar profissionais especializados em fibra ótica para realizarem a instalação do produto em sua residência.

Entre em contato conosco pelos nossos canais oficiais e solicite um orçamento. Teremos prazer em te ajudar!

Clique na foto abaixo para assistir o vídeo:

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.