Blog

4 excelentes dicas de iluminação para jardim que você precisa saber

Publicado em 14/05/21 por Empório Luz.

Iluminação para Jardim

Iluminação para Jardim

Fala galerinha iluminada! Tudo bem?

Neste artigo preparamos um compilado com 4 dicas que você precisa saber para ter a melhor iluminação para jardim, obtendo a melhor luminosidade e dando foco nas texturas das plantas, pedras e ambientes vivos. Saiba quais cuidados e quais melhores peças são utilizadas nestes ambientes. Nos acompanhe neste post e conheça as diferenças entre os produtos utilizados, além de quando é melhor utilizar cada um deles. Vamos lá?

Dica 1: O que usar nos famosos fincos do jardim

Quando se fala de iluminação para jardins, logo vem à mente o finco ou também conhecido como espeto, que é um dos elementos mais usados na iluminação destes locais. A parte debaixo é fincada na terra, dando sustentação ao produto.

Iluminação para Jardim

Iluminação para Jardim – Finco

As lâmpadas mais usadas neste caso são as amarelas. Além disso, pode ser utilizada a cor âmbar (mais alaranjada), que é um tom bastante utilizado para iluminação de plantas e áreas naturais.

Solução: use LED

Seguindo o mesmo padrão, no entanto com mais recursos, temos a versão atual com LED acoplado. Possui também as mesmas cores do finco comum, ou seja, amarelo, âmbar e verde.

Alguns deles têm até mesmo lente polarizada, o que permite  ter uma luz que mude de acordo com ajustes feitos no equipamento. Ela é feita para aguentar as diferentes alterações climáticas do ambiente e é muito utilizada para iluminação de plantas ou de caminhos escuros.

 

Dica 2: Embutidos de solo são uma boa opção para realçar formas e texturas

Os embutidos de solo também são peças muito utilizadas na iluminação de quintais e hortas, eles trazem climas ao ambiente tornando-o agradável e atraente, além de realçar formas e texturas presentes ali. Ela possui cabo PP e isolamento traseiro, tendo uma parte plástica que é acoplada na terra. Algumas possuem grades, o que permite que sejam colocadas em áreas de grande circulação, onde as pessoas possam pisar, por exemplo.

Um dos lugares onde ela costuma ser utilizada é no balizamento de casas de campo, iluminação de jardins, casas na praia e lugares desse gênero. Existem opções com ou sem grade, e as cores do acabamento também variam bastante, como branco, inox, marrom, preto e cobre.

Iluminação em Jardim

Iluminação em Jardim – Embutidos de Solo

Os embutidos menores

Os embutidos diminuíram de tamanho, e assim, por serem menores, seus feixes de luz são mais focados, sendo interessantes para iluminações pontuais, por exemplo. No caso do embutido menor, ele é muito interessante para usar a iluminação como detalhe, como no caso dos decks de madeira.

Como é algo usado para detalhes, existem inúmeras cores que podem ser utilizadas, como preto, marrom, branco, entre outras. Isso vai depender de cada projeto.

 

Dica 3: Aposte nas versáteis fitas de LED

As fitas podem ser utilizadas para iluminação de caminhos e entornos, dando um aspecto diferenciado. Na hora de escolher fitas de LED, deve-se escolher o tipo certo e com índice de proteção adequado ao ambiente, já que isso influencia diretamente no funcionamento delas. Não se pode escolher, por exemplo, as fitas IP20, já que elas não possuem proteção contra umidade. Sendo assim, as fitas devem ter no mínimo IP65 e  devem ser ligadas com drivers 12V ou 24V, que tenham IP67, no mínimo. Também deve seguir a norma da ABNT para instalação nesses modelos indicados.

 A vantagem da fita é que ela pode se adaptar ao ambiente com diferentes formatos, como no caso de curvas.

Iluminação em Jardim

Iluminação em Jardim – Fita de LED

 

Dica 4: Use postes para decorar e aumentar a segurança do local

Os postes são uma das peças de iluminação no paisagismo que mais fazem diferença no ambiente, além de segurança durante a noite. Existem em diversos tamanhos, podendo chegar até 2 metros ou mais em alguns casos. Alguns já tem LEDs acoplados, tendo uma angulação que ilumina o chão, sendo úteis para o balizamento do caminho.

Iluminação em Jardim

Iluminação em Jardim – Postes

Existem outros tipos nos quais a fonte luminosa fica por dentro, havendo um encaixe superior que funciona como destaque da peça. As cores variam entre o branco, preto e marrom. Existem também designs mais diferenciados, com um apelo mais lúdico, o que pode ser interessante dependendo do que você procura iluminar.

Quer uma iluminação para o seu ambiente?

Se você também quer uma iluminação como a que mostramos aqui, visite nossa loja virtual! Lá você poderá encontrar inúmeras peças que serão úteis para a iluminação do seu lar, não deixe de conferir!

Se você quiser algo mais aprimorado, fale conosco através dos nossos canais. Teremos prazer em criar um projeto luminotécnico para você.

Contatos

Telefones: (55) 11-2076-0966 / 2076-1218

WhatsApp: (11) 97074-4298

E-mail: contato@emporioluz.com.br

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.