Dicas

Iluminação em Sanca de Gesso

Publicado em 24/03/23 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Iluminação em Sanca de Gesso

Iluminação em Sanca de Gesso: Tudo o que você precisa saber

Hoje vamos falar sobre sancas de gesso, os tipos existentes e a iluminação mais adequada para cada um deles.

Você pensa em utilizar sancas de gesso nos seus ambientes, mas, ainda tem dúvidas? Já utiliza e quer algumas dicas para favorecer o ambiente? Então, leia esse artigo até o final que iremos esclarecer esses pontos!

O que é Sanca de Gesso?

As sancas são métodos de modelagens feitas no gesso para fazer o acabamento nos pontos entre paredes, tetos e lajes. Existem muitas possibilidades e vamos ressaltar o uso da sanca para a iluminação.

Materiais Utilizados na Fabricação

As sancas geralmente são confeccionadas em gesso comum, ou em gesso acartonado, também conhecido por drywall. 

Veja as principais diferenças  de composição e fixação entre o gesso comum e o drywall:

  • O gesso comum é composto por placas com 2 centímetros de espessura, em média. Para fixação, as placas são encaixadas  e suspensas por arames. Para o acabamento das emendas, utiliza-se massa de gesso.
  • O gesso acartonado ou drywall são placas compostas por gesso natural e aditivos. A fixação é feita por meio de perfis de aço galvanizado, fixados por parafusos.
Gesso comum ou drywall?

O custo do drywall é mais elevado que o custo do gesso comum, porém é possível ver a diferença entre os materiais já no ato da instalação. O drywall quando comparado ao gesso comum, possui placas mais maleáveis diminuindo o aparecimento de rachaduras ou trincas. A execução da obra com drywall é mais rápida, limpa, e sem desperdícios.

 A médio e a longo prazo, o drywall tem menor probabilidade de ficar com o aspecto amarelado devido ao acabamento, e também, é uma opção mais segura, pois existem placas de drywall com diferentes níveis de proteção, inclusive, com graus de resistência ao fogo.

Sendo assim, comparando o custo benefício geral, a opção  mais vantajosa é o drywall.

Os principais tipos de sanca de gesso

Nos projetos de construção e arquitetura existem quatro tipos de sanca mais utilizados, são eles: sanca invertida, sanca aberta, sanca fechada e a sanca ilha.

Vamos detalhar cada tipo:

Sanca Invertida

A sanca invertida possui abertura em direção a parede, com distância de aproximadamente 15 centímetros, causando a impressão de teto flutuante.

É um formato bastante versátil e permite combinações com um outro tipo de sanca, a fechada, que veremos mais adiante. Pode ser usada em diversos espaços, como corredores, banheiros, divisórias de ambientes, quartos e se bem executada, se torna um recurso excelente de iluminação.

sanca de gesso invertida

Sanca invertida combinada com sanca fechada

Tipos de Iluminação para Sanca Invertida

A luz gerada por fitas e placas de LED,  ou até mesmo, lâmpadas tubulares, pode ser direcionada para a parede ou teto e refletida nos ambientes, proporcionando um efeito de luz indireta, conforme podemos observar nas bordas da sanca na imagem abaixo.

sanca de gesso invertida

Iluminação em Sanca Invertida

 

A sanca invertida proporciona esse tipo de iluminação com proposta mais intimista e aconchegante porque o ponto focal fica oculto, e apenas o seu reflexo da luz é visível. Então, com este efeito é possível obter uma iluminação confortável e sem ofuscamento.  Uma possibilidade bastante comum, é utilizar o espaço entre a sanca invertida e a parede para instalar cortinas e deixá-las iluminadas.

sanca de gesso invertida

Cortineiro Iluminado

Para adequar ainda mais a iluminação do ambiente, deixamos como dica que você invista na dimerização, pois desta forma, a luz sempre estará em conformidade com a atividade executada no ambiente.

 

Veja: Luz Direta, Indireta e Difusa

Sanca de Gesso Aberta

A sanca de gesso aberta era muito comum nos anos 90, com as extremidades fechadas e abertura em direção ao centro do ambiente.

Existem algumas possibilidades de desenhos e formatos para sancas abertas que podem favorecer e personalizar os ambientes. Porém, este é o tipo de sanca que exige mais cuidados referentes a manutenções. Porque a abertura central favorece ao acúmulo de poeira e sujeira, e também, requer uma atenção maior com a iluminação, como veremos a seguir.

Tipos de Iluminação em sanca de gesso aberta

O grande desafio é evitar situações como o escurecimento central e a falta de contraste de luz nas laterais.

sanca de gesso aberta

Iluminação em sanca de gesso aberta

Sendo assim, a forma mais adequada para iluminar sancas abertas, é  fazer uma combinação de iluminação direta nas laterais e iluminação difusa no centro do ambiente.

Porque desta forma é possível criar contrastes e efeitos decorativos nas laterais com o uso de spots, e para o centro, através de um plafon, ou pendente, ou perfil de LED, por exemplo, obter uma iluminação geral e difusa.

sanca de gesso aberta

Iluminação em Sanca de Gesso Aberta

Leia também >>> Teto ou Sanca de Gesso com Spot ou Led

 

Sanca de Gesso Fechada

Esse é o tipo de sanca que não tem aberturas, apenas um rebaixamento do forro em relação à laje. 

É o tipo mais comum e que proporciona um aspecto mais clean, ideal para ambientes minimalistas.

O ponto favorável é a possibilidade de distribuição dos circuitos de luz, porque a fiação ficará oculta e as luminárias poderão ser dispostas e acesas conforme a necessidade do ambiente.

sanca de gesso fechada

Iluminação em sanca de gesso fechada

Isso facilita o projeto de iluminação, amplia as possibilidades e auxilia na economia, aumentando a vida útil das luminárias, pois não precisarão estar todas acesas ao mesmo tempo.

sanca de gesso fechada

Iluminação em sanca de gesso fechada

Tipos de Iluminação em Sancas Fechadas

A sanca fechada é muito versátil para a iluminação. Podem ser usados spots com luz direta em determinados pontos, plafons para uma iluminação geral difusa, pendentes para iluminação decorativa. Possibilita ainda, a combinação com a sanca invertida em determinados locais o que oferecerá também iluminação indireta e difusa, conforme vimos anteriormente.

Combinação de sanca de gesso fechada e sanca invertida

Combinação de sanca fechada e sanca invertida

Sanca Ilha

Este tipo de sanca é feito com um segundo rebaixamento no forro,  com a função de destacar o que estará embaixo dela, geralmente, mesas de jantar ou pontos específicos para evidenciar detalhes. 

Tipos de Iluminação para Sanca Ilha

Sancas do tipo ilha pedem iluminação decorativa. É possível utilizar a iluminação indireta no seu entorno, através de fitas de LED, por exemplo, e no centro uma iluminação difusa e decorativa, com um pendente, lustre, ou até mesmo um plafon elaborado.

sanca de gesso ilha

Iluminação em Sanca do tipo Ilha

Confira >>> Certo X Errado na Iluminação Residencial

Existem muitos formatos para utilizar e você pode fazer isso dentro do seu orçamento e da forma que melhor combinar com o estilo de decoração escolhido para a sua casa e de acordo com sua criatividade.

Quer se aprofundar ainda mais nesse conteúdo? No vídeo abaixo que inspirou esse artigo, o designer Bruno Mantovani explica sobre isso utilizando o próprio apartamento como forma de demonstrar as opções disponíveis, confira:

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

z Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.