Blog

Iluminação Integrativa: criando ambientes harmônicos e eficientes

Publicado em 13/10/23 por Karen Cruz.

Iluminação integrativa

Iluminação integrativa

A maneira como projetamos e aplicamos a iluminação em nossos espaços tem um impacto profundo em nossa qualidade de vida, produtividade e bem-estar. A busca por ambientes que sejam simultaneamente acolhedores, funcionais e eficientes energicamente levou ao desenvolvimento do conceito de iluminação integrativa. Esta abordagem inovadora não se limita a simplesmente fornecer luz; ela considera cuidadosamente os aspectos da arquitetura, necessidades dos ocupantes e eficiência energética para criar espaços verdadeiramente excepcionais.

Neste artigo, exploraremos o que exatamente é a iluminação integrativa e como ela pode ser aplicada de forma prática nas residências. Vamos mergulhar nos elementos-chave desse conceito, destacando a mescla de luz direta, indireta e difusa, as temperaturas de cor e os tipos de luminárias que podem ser usados para criar ambientes ideais. Além disso, veremos algumas tecnologias de iluminação disponíveis para atingir esses objetivos.

A luz e o nosso organismo

Nosso organismo foi naturalmente preparado para lidar apenas com a luz solar. Fomos treinados biologicamente para acordar com o nascer do sol e dormir com a ausência dele. 

A luz elétrica facilitou o nosso dia a dia, possibilitando a realização de inúmeras tarefas no período noturno, esse fato é incontestável. Mas, em contrapartida, fomentou novas reações biológicas, fazendo com que nosso organismo sofresse as consequências de lidar com a luz em um período onde ela originalmente não existia.

Se analisarmos a luz do sol, ela tem todos os espectros de luz visível, que vai de 400 a 800nm, na seguinte sequência: violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. A luz artificial, de acordo com a temperatura de cor, estará dentro de alguma das faixas do espectro visível.

Ao nos expormos à iluminação artificial, nosso organismo interpreta como se a luz do sol estivesse constantemente presente. 

Isso causa um efeito em nosso cérebro como se a escuridão não chegasse, afetando nossa cronobiologia. A luz artificial e de telas em excesso degradam nossa retina ao longo do tempo com maior rapidez e intensidade, acelerando a degeneração macular. Veremos a seguir como se dá esse efeito ao longo do tempo.

Ciclo circadiano

Ciclo circadiano

Iluminação Integrativa

A iluminação integrativa é o termo que define a luz que tem como objetivo unir fatores visuais e não visuais, conectando três pilares: efeitos visuais, efeitos fisiológicos, efeitos psicológicos. A iluminação integrativa tem como objetivo gerar bem-estar físico, mental e emocional.

Características da iluminação integrativa

Reconexão com a natureza – A iluminação integrativa é sincronizada com os ciclos naturais do corpo humano.

Conexão entre áreas externas e internas – Proporcionando a interação entre a luz e o ambiente artificial com o externo e natural

Ativa aspectos sensoriais – Cria uma atmosfera que conecta as emoções dos usuários com experiências diferenciadas.

Flexibilidade – Luz personalizada e flexível para se adequar a cada momento do ambiente e às necessidades dos frequentadores do espaço.

Iluminação integrativa

Luz natural

Como aplicar a iluminação integrativa em residências

A iluminação integrativa em residências busca criar ambientes harmoniosos, funcionais e esteticamente agradáveis, considerando múltiplos aspectos de design de iluminação. Aqui estão algumas maneiras práticas de aplicar a iluminação integrativa em residências:

Mistura de Luz Direta, Indireta e Difusa

Luz Direta – Use iluminação direta para tarefas específicas, como leitura ou preparação de alimentos. Isso pode ser alcançado com luminárias de teto, como spots direcionáveis ou até mesmo pendentes.

Luz Indireta – Instale luz indireta para criar uma atmosfera suave e acolhedora. Isso pode ser feito com sancas de iluminação, luminárias embutidas no gesso ou fitas de LED ocultas.

Luz Difusa – A luz difusa ajuda a reduzir sombras e ofuscam a luz. Pode ser conseguida com lâmpadas difusoras ou luminárias de teto com difusores de luz.

Iluminação integrativa

Quarto de casal

Temperaturas de Cor

A temperatura de cor é um fator indispensável na iluminação integrativa. Ela deve ser o mais próxima possível em cor e intensidade da luz natural

Use lâmpadas com diferentes temperaturas de cor para criar atmosferas variadas em diferentes espaços da casa. Por exemplo, luzes brancas mais frias (maior temperatura de cor) funcionam bem em cozinhas, enquanto luzes mais quentes (temperatura de cor mais baixa) criam uma sensação aconchegante na sala de estar ou quarto.

