Blog

Iluminação e bem-estar: quando a luz faz total diferença para o bom funcionamento do seu corpo

Publicado em 28/05/21 por Empório Luz.

Iluminação e Bem-estar

Iluminação e Bem-estar

No dia a dia, em nossa rotina, acabamos por não nos dar conta do quanto a iluminação e bem-estar estão interligados. Seja com luz solar ou artificial, a iluminação correta se faz necessária tanto nas horas de lazer e conforto, e momento de realizar alguma atividade importante. Como também deve ser adequada para nossos olhos em determinados ambientes, dependendo da nossa necessidade de utilização daquele espaço.

Alguns exemplos podemos adiantar, que serão abordados de maneira mais profunda adiante, são os problemas de cefaléia e irritabilidade que sentimos por influência de luz inadequada em um ambiente de descanso, prejuízos na visão devido esforço ou exposição a determinada luz.

Usada de forma correta, temos a iluminação do sol nos beneficiando com sua vitamina D, nos dando energia para começar o dia e nossas atividades sem exaustão, ou luz nos cômodos de descanso induzindo ao relaxamento e conforto por ter a medida certa de luz.

Influência da luminosidade em nosso ciclo circadiano

O ciclo circadiano, ou ritmo circadiano, se refere ao período de 24 horas em que nosso relógio biológico mantém o metabolismo e as demais atividades e os processos biológicos do corpo como, sono e vigília influenciados pela exposição da luminosidade que recebemos ao longo do dia.

Iluminação e Bem-Estar: Ciclo Circadiano

Ciclo Circadiano

Isso acontece porque o cérebro é estimulado de forma diferente durante o dia ou a noite, produzindo hormônios como o cortisol e a melatonina, alterando a temperatura corporal e regulando o metabolismo, determinando se as pessoas vão permanecer acordadas ou adormecer.

Existem fatores que podem desregular nosso ciclo circadiano, são eles: dormir tarde, horários de trabalho (quem trabalha de madrugada, por exemplo), mudança nos horários de refeições, fuso horário em viagens, e até mesmo horário de verão. Com isso, alguns sintomas podem como cansaço excessivo, problemas de concentração, dores de cabeça e mudanças de humor (irritabilidade).

Cada pessoa possui um relógio biológico próprio, sendo assim, classificam-se como matutinas, vespertinas ou intermediárias, e isso vai ocorrer segundo o período de sono e vigília de cada um. Esses períodos se apresentam durante as 24h do dia.

Iluminação recomendada para o bem-estar em cada ambiente

Para cada cômodo da casa, existe uma necessidade específica na utilização daquele ambiente em que a iluminação terá que atender às diferentes exigências relacionadas a conforto, atividades que requerem precisão, socialização e outros.

Iluminação da cozinha

Um ambiente como a cozinha exige uma luz que evite fadiga para que atividades que exigem concentração sejam executadas. Além de ser necessária uma iluminação uniforme deixando de lado as variações de tonalidades, evitando distorção das cores dos alimentos.

Iluminação e Bem Estar - Cozinhas

Iluminação em Cozinha

A medida da temperatura em Kelvin, apresentando valores menores, correspondem ao tom amarelado e os maiores ao tom branco azulado. Ainda nesse caso, a recomendação para luz na cozinha é a luz natural do dia através de janelas e telhas de vidro, por exemplo, como aliados para o conforto visual. As fontes luminosas difusas têm grande importância, pois são basicamente luminárias com difusores de acrílico ou vidro que “espalham” a luz e fica uma luz uniforme, ideal para locais de trabalho. O mesmo para área de serviço/lavanderia.

Para residência em 90% dos casos temos usado entre 2700K e 4000K. Para cozinha, quebrando o mito da luz branca  6500K (que, em geral, é indicado para cozinha industrial) é a luz do meio-dia.

Com um distanciamento de um metro da fonte de luz, luminárias suspensas podem ser utilizadas trazendo elegância ao espaço no momento do jantar. A regra da luz que evite fadiga é válida ainda para outros lugares, como a lavanderia, permitindo que se identifique rapidamente manchas nas roupas. Em relação às distâncias das peças, vai variar de acordo com pé direito, refletância, ângulo de abertura da fonte de luz, entre outros.

Iluminação da sala de estar

Quando o assunto é iluminar a sala de estar, se espera e se procura deixar o mais personalizado possível, com estilo e conforto. Visto que é o cômodo que irá atender o momento de lazer, descanso, momentos em família e amigos. O ambiente deve ser aconchegante e satisfatório durante as horas que serão dispostas a ele, a dica é optar por modelos de luz mais quente. Essa é sempre uma boa escolha, fornecendo luz suave e indireta. Preste atenção apenas na posição, para não direcionar a luz diretamente para a TV, principalmente a tela.

Luz indireta proporciona conforto visual sem que interfira na imagem reproduzida na TV.

A forma na qual os móveis estão distribuídos no ambiente, além de o tamanho e a iluminação também são fatores que têm relação direta com o distanciamento apropriado da TV. O distanciamento indevido desses itens podem ocasionar problemas de saúde, como, por exemplo dores de cabeça e na vista. 

