Blog

Consultoria ou Projeto de Iluminação? Entenda qual a melhor opção para você e para sua residência

Publicado em 11/06/21 por Empório Luz.

Consultoria ou Projeto de ILuminação

Consultoria ou Projeto de Iluminação? Veja qual escolher.

Hoje vamos falar sobre Consultoria e Projeto de Iluminação. Você tem dúvidas sobrea opção mais adequada para o seu caso?

Neste artigo vamos explicar o que é cada um deles, as diferenças, o que você pode esperar ao contratar esses serviços, e por fim, te indicar profissionais que você pode contratar em ambos os casos.

Consultoria para Iluminação

Na consultoria de iluminação, as orientações são passadas com base em um projeto já existente.

Então, o profissional na modalidade de consultoria irá te instruir em mudanças que você poderá fazer no ambiente para melhorar a iluminação.

Como é feita uma Consultoria em Iluminação

O profissional irá solicitar o projeto de iluminação que você já tem, e se não houver um projeto, os detalhes de como a luz está inserida  no contexto atual do ambiente.

Neste ponto, tudo o que estiver relacionado a iluminação será levantado. A quantidade e localização de pontos e circuitos já distribuídos no local, o que já tem de luminárias, incidência de luz natural e as tecnologias já utilizadas. 

Também será necessário levantar e considerar informações gerais do espaço e acabamentos, layout dos móveis, e cores predominantes no ambiente.

Projeto de Iluminação e Consultoria

Ilustração de Projetos de Iluminação

Em posse dessas informações, o profissional irá estudar o espaço e te dar sugestões de melhorias, e também com o objetivo de explorar pontos de destaque no ambiente.

A consultoria é muito válida por ser uma forma de poder contar com a opinião de um profissional que poderá te ajudar, inclusive, a reaproveitar peças e sistemas que você já tem, te dizer em quais luminárias e recursos tecnológicos vale a pena investir, e também te indicar tendências que trarão novos ares para a sua residência, comércio ou escritório. 

Nas Imagens abaixo, demonstramos na prática mudanças feitas após uma orientação em consultoria:

Consultoria de Iluminação

Demonstração de consultoria de iluminação

Perceba como os spots, as plantas, o móvel e a TV em uma mesma parede causavam um excesso de informações no ambiente.

Além do fato de que a luz incidia quase que diretamente sobre a tela da TV, o que não é o mais indicado, conforme já dissemos em outros posts.

Consultoria de Iluminação

Demonstração de consultoria de iluminação

A parede da TV, agora recebe iluminação mais suave e difusa através da fita de LED usada na sanca invertida.

Mostramos com este exemplo  uma alteração simples, feita em uma sala, usando os mesmos itens já existentes, mas em posições que favorecem o ambiente.

Então, imagine a diferença que uma consultoria de iluminação pode fazer no imóvel inteiro!

Confira aqui mais detalhes sobre o ambiente mencionado

Projeto Luminotécnico

O projeto luminotécnico é desenvolvido desde o início, ou seja, tudo o que diz respeito a iluminação é elaborado como nos acostumamos a dizer, do zero. 

Neste caso, o designer de iluminação vai avaliar junto com você quais as melhores soluções para o seu imóvel.

Os cálculos luminotécnicos serão feitos de forma precisa para elaborar a iluminação ideal, considerando todos os recursos possíveis.

Informações necessárias para realização de um projeto luminotécnico

Assim como na consultoria, para elaboração de projetos o lighting designer precisará ter acesso à algumas informações:

  • Planta do Imóvel – para que ele conheça e entenda a configuração do espaço. Isso trará liberdade para elaborar a iluminação tanto de espaços individuais, como também, de espaços integrados, mesclando as técnicas, temperaturas de cor, quantidade de luminárias, tipos de lâmpadas e angulações de luz.

Essas análises são feitas com muito equilíbrio, sem poluir o ambiente com excessos, mas também sem prejudicar o espaço com baixa visibilidade.

Além da planta do imóvel, referências do acabamento e função do espaço também serão necessárias:

  • Cores predominantes (Paredes, teto e piso);
  • Layout e acabamento dos móveis (cores, materiais, texturas de tecidos se houverem, medidas, etc.);
  • Proporções e materiais de portas e janelas (sendo de vidro, por exemplo, haverá maior incidência de luz natural durante o dia.);
  • Finalidade do Ambiente (trabalho, estudo, lazer, descanso).

