Blog

A importância de uma boa instalação elétrica para a iluminação

Publicado em 14/01/22 por Empório Luz.

Quadro de Distribuição - Fonte Saber Elétrica

Quadro de Distribuição – Fonte: Saber Elétrica

 

Fala galerinha iluminada! Tudo bem?

Não é segredo que consideramos a iluminação extremamente importante para uma residência ou comércio, mas, sabemos que a iluminação não é tudo.

Existem fatores que contribuem para que o projeto luminotécnico tenha um resultado perfeito, e hoje falaremos sobre um deles, que é a instalação elétrica.

E aí na sua casa, como está a instalação? Tudo em dia ou está faltando manutenção?

Vamos falar sobre a importância e os benefícios de manter uma instalação bem feita e os riscos que envolvem um projeto elétrico. 

Quer entender mais sobre esse assunto? Então leia esse artigo até o final e tire suas dúvidas!

 

Quando devo começar a pensar na instalação elétrica?

A resposta não poderia ser mais simples: O quanto antes!

Assim que estiver com a planta baixa do imóvel em mãos, você já deve pensar na elaboração do projeto elétrico.

 

O que é o projeto elétrico?

O projeto elétrico é a representação gráfica de todos os elementos que fazem parte da instalação elétrica do espaço.

Então, a localização do quadro de distribuição de força, os circuitos elétricos, os interruptores, as tomadas e os pontos de iluminação e os materiais adequados para a instalação são definidos no projeto elétrico.

Desenho de Projeto Elétrico - Fonte: EPEC

Desenho de Projeto Elétrico – Fonte: EPEC

 

Principais etapas de um Projeto de Instalação Elétrica

O blog aditivocad.com elaborou um artigo com o roteiro para a elaboração de um projeto elétrico, detalhando os seguintes pontos:

  1. Elementos do projeto elétrico residencial
  2. Desenho utilizando softwares
  3. Uso da norma NBR 5410
  4. Análise da arquitetura
  5. Necessidades do projeto
  6. Previsão de cargas
  7. Separar circuitos elétricos
  8. Distribuir tomadas e luminárias nos ambientes
  9. Localizar o quadro de distribuição
  10. Traçar eletrodutos e fiação
  11. Localizar o medidor de energia (padrão)
  12. Quadro de cargas e dimensionamentos
  13. Diagrama Unifilar
  14. Dimensionar eletrodutos
  15. Legenda de Símbolos
  16. Lista de materiais elétricos
  17. Material de apoio para elaborar projetos

 

Confira>>> Roteiro Para a Elaboração de um Projeto Elétrico

 

A Importância da Instalação Elétrica

O Projeto de instalação elétrica é parte crucial de uma construção ou reforma, porque seja em uma residência ou em uma empresa, praticamente todas as atividades realizadas no decorrer do dia necessitam direta ou indiretamente da eletricidade.

A instalação elétrica é responsável por fazer com que a energia chegue aos equipamentos, fazendo-os funcionar.  Além disso, por meio da instalação é que a iluminação chega aos ambientes.

Portanto, é essencial que o projeto elétrico seja feito por profissionais capacitados, e que todas as normas e protocolos de segurança sejam considerados.

 

3 principais problemas gerados por instalações elétricas mal feitas

Instalações Elétricas - Fonte Correio Popular

Instalações Elétricas – Fonte Correio Popular

Uma instalação elétrica mal feita ou as famosas “gambiarras” trazem muitos problemas. Aqui nesse artigo citaremos apenas 3 deles, que são:

1º O Risco de Acidentes

Começamos pelo risco de acidentes, que é o pior dos resultados de uma instalação elétrica mal feita e o que pode gerar consequências fatais.

Acidentes com Energia Elétrica - Fonte Bucka

Acidentes com Energia Elétrica – Fonte Bucka

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) disponibiliza anualmente relatórios com as estatísticas de acidentes causados por eletricidade.

O último relatório divulgado foi no ano de 2021, e relatou o período entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020. Nele consta o total de 1502 acidentes de origem elétrica relatados, veja:

  •  853 choques, sendo que 691 destes choques resultaram em mortes.
  • 583 incêndios por sobrecarga, sendo que 26 destes resultaram em mortes.
  • 66 descargas atmosféricas (raios) com 47 resultando em mortes.

Muita coisa, não é mesmo?

Redes com dispositivos de proteção inadequados, circuitos sobrecarregados, cabos mal dimensionados, equipamentos sem aterramentos, e manutenção de redes sem uso dos devidos equipamentos de segurança são alguns dos fatores que mais causam acidentes com eletricidade. 

Aqui ressaltamos a importância do acompanhamento profissional para realizar instalações, substituições e manutenções de suas lâmpadas ou luminárias. 

 

2º Gasto Maior com Energia Elétrica

Como se não bastasse o constante aumento nas bandeiras tarifárias de energia elétrica, se a sua instalação não estiver em bom estado, o seu gasto com a conta de luz será ainda maior.

Explicando de uma forma simples, fios mal instalados geram desperdício de energia por conta do superaquecimento. Isso ocorre porque a energia passa a ser também utilizada para aquecer os próprios fios e conectores, ao invés de ser apenas destinada para a produção da eletricidade necessária para o funcionamento dos equipamentos do imóvel.

