Blog

Como a Orientação Solar interfere nos ambientes

Publicado em 02/12/22 por Karen Cruz.

Orientação Solar

Entre os fatores que contribuem para a composição de um ambiente agradável em termos de climatização e iluminação está a Orientação Solar.

Você já ouviu falar sobre isso? 

Se você está planejando comprar um imóvel, construir em um terreno ou até mesmo realizar uma reforma para mudanças no ambiente, sugerimos que considere esse fator e pesquise sobre esse assunto. 

E para começar, você pode continuar lendo este artigo, porque você verá:

  • O que é orientação solar;
  • Quais as faces e como elas interferem no ambiente;
  • Como a iluminação artificial pode agregar;
  • Como tornar o ambiente mais agradável e aconchegante;

Quer entender mais sobre o tema? Então leia nosso artigo até o final!

O que é Orientação Solar?

Para entendermos melhor isso, será necessário retomar à geografia.

A Orientação Solar é a trajetória que a Terra faz em torno do sol no decorrer do ano, resultando nas quatro estações, que são, primavera, verão, outono e inverno e também na duração dos dias.

A incidência de luz solar e, por consequência, a predominância de temperaturas mais baixas ou elevadas, também está relacionada à posição geográfica em relação aos hemisférios norte e sul, que são delimitados pela Linha do Equador.

Países do hemisfério norte recebem a luz do sol em quantidade menor e por isso têm temperaturas mais baixas. Ao contrário dos países do hemisfério sul, que têm maior quantidade de luz solar e, portanto, temperaturas mais quentes.

O Brasil, por exemplo, está localizado no hemisfério sul, e tem as regiões Norte e Nordeste próximas à Linha do Equador, então isso  justifica as temperaturas altas  que são características dessas áreas. 

Por outro lado, na região Sul do nosso país, que é mais distante da Linha do Equador, há a predominância de temperaturas mais baixas.

Sendo assim, a Orientação Solar é um fator que influencia diretamente a climatização e iluminação do espaço, pois, quanto maior a incidência de sol, mais quente o local será, e também, maior será a incidência de luz natural agindo ali.

Como saber qual é a orientação solar de um imóvel?

Essa é uma outra pergunta para a qual iremos recorrer à geografia, desta vez, relembrando os pontos cardeais.

Os pontos cardeais são os principais pontos de orientação no espaço terrestre, sendo: Norte, Sul, Leste e Oeste.

A representação gráfica desses pontos se dá pela figura da rosa dos ventos, que veremos na imagem à seguir:

Rosa dos Ventos

Rosa dos Ventos

Para uma orientação precisa, o mais indicado é a utilização da bússola, mas caso não tenha uma, alguns aplicativos de smartphones podem auxiliar nisso.

Uma outra forma bastante comum é analisar o nascer e o pôr-do-sol.

O Sol nasce ao leste e se põe ao oeste. Então, se você não tiver uma bússola disponível, esses são momentos estratégicos para fazer visitas ao imóvel antes da compra ou construção para ter precisão da orientação solar.

De que forma a Orientação Solar interfere nos imóveis?

Como já dissemos no início deste artigo, a orientação solar interfere diretamente no conforto térmico e na luminosidade natural do ambiente, e isso varia de acordo com a coordenada na qual o imóvel é construído, entenda:

Norte: Este é o ponto em que há maior incidência solar, independente da estação do ano.

Sul: Recebe luz solar direta apenas no verão, e ainda assim, em quantidades menores que as demais coordenadas.

Leste: Tem maior incidência solar no período da manhã.

Oeste: O sol incide com maior intensidade no período da tarde, ou seja, entre 12h e 16h.

Diante disso, ao construir ou reformar um imóvel, para análise de orientação solar deve-se dividir os ambientes em dois grupos, que podem ser definidos como ambientes de permanência transitória e ambientes com permanência prolongada, conforme veremos a seguir.

Orientação Solar e os cômodos do imóvel

Ambientes voltados para a face norte recebem incidência solar na maior parte do dia, e são mais agradáveis, arejados e iluminados, detalhes  que promovem o bem-estar natural. Desta forma quartos e salas, que são espaços de permanência prolongada, devem ter prioridades e serem voltados para a face norte.

Os espaços voltados para a face sul são os que menos recebem incidência solar, e por consequência tem temperaturas mais amenas e geralmente, têm mais umidade. Opte então por construir garagens, lavabos, dispensas e ambientes onde as pessoas fiquem o menor tempo possível voltados para a face sul.

É característico da face leste maior incidência solar pela manhã. Desta forma, locais onde as pessoas passam mais tempo durante a manhã como cozinhas, tanto para o café da manhã, como também para a realização de afazeres domésticos, devem ser voltados para a face leste. 

Cabe aqui considerar de que em regiões mais quentes, como norte e nordeste, a face leste é a ideal para os ambientes de permanência prolongada, como quartos e salas. Porque desta forma eles receberão o sol da manhã, que é mais brando que o sol da tarde, contribuindo para conforto e equilíbrio climático.

Por último, citamos os ambientes de face oeste, que recebem o sol em seu período mais intenso, que é entre 12h e 16h. Sendo assim, opte por deixar na face oeste ambientes como piscinas, áreas de lazer, varandas e quintais.

Como a iluminação artificial pode auxiliar?

A luz artificial tem um efeito compensador. Neste caso, auxilia no equilíbrio em contextos onde há ausência de luz natural.

Então, você pode equilibrar luzes diretas, indiretas ou difusas com maior ou menor intensidade para deixar os ambientes com a luminosidade adequada às atividades que serão executadas neles.

É necessário pensar de forma estratégica para que a luz artificial eleve o ambiente, sem destoar da iluminação natural já existente, cuidando para não deixar o ambiente poluído.

Como deixar a temperatura do ambiente mais confortável?

Neste ponto, assim como a iluminação artificial, alguns recursos servem para compensar excessos e faltas na climatização do ambiente. Se no ambiente tem excesso de luz e por consequência calor, é possível optar por brises para reter a luz do sol, e pela climatização artificial, com ar condicionado e ventiladores, por exemplo.

Se a falta de sol torna o ambiente muito frio, o uso de lareiras além de trazer um charme especial, auxilia também no conforto térmico dos ambientes, deixando-os mais aquecidos.

Outros utensílios como tecidos em tapetes, estofados e cortinas também podem ajudar nesta tarefa de manter os ambientes mais aquecidos.

Escolha seu imóvel de forma consciente, posicionando-o para a face que melhor irá beneficiá-lo e use criatividade e estratégia para compensar os pontos negativos de cada face e obter um ambiente agradável e acolhedor.

Se você precisar de dicas e um projeto luminotécnico, entre em contato conosco que teremos prazer em te ajudar.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.