Quanto mais informações o lighting designer tiver acesso nesta fase, maior será a chance de o projeto de iluminação ser bem executado.

Vimos no artigo anterior que o projeto luminotécnico considera, pelo menos, 5 questões:

  • Funcional;
  • Estética;
  • Sensorial;
  • Sustentável;
  • Tecnológica.

Então, na elaboração do projeto, esses pontos serão considerados e inseridos no ambiente de acordo com o seu gosto e orçamento.

O projeto de iluminação é uma oportunidade para você desenvolver um ambiente que transmita a sua personalidade e as sensações que você idealizar através da luz.

Em questões práticas, a iluminação projetada desde o início em conjunto com a construção ou reforma do ambiente, tem limitações menores e mais liberdade de execução.

Isso porque o acabamento da obra já será feito visando também a iluminação, sendo assim, as luminárias ou os espaços para suas instalações já estarão no local adequado, os circuitos já estarão definidos, e com o planejamento prévio, o risco de ter que fazer novas furações ou modificar instalações danificando o acabamento, será bem menor.

Quais as diferenças entre o Projeto de Iluminação e a Consultoria de Iluminação?

Explicando de forma simples, a diferença entre um projeto de iluminação e uma consultoria podemos comparar à  construir uma casa ou reformá-la.

Na construção, você precisa analisar muitas situações, principalmente no que se refere a estrutura que irá suportar todo o projeto. Analisa também a quantidade de cômodos e suas funções, em fases mais adiantadas, qual o melhor acabamento, entre outras decisões a serem tomadas.  

Já na reforma, sem alterar a estrutura, você muda o estilo da decoração já existente, as cores, os revestimentos, a funcionalidade dos ambientes, amplia alguns espaços e reduz outros, faz melhorias pontuais.

Também é um processo trabalhoso, mas na grande maioria dos casos, mais rápido que uma construção.

Construção     Reforma

Com base no exemplo citado, o projeto de iluminação seria a construção, enquanto que a consultoria, seria a reforma.

Na consultoria, o profissional irá te indicar o que fazer, quais lâmpadas e luminárias e em quais quantidades comprar, o que combina com o estilo já escolhido para a casa, o que pode ser melhorado, reaproveitado e o que deve ser inutilizado, com base no projeto que você já tem ou na forma de como as coisas já funcionam no seu ambiente.

Com as orientações, você dará andamento ou solicitará para terceiros executarem o serviço para você.

No projeto, o profissional além de te passar todas essas orientações, irá desenhar toda a estrutura da sua iluminação, atentando-se também para as normas e cálculos necessários.

Poderá solicitar em conjunto com a parte elétrica a distribuição dos pontos de luz necessários e o agrupamento em circuitos de acordo com a necessidade do projeto realizado.

A iluminação de um ambiente deve ser pensada de forma intencional, assim, cada item escolhido terá um motivo estético e funcional, desta forma, o resultado geral seja de uma consultoria ou de um projeto de iluminação, será harmônico.

Projeto de Iluminação

Demonstração de Iluminação de Ambiente

Quando devo optar por receber uma consultoria e quando devo optar por solicitar um projeto de iluminação?

Com base nas diferenças que explicamos anteriormente, essa resposta dependerá do que será feito e de qual o seu objetivo. Vai fazer a sua iluminação desde o início, partindo do zero? Neste caso o projeto luminotécnico é o mais indicado. Serão mudanças, melhorias pontuais ou uma segunda opinião sobre o que você já tem? Para este contexto, a consultoria já te atenderá muito bem.

Busque Orientação Profissional

Seja para projetar sua iluminação ou para uma consultoria, é indispensável o auxílio de um profissional qualificado, pois ele saberá te orientar para:

  • Evitar desperdícios ou falta de materiais – Como serão calculados os materiais e luminárias necessárias, a possibilidade de compra em excesso ou insuficiente de materiais será menor.
  • Medir o custo benefício – O quanto uma luminária consome de energia para entregar a quantidade de fluxo luminoso necessária para aquele local? Quais são as opções no mercado? São respostas que você encontrará fazendo um projeto ou consultoria com profissionais adequados.
  • Escolher o tipo certo de lâmpadas e luminárias – Devido a fatores como altura, angulação e fluxo luminoso, para cada ambiente existe um tipo de lâmpada indicado. AR70, AR111, PAR20, PAR30 PAR 38, tubulares, entre outras, além disso os tipos de luminárias considerando função e estética.