Apesar de essa energia não ser de fato utilizada no consumo pelos moradores do local, ela é contabilizada pelo medidor da concessionária de energia, sendo assim, é incluída no valor final da conta.

Conta de Luz - Fonte Diário do Nordeste

Conta de Luz – Fonte Diário do Nordeste

 

3º Perda de Equipamentos e Dispositivos

Com o passar dos anos, as instalações elétricas sofrem desgastes naturais. Somado a isso, a mudança de hábitos e o acesso a novas tecnologias fez com que as famílias utilizassem mais equipamentos e dispositivos de forma simultânea, e isso aumentou a necessidade de instalações que acompanhassem as novas necessidades do lar.

Com um sistema de energia sobrecarregado e sem manutenção, o risco de acidentes como curto circuitos é bastante alto, ocasionando perda de equipamentos e dispositivos.

Os principais fatores que ocasionam o curto-circuito é:

  • O uso de muitos equipamentos em uma mesma tomada,  citamos como exemplo as famosas extensões e os adaptadores.
  • Fios desencapados e com instalações mal feitas podem ocasionar falhas na corrente elétrica.
  • Dimensionamento ausente ou incorreto – Quando não é considerado na instalação o uso de todos os dispositivos presente no imóvel.
Dispositivos ligados na mesma tomada - Fonte S1

Dispositivos ligados na mesma tomada – Fonte S1

 

A Importância da Instalação Elétrica para a Iluminação

Já citamos aqui bons motivos para que você olhe com mais atenção para a sua instalação elétrica, mas agora vamos falar um pouco sobre a importância disso na iluminação.

Um bom projeto de iluminação deve considerar, sobretudo, que a iluminação do local seja segura e funcional.

Então, destacamos que a segurança e a funcionalidade são vitais em um projeto porque fazem com que a luz seja adequada a todas as atividades que forem realizadas ali.

Depois da segurança e funcionalidade, destacamos a parte estética, o bem estar, e a sustentabilidade que é atrelada ao baixo consumo de energia e a tecnologia.

De nada valerá um projeto de iluminação elaborado com riqueza de detalhes se a instalação elétrica não suportar o seu funcionamento.

Dentre outros problemas que uma instalação ruim pode causar na iluminação, citamos:

Luzes piscando – A causa pode ser entre outros fatores má instalação, dimensionamento incorreto ou indução eletromagnética, como vimos nesse artigo.

Perda de luminárias e equipamentos –  Com uma instalação inadequada, a queima de lâmpadas e luminárias é mais frequente. Os drivers de luminárias também podem ser danificados por uma instalação ruim.

 

Benefícios de Manter a Instalação Elétrica em Dia

Assim como falamos dos problemas causados pela falta de manutenção das instalações, vamos citar os benefícios de manter as manutenções em dia.

Os três primeiros benefícios são inversamente proporcionais aos problemas, sendo:

1º Redução do risco de acidentes – Ao manter a parte elétrica em bom estado o risco de acidentes diminui, porque os fatores que ocasionam os acidentes são controlados. Desta forma, a possibilidade de ocorrer um curto circuito que resulte em um incêndio, por exemplo, é menor.

2º Economia de Energia – Boas instalações reduzem o desperdício de energia concentrando o uso da mesma apenas para o fornecimento da eletricidade necessária ao funcionamento da casa, e assim, a redução de valores na conta de luz é visível.

3º Equipamentos funcionando em perfeito estado – Uma boa instalação preserva a vida útil dos equipamentos, porque reduz oscilações e as tomadas ficam distribuídas de forma adequada, sem sobrecargas.

Além desses fatores citamos:

4º Maior flexibilidade para uso de dispositivos – Se a sua instalação for bem feita, certamente você terá a segurança de investir em novos dispositivos e tecnologias, e até mesmo pensar em automação residencial, sabendo que não terá problemas ocasionados pela energia elétrica.

5º Ambiente mais sustentável – Um dos maiores problemas para a sustentabilidade é o consumo desenfreado de energia, devido ao processo necessário para que ela chegue até as residências. Um ambiente com instalação elétrica adequada certamente consumirá menos, e assim se tornará menos nocivo ao meio ambiente.

 

A importância de profissionais qualificados

Na sua construção ou  reforma você não pode em hipótese alguma negligenciar o olhar profissional para o projeto elétrico. Essa é uma parte que gera  riscos que vão além dos prejuízos financeiros e materiais, pois muitos acidentes são fatais ou causam danos irreversíveis para a saúde.

Então, se quiser modificar ou conferir a sua instalação elétrica, chame um eletricista profissional para realizar essa tarefa, não subestime os riscos e mantenha o seu ambiente seguro.

 

Na instalação elétrica existem regras e padrões a serem seguidos, inclusive para a cor dos fios utilizados. No vídeo abaixo o designer Bruno Mantovani nos mostra um pouco sobre os fios utilizados nas instalações, confira:

 

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Quer realizar um projeto luminotécnico? Fale com a nossa equipe!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.