Na ilustração a seguir, é possível ter ideia do distanciamento necessário entre nossa vista e a televisão:

Distanciamento Correto entre Sofá e Televisão

Distanciamento entre Sofá e TV

Para a decoração, fica a critério de quem vai usufruir do espaço. É o momento de liberdade e criatividade para ousar e combinar diferentes cores, texturas, objetos decorativos e luminárias.

Iluminação do escritório

Escritórios são espaços destinados a atividades de trabalho e leitura, e para exercer tais atividades, se faz necessária uma iluminação ajustável para cada momento do dia em que o ambiente será utilizado. 

Iluminação em Escritório

Iluminação em Escritório

O intuito do ambiente e a luz que ele exige, ajudará a quem utiliza, a se manter concentrado e produtivo. Evitando distrações e cansaço. A luz de destaque e foco são recomendadas, por ser um ambiente que possui muitas vezes livros, escrivaninha, objetos de decoração como imagens ou troféus, etc.

Recomendação usar luz difusa, assim como na cozinha, podendo ser com luminárias com placa de LED, pode ser perfis de LED de embutir ou até pendentes discretos sobre a mesa, super em alta.  A luz pontual no ambiente de trabalho a recomendação é para dar destaque a algo, e nesse caso pode ser os livros, diploma, quadro na parede, mas não usar luzes pontuais no escritório na totalidade.

Iluminação do quarto

Se já foi falado sobre a importância da luz solar anteriormente, o quarto é o cômodo mais apropriado para se ter a incidência do sol da manhã. Colaborando e interferindo diretamente em seu relógio biológico, dando energia e colaborando para um despertar natural.

Iluminação e Bem-Estar - Quartos

Iluminação Natural

Com a chegada do entardecer, e logo depois, o anoitecer, a iluminação artificial se faz necessária. As melhores escolhas de iluminação nesse momento são o uso de luminárias além de uma fonte central. 

Para os amantes de livros, optar por um abajur ao lado da cama também é uma boa recomendação. Até mesmo para que se evite outras fontes luminosas prejudiciais como de eletrônicos ou fontes de luz contínuas. Com os celulares, por exemplo, é recomendado que não se use por pelo menos 2 horas antes de dormir. A luz emitida  pela tela do celular tem efeitos prejudiciais em vários âmbitos, mas se tratando principalmente de dormir bem e minimizar a insônia, deve ser um hábito a se extinguir. 

O Dimmer é um aliado no controle da intensidade da luz, servindo para o ajuste da luminosidade depositada no ambiente.

Iluminação e bem-estar - Ambiente com luz dimerizável

Ambiente com Luz Dimerizável

Veja como deixar a iluminação adequada para seu ambiente de estudo

Quando se está em um ambiente adequadamente iluminado, não existe esforço para ler, estudar e trabalhar, pois não favorece o desvio de atenção já que não há interferência da iluminação no exercício da leitura.

A luz natural do dia é a iluminação ideal para qualquer atividade, isso porque ela não atinge extremos sendo muito clara ou muito escura. Sendo assim, é interessante que a luz artificial simule esse tipo de  iluminação. Outro motivo é que, aproveitar as luzes da janela, evita a fadiga visual, causada também por sombras quando praticamos leitura.

Ao entardecer e anoitecer, ou simplesmente estando em ambientes privados de iluminação natural, procure controlar a luz de um jeito em que exista conforto durante a leitura. Lembre-se também de evitar que seu campo de visão esteja alcançando a lâmpada, pois isso gera ofuscamento.

As luzes mais prejudiciais aos olhos

A luz de LED emitida em aparelhos eletrônicos, computadores, TVs de LED, games, celulares e afins, atua também contra a saúde de nossos olhos, por estarem excessivamente expostos a ela. Essa é a luz que mais prejudica a nossa visão.

Ofuscamento Visual

Ofuscamento

Temos também a luz Azul-Violeta de Alta Energia (LVAE), como um dos principais fatores de prejuízo em nossa visão. A LVAE se trata de uma luz muito tóxica, com capacidade de causar danos na retina.

Sabendo disso, evite eletrônicos por longos períodos de tempo, assim como também é importante manter um distanciamento da tela. Ajustar a luz emitida por eles e evitar ofuscamento, são outras dicas importantes.

Sua saúde em primeiro lugar

Vimos até aqui que iluminação e bem-estar tem ligação direta um com o outro tanto no quesito saúde, como conforto visual e estético. Exigindo um olhar crítico para o planejamento luminotécnico desejado.

Neste artigo foi possível  aprender o quanto a iluminação de cada ambiente é importante para a saúde e desempenho das funções que o espaço propõe. Também vimos como devemos organizar a iluminação do espaço de estudo e como utilizar objetos de iluminação para garantir o foco, manter a atenção e não perder a concentração.

Quer conversar com um dos nossos especialistas em iluminação e ter um ambiente iluminado corretamente para o seu bem-estar? Entre em contato com a nossa equipe!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

 

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda quarta às 11h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.

WhatsApp chat