Blog

Seu LED está piscando? Entenda o motivo

Publicado em 05/03/21 por Empório Luz.


Clique e ouça esta publicação:


Fala galerinha iluminada, muita luz por aí?

Sabemos que a instalação elétrica e o projeto de iluminação da nossa casa não são brincadeira, não é mesmo? Durante o percurso, algumas coisas podem acontecer para que sua lâmpada pare de funcionar ou para que seu LED comece a piscar. Normalmente há um discurso de, “o eletricista fez errado” ou “a lâmpada não presta”. Sabemos que sim, ocorrências podem acontecer, mas vamos sair do senso comum? Para que possamos te ajudar, trouxemos 5 motivos que podem fazer com que a sua lâmpada de LED comece a piscar. Vamos lá?

Luminárias

 

1 – Má instalação e dimensionamento

 

Antigamente a instalação elétrica das casas eram diferentes das que são feitas hoje, a tecnologia e projetos mudaram muito, mas ainda encontramos muitas moradias com esse tipo de construção.

Quem aqui lembra que era permitido apenas um chuveiro por vez? Ou que não podia ligar ferro, chuveiro, máquina de lavar e luminárias ao mesmo tempo? A instalação era em fusivel, tudo junto e o disjuntor não aguentava a carga e desligava.  Esse exemplo, é o que chamamos de caso de dimensionamento. É um motivo para que sua rede elétrica se sobrecarregue, e para que seu LED comece a piscar. Esse é o seu caso? Deixe aqui seu comentário!

 

Leia também >>> Fios elétricos – Onde usar cada cor?

Ilustração de Instalação Elétrica

Ilustração de Instalação Elétrica

Um outro exemplo que pode comprometer não só a fiação, mas como a sua instalação, é se a sua estação “fase” estiver ligada junto ao neutro em sua lâmpada, sem o retorno ideal que vai até o interruptor. Então, atente-se a essa questão. Converse com o seu eletricista. Você pode conferir na prática a indicação de cada fio no vídeo abaixo:

 

 

2 – Indução eletromagnética

Passagem de Fios

Ilustração de Passagem de Fios

Interligado ao primeiro motivo, o nosso segundo motivo fala sobre o campo eletromagnético. Imagine que você possui um conduíte que recebe toda a fiação. Então, o ideal neste conduíte é passar poucos fios, mas por qualquer motivo esse conduíte está recebendo inúmeros fios, como no exemplo abaixo.

Passagem de Fios

Ilustração de Passagem de Fios

Imagina como a sua rede não ficará sobrecarregada e o calor que tantos fios não vão gerar? O resíduo de tensão passará por essa fiação e esse mesmo resíduo no acende e apaga trará o piscar do seu LED. Evite essa indução.

 

3 – Luz Piloto

Interruptor com Luz Piloto

Interruptor com Luz Piloto

Você já reparou que em alguns modelos de interruptor, há uma luz que pode te auxiliar no escuro para chegar até ele? Normalmente encontramos essa luz piloto em verde ou vermelho. Essa luz é feita de LED, consome 0,1 watt, mas, apesar desse número ser extremamente baixo, é possível que por conta do consumo de energia, seu LED comece a piscar. Então se o motivo 1 e o motivo 2 não se encaixam para você, e na sua casa há um interruptor neste modelo, elimine essa opção.

 

4 – Dissipação de calor

Explicação Sobre Dissipação de Calor

Bruno Mantovani em gravação de vídeo sobre lâmpadas de LED.

Você sabia que o LED também esquenta? Sim! Se você deixar a sua lâmpada de LED ligada por uma hora, por exemplo, e pegar no drive dela, será possível perceber que sim, ela esquentou. E todo componente de calor precisa de ventilação, então é necessário o gerenciamento de calor. Se a sua lâmpada está esquentando muito, pode fazer com que seu LED comece a piscar.

Leia também >>> Lampada de LED esquenta?

 

5 – Lâmpada Dimerizável

Lâmpada Dimerizável AR70

Lâmpada Dimerizável AR70

Antes de comprar uma lâmpada, e caso seja essa a sua vontade, confira se ela é específica para ser dimerizável, pois nem todas são. 

É possível conferir essa informação na caixa da lâmpada ou com o vendedor também. Na imagem abaixo você perceberá que o modelo que está em cima não é permitido dimerização e a que está embaixo é permitido.

Informação sobre Dimerização

Caixas de Lâmpadas

Informação na Caixa sobre DimerizaçãoEntão quando você utiliza uma lâmpada que não permite dimerização e colocar em uma dimerização seja analógica, automática ou digital, seu LED pode sim começar a piscar ou como chamamos, flicar.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.