Blog

Iluminação em Sancas de Gesso: Tudo o que você precisa saber!

Publicado em 21/05/21 por Empório Luz.

Iluminação em Sancas de Gesso

Iluminação em Sancas de Gesso: Tudo o que você precisa saber

Fala galerinha iluminada! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre Sancas de gesso, os tipos existentes e a iluminação mais adequada para cada um deles.

Você pensa em utilizar sancas de gesso nos seus ambientes, mas, ainda tem dúvidas? Já utiliza e quer algumas dicas para favorecer o ambiente? Então, leia esse artigo até o final que iremos esclarecer esses pontos!

O que é Sanca de Gesso?

As sancas são métodos de modelagens feitas no gesso, utilizadas para fazer o acabamento nos pontos entre paredes, tetos e lajes. Existem muitas possibilidades e vamos ressaltar o uso para compor a decoração e proporcionar efeitos diferenciados de iluminação.

Materiais Utilizados na Fabricação

As sancas geralmente são confeccionadas em gesso comum, ou em gesso acartonado, também conhecido por drywall. Entre as diferenças, destacamos a composição dos materiais e as formas de fixação que irão influenciar diretamente a qualidade, durabilidade e segurança a longo prazo, veja:

  • O gesso comum é composto por placas de gesso com 2 centímetros de espessura, em média. Para fixação, as placas são encaixadas  e suspensas por arames. Para o acabamento das emendas, utiliza-se massa de gesso.
  • O gesso acartonado ou drywall são placas compostas por gesso natural e aditivos. A fixação é feita por meio de perfis de aço galvanizado, fixados por parafusos.

O custo do drywall é mais elevado que o custo do gesso comum, mas é possível ver a diferença entre os materiais já no ato da instalação. O drywall quando comparado ao gesso comum, possui placas mais maleáveis o que dificulta o aparecimento de rachaduras ou trincas, e a execução da obra em si, é mais rápida, limpa, e sem desperdícios.

 A médio e a longo prazo, o drywall tem menor probabilidade de ficar com o aspecto amarelado devido ao acabamento, e também, é uma opção mais segura. Existem placas de drywall com diferentes níveis de proteção, tendo inclusive, placas com graus de resistência ao fogo.

Sendo assim, comparando o custo benefício geral, a opção  mais vantajosa é o drywall.

Os principais tipos de Sanca

Nos projetos de construção e arquitetura, são 4 os tipos de sancas mais utilizados, sendo eles: sanca invertida, sanca aberta, sanca fechada e a sanca ilha.

Vamos detalhar cada tipo:

Sanca Invertida

A sanca invertida possui abertura em direção a parede, com distância de aproximadamente 15 centímetros, causando a impressão de teto flutuante.

É um formato bastante versátil que permite combinações com um outro tipo de sanca, a fechada, que veremos mais adiante. Pode ser usada em diversos espaços, como corredores, banheiros, divisórias de ambientes, quartos e se bem executada, se torna um recurso excelente de iluminação.

Sanca Invertida com Iluminação Indireta e Difusa

Sanca invertida combinada com sanca fechada

Tipos de Iluminação para Sanca Invertida

A luz gerada por fitas e placas de LED,  ou até mesmo, lâmpadas tubulares, pode ser direcionada para a parede ou teto e refletida nos ambientes, proporcionando um efeito de luz indireta, conforme podemos observar nas bordas da sanca na imagem abaixo.

Iluminação em Sanca Invertida

Iluminação em Sanca Invertida

Dependendo do formato e desenho projetado para a sanca invertida, é possível também obter uma iluminação difusa, proporcionando luz suave de forma geral ao ambiente e sem gerar muitos contrastes e sombras.

Esse tipo de iluminação com proposta mais intimista e aconchegante em ambientes com sanca invertida é possível porque o ponto focal fica oculto, e apenas o seu reflexo visível. Então, com este efeito é possível obter uma iluminação confortável e sem ofuscamento.  Uma possibilidade bastante comum, é utilizar o espaço entre a sanca invertida e a parede para embutir cortinas e deixá-las iluminadas.

Cortineiro Iluminado

Cortineiro Iluminado

Para adequar ainda mais a iluminação do ambiente, deixamos como dica que você invista na dimerização, pois desta forma, a luz sempre estará em conformidade com a atividade executada no ambiente.