Para saber qual escolher sem erros, melhor solicitar a indicação de um profissional.

Entre outros fatores, um profissional também poderá te indicar pontos de venda confiáveis e que prezam pela qualidade dos produtos oferecidos.

Como funcionam os serviços de Consultoria e Projeto Luminotécnico na Empório Luz?

Aqui na Empório Luz, seguimos uma sequência de procedimentos para entender a real necessidade do cliente:

Projeto Luminotécnico

  • Conversa Inicial

É o primeiro contato. Neste momento são feitos alguns questionamentos para entendermos e diferenciarmos se o cliente precisa de um projeto luminotécnico ou de uma consultoria baseada em algo já existente. Essa conversa é importante também para sabermos o status da sua obra, em que fase ela está, e também se já tem profissionais contratados, como arquitetos e decoradores.

  •  Coleta de Documentos

Como já mencionamos antes, é fundamental que tanto para o projeto como para a consultoria, tenhamos acesso às informações sobre o imóvel, informações sobre acabamentos, revestimentos, layout de móveis, cores, enfim, tudo o que for relevante e influencie no resultado final e harmonia do projeto.

  • Alinhamento de Briefing

Neste ponto, após coletarmos os dados e analisarmos o contexto do imóvel, marcamos uma reunião que pode ser presencial em nossa loja, ou, remota, por videoconferência para esclarecimento do que já temos em mãos e sobre o perfil, e as preferências das pessoas que irão residir no imóvel. Tem crianças na casa? São pessoas mais sóbrias ou com perfil mais descontraído? Recebem muitos amigos e visitas? Quanto tempo em média passam na residência? Todas essas questões são importantes, porque com base nelas faremos uma iluminação personalizada e que atenda às necessidades da família.

  • Apresentação do Projeto

Depois do alinhamento, montamos o projeto e marcamos nova reunião presencial em nossa loja ou remota para detalharmos a apresentarmos para o cliente, que recebe também o PDF para arquivo e consulta. Se houver pontos de correção, ou o cliente solicitar mudanças, as alterações são realizadas e o projeto é enviado novamente em PDF para o cliente.

 

Consultoria

  • Conversa Inicial

Seguindo o mesmo procedimento de projeto luminotécnico, essa primeira conversa é para identificar a necessidade do cliente e no caso da consultoria, se existe uma obra em andamento e qual o seu status.

  • Coleta de Dados

Além dos dados do imóvel, na consultoria você também poderá enviar suas referências de pesquisa. Por exemplo, viu um lustre, um pendente e quer saber se harmoniza com o ambiente? Este é o momento de você nos enviar para te orientarmos.

  • Consultoria

Com base nos dados do imóvel e nas suas referências, marcamos uma reunião presencial em nossa loja ou remota e esclarecemos as dúvidas sobre o projeto já existente ou sobre a iluminação da sua casa em geral. Qual tipo de lâmpada usar, qual luminária, quais cores, enfim, as dúvidas que você tiver sobre a iluminação no seu ambiente.

Na consultoria iremos te dar orientações com base no que você já tem ou sobre o que ainda quer comprar, mas não tem certeza se será o certo para seu espaço.

Seja em consultoria ou em projetos, tentamos agrupar o máximo de informações para que no resultado final, as expectativas do cliente sejam superadas.

Orçamento de Produtos

Por trabalharmos também com a venda de produtos de altíssima qualidade, ao fazer o projeto ou consultoria conosco, montamos um orçamento com os produtos indicados por nós para o seu projeto e caso opte por fazer a compras das luminárias em nossa loja, você terá condições diferenciadas de valores nos seus produtos.

Se interessou em fazer um projeto de iluminação ou uma consultoria para seu imóvel? Fale conosco e te passaremos todos os detalhes e informações.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

 Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

 Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.