Quando falamos em luz artificial, a temperatura de cor é um dos fatores que podem auxiliar na manutenção da homeostase circadiana, que ocorre quando conseguimos dormir e acordar de uma forma regulada e com qualidade. Isso porque por meio dela conseguimos ajustar os tons da iluminação e deixar os ambientes adequados para o período do sono, usando tons mais quentes, como âmbar e amarelo, e também para acordar, aumentando gradativamente a temperatura ao longo da manhã.

Iluminação integrativa - Fonte Pinterest

Iluminação integrativa – Fonte Pinterest

Veja mais >>> Temperaturas de cor

Técnicas para Melhorias dos Ambientes

Dimmers

Instale dimmers para controlar a intensidade da luz e ajustá-la de acordo com a necessidade e o ambiente. Isso oferece flexibilidade para criar diferentes cenários de iluminação.

Clarabóias ou teto de vidro

A iluminação vinda do teto por meio de clarabóias ou tetos de vidro pode ser uma maneira eficaz de trazer luz natural para o interior da casa e criar uma conexão com o ambiente externo.

Iluminação externa integrada
Planeje a iluminação externa para destacar a arquitetura da casa, o paisagismo e áreas de estar ao ar livre. Isso pode melhorar a segurança e a estética noturna da residência.

Sistemas de automação residencial

Considere a integração de sistemas de automação residencial para controlar a iluminação de forma conveniente por meio de dispositivos móveis, permitindo programações, ajustes de intensidade e cenários de iluminação.

Com esses sistemas você pode, por exemplo, reduzir a intensidade de luz interna ao entardecer, deixando a iluminação artificial o mais próxima possível ao pôr-do-sol.

Iluminação de Armários e Prateleiras

Adicione iluminação interna aos armários e prateleiras para melhorar a visibilidade e a estética, além de criar pontos focais em espaços de armazenamento.

Iluminação integrativa

Iluminação integrativa – tela tensionada nos nichos

Iluminação de corredores e escadas
Certifique-se de que os corredores e escadas estejam bem iluminados para evitar acidentes e criar uma sensação de amplitude.

Iluminação natural 

Aproveite ao máximo a luz natural, garantindo que janelas sejam amplas e limpas e usando cortinas ou persianas que permitam o controle da entrada de luz.

Estudos indicam que maior exposição à luz natural entre 14 e 18 anos, reduz em até 25% a probabilidade do desenvolvimento de miopia na meia-idade.

Lembrando que a chave para a iluminação integrativa em residências é a flexibilidade e a adaptação às diferentes necessidades e usos dos espaços. Cada ambiente pode ser personalizado para criar uma atmosfera acolhedora, funcional e esteticamente agradável, levando em consideração os aspectos mencionados acima.

Iluminação Integrativa Fonte - ArchDaily Brasil

Iluminação Integrativa Fonte – ArchDaily Brasil

Tecnologias em luminárias para iluminação integrativa

Full Spectrum

Não dimerizável e contém o espectro de luz total, igual ao emitido pela fonte luminosa, é fidedigno. Aconselhável para iluminação integrativa, pois é fácil de ser aplicável em locais que busquem maior sintonia com o sono de vigília.

Warm-Dimming

Atmosfera mais aconchegante, varia entre 1800 e 3000K. A luz é a ideal para o período noturno e tem temperatura de cor diretamente proporcional à intensidade.

White Tunable

Variam entre 2700k a 6500k e buscam mimetizar as atmosferas propostas pela luz solar ao longo do dia. O ponto de atenção é que nem sempre a temperatura de cor é correlata ao espectro visível, isso significa que mesmo uma luz de temperatura de cor aparentemente quente, pode conter partículas azuis em sua composição.

Tunable Color

Possui uma escala maior de cores que a White Tunable, saindo dos tons mais avermelhados como o âmbar e indo até os tons mais frios de azul. Mimetiza todos os espectros de luz de forma isolada, proporcionando fidelidade ao tom escolhido. É uma tecnologia de alto investimento, porém, no momento é a mais avançada.

Gostou deste artigo e quer saber mais detalhes sobre iluminação integrativa? Assista a live feita pelo Bruno Mantovani com o Ciro Férrer que é especialista neste assunto e veja como aplicar esse conceito em seus ambientes.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.