Curiosidades

Quando surgiram as luzes de natal?

Publicado em 01/12/23 por Karen Cruz.

Luzes de Natal

Luzes de Natal

O Natal, uma celebração que transcende fronteiras e conecta corações, é um momento especial que simboliza amor, paz e união. Hoje vamos falar sobre as luzes de natal, que compõe uma das tradições mais cativantes desta época do ano transformando cidades inteiras em um espetáculo de brilho e cor.

Aqui na Empório Luz, somos apaixonados por iluminação e por isso, resolvemos abordar como esse tema é fundamental para esta época do ano. Neste post, falaremos sobre a fascinante história das luzes de Natal, de quando surgiu até os dias atuais, explorando sua evolução e importância. Você, assim como nós também é encantado por essa época do ano? Então leia esse post até o final!🎄✨

A origem das luzes de natal

Os primeiros relatos sobre a iluminação de Natal são do século XVI, quando velas eram colocadas nas árvores para simbolizar a luz de Cristo. Entretanto, a tradição moderna das luzes de Natal tem suas raízes no século XIX, na Alemanha. O crédito por popularizar as luzes vai para o célebre Martinho Lutero, que, inspirado pela beleza das estrelas vista através das folhagens em uma noite de inverno, levou uma das árvores para casa, e na tentativa de reproduzir para a sua família o que havia contemplado, decorou-a com velas.

Essa prática gradualmente se espalhou pela Europa e América do Norte, ganhando destaque durante a Revolução Industrial com a introdução das primeiras luzes elétricas.

luzes de natal

Comemoração do Natal Germânico

Atualmente, as luzes de natal vão além das árvores e se estendem por fachadas de casas, jardins e até mesmo ruas inteiras. Os elementos mais utilizados incluem cordões de luzes LED, pisca-piscas, projetores de luz e decorações luminosas em diversas formas, desde estrelas até renas e bonecos de neve.

Luzes de natal

Decoração de Natal – Recife

 

3 Dicas para reaproveitar as luzes de natal

Que as luzes de natal são encantadoras e parte essencial do clima desta época do ano, não é segredo. Mas muita gente não sabe o que fazer com elas no decorrer do ano, se este é o seu caso, aqui vão três dicas simples:

1º Decoração de Ambientes

Mantenha a atmosfera acolhedora das festas durante o ano todo. Envolva as luzes em uma moldura ou coloque-as em potes de vidro para criar luminárias encantadoras.

Luzes de Natal

Reaproveitando as luzes de natal

2º Eventos Especiais

Utilize as luzes em eventos especiais, como aniversários e festas temáticas. Elas adicionam um toque mágico e festivo a qualquer celebração. O mesmo é válido ao receber amigos em casa para um momento descontraído.

3º Decoração ao Ar Livre
Transforme seu espaço externo com luzes de Natal. Envolva-as em árvores ou arbustos para criar um ambiente encantador nas noites de verão.

Luzes de Natal - área externa

Luzes de Natal – área externa

 

Principais cuidados na instalação e remoção das luzes de natal

Ao instalar e retirar as luzes de natal, é essencial seguir algumas precauções:

  • Certifique-se de que as luzes estão em boas condições e não apresentam fios expostos;
  • Evite sobrecarregar as tomadas elétricas para prevenir curtos-circuitos;
  • Ao instalar luzes ao ar livre, use produtos adequados para resistir às condições climáticas;
Luzes de natal

Montando decoração de natal

Quando desfazer a decoração de natal? O que diz a tradição?

Segundo a tradição, a decoração de Natal deve ser desfeita no dia 6 de janeiro, conhecido como Dia de Reis. Este dia marca a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. Em muitos países, especialmente na América Latina, é comum realizar festividades e desmontar as decorações nessa data.

Em alguns lugares, como os Estados Unidos e o Reino Unido, muitas pessoas optam por desmontar as decorações até o final de janeiro. A tradição varia, mas o espírito de manter a magia do Natal por um tempo extra é universal.

Guardando a decoração de natal

Guardando a decoração de natal

As luzes de Natal continuam a iluminar nossos corações e lares, conectando gerações e culturas ao redor do mundo. Desde sua origem modesta até as elaboradas decorações modernas, as luzes de Natal têm o poder de criar uma atmosfera única e mágica durante a temporada festiva. Ao seguir cuidados adequados e inovar na reutilização das luzes, podemos prolongar essa magia ao longo do ano. Que as luzes de natal continuem a brilhar e a nos lembrar da beleza e do espírito generoso desta temporada especial.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.