 

Veja: Luz Direta, Indireta e Difusa

 

Sanca de Gesso Aberta

A sanca de gesso aberta era muito comum nos anos 90. Possui as extremidades fechadas e abertura em direção ao centro do ambiente.

Existem algumas possibilidades de desenhos e formatos para sanca abertas que podem favorecer e personalizar os ambientes, mas, este é o tipo de sanca que exige mais cuidados referentes a manutenções. Isso porque a abertura central favorece ao acúmulo de poeira e sujeira, e também, requer uma atenção maior com a iluminação, como veremos a seguir.

Tipos de Iluminação para sanca de gesso aberta

A iluminação de sancas abertas deve ser pensada com o objetivo de evitar situações como o escurecimento central e a falta de contraste de luz nas laterais.

Iluminação em Sanca de Gesso Aberta

Iluminação em sanca de gesso aberta

Sendo assim, a forma mais adequada para iluminar sancas abertas, é  fazer uma combinação de iluminação direta nas laterais e iluminação difusa no centro do ambiente. Porque desta forma é possível criar contrastes e efeitos decorativos nas laterais com o uso de spots, e para o centro, através de um plafon, ou pendente, por exemplo, obter uma iluminação geral e difusa.

Iluminação em Sanca de Gesso Aberta

Iluminação em Sanca de Gesso Aberta

Existem outras possibilidades, por exemplo, utilizar uma iluminação por dentro da sanca e iluminar o ambiente de forma indireta, ou ainda, preencher apenas a lateral com spots na tentativa de fazer a iluminação geral. Mas, ambas as formas se esbarram no problema comum: a tendência de escurecimento e sombras no centro do ambiente.

 

Leia também >>> Teto ou Sanca de Gesso com Spot ou Led

 

Sanca de Gesso Fechada

Esse é o tipo de sanca que como o nome sugere, não tem aberturas, apenas um rebaixamento do forro em relação à laje, e o teto fica liso. 

É o tipo mais comum e que proporciona um aspecto mais clean, sem muitos detalhes e formatos diferentes, ótima para ambientes minimalistas.

 O grande ponto favorável é a possibilidade de distribuição dos circuitos de luz, porque a fiação ficará oculta e as luminárias poderão ser dispostas e acesas conforme a necessidade do ambiente.

Iluminação em Sanca de Gesso Fechada

Iluminação em sanca de gesso fechada

Isso facilita o projeto de iluminação, amplia as possibilidades e auxilia na economia, aumentando a vida útil das luminárias, uma vez que não precisarão estar todas acesas ao mesmo tempo.

Iluminação em sanca de gesso fechada

Iluminação em sanca de gesso fechada

Tipos de Iluminação em Sancas Fechadas

A sanca fechada é muito versátil para a iluminação. Podem-se usar spots com luz direta em determinados pontos, plafons para uma iluminação geral difusa, pendentes para iluminação decorativa. Possibilita ainda, a combinação com a sanca invertida em determinados locais o que oferecerá também iluminação indireta e difusa, conforme vimos anteriormente.

Combinação de sanca fechada e sanca invertida

Combinação de sanca fechada e sanca invertida

Sanca Ilha

Este tipo de sanca é feito com um segundo rebaixamento no forro,  com a função de destacar o que estará embaixo dela, geralmente, mesas de jantar ou pontos específicos em que se queira evidenciar detalhes. Cria também o efeito de teto flutuante.

Tipos de Iluminação para Sanca Ilha

Sancas do tipo ilha pedem iluminação decorativa. É possível utilizar a iluminação indireta no seu entorno, através de fitas de LED, por exemplo, e no centro uma iluminação difusa e decorativa, com um pendente, lustre, ou até mesmo um plafon elaborado.

Iluminação em Sanca

Iluminação em Sanca do tipo Ilha

Confira >>> Certo X Errado na Iluminação Residencial

Existem muitos formatos para utilizar e você pode fazer isso dentro do seu orçamento e da forma que melhor combinar com o estilo de decoração escolhido para a sua casa e de acordo com sua criatividade.

Quer se aprofundar ainda mais nesse conteúdo? No vídeo abaixo que inspirou esse artigo, o designer Bruno Mantovani explica sobre isso utilizando o próprio apartamento como forma de demonstrar as opções disponíveis, confira:

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e decoração? Entre em contato com a nossa equipe!

 

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat