Blog

Temperatura de cor, nosso organismo e os ambientes

Publicado em 16/12/22 por Karen Cruz.


Clique e ouça esta publicação:


Escala de Temperatura de Cor

O que você sabe sobre temperatura de cor? Esse é um dos assuntos mais importantes na área de iluminação porque influencia diretamente no bem estar e na saúde de quem convive nos ambientes. 

Neste artigo falaremos sobre:

  • O que é temperatura de cor;
  • Escala de temperatura de cor;
  • Qual a relação entre a temperatura de cor e as sensações transmitidas;
  • Dicas para adequar a iluminação dos ambientes.

Quer saber se a iluminação do seu espaço está adequada? Então leia esse artigo até o final e tire suas dúvidas.

O que é temperatura de cor?

A temperatura de cor expressa a aparência da cor de uma luz emitida por meio de uma fonte luminosa. 

Explicando através da Física, isso ocorre através da relação entre a temperatura de um material conhecido como corpo negro radiador e a distribuição da luz que é emitida conforme a temperatura que este corpo negro radiador é elevada.

A unidade de medida para a temperatura de cor é o Kelvin (K), sendo assim, é comum na iluminação usarmos as expressões 1800K, 2700K, 3000K, e assim por diante.

Vale destacar que ao mencionar “temperatura de cor”, ou ainda, “luz quente ou luz fria”, não nos referimos ao calor físico da lâmpada, mas à tonalidade de luz que ela emite ao ambiente.

Escala de Temperatura de Cor

Existem 3 grupos de temperaturas de cor: quentes, neutras e frias. A variação mais comum em ambientes residenciais é entre 2700K e 6500K, porém, há fabricantes que, entendendo a necessidade do mercado, já ampliaram as variações com cores entre 1800K e até 9000K.

Por classificações temos:

Cores quentes:

1800K – 3500K

Cores Neutras

3700K – 5000K

Cores Frias

Acima de 5000K.

Escala de Temperatura de Cor

Escala de Temperatura de Cor

Perceba que quanto mais baixa for a temperatura de cor, mais próxima dos tons avermelhados e âmbar a luz será, e quanto mais elevada for a temperatura, a iluminação será mais próxima dos tons azulados.

Qual a relação entre a temperatura de cor e as sensações transmitidas nos indivíduos?

Para explicar isso, vamos falar um pouco sobre ciclo circadiano, que é o ritmo natural dos indivíduos e que se baseia na iluminação natural existente ao longo do dia para desencadear reações biológicas.

Ciclo Circadiano

Ciclo Circadiano

O organismo desperta com a luz da manhã, com a liberação do cortisol, e o pico de atenção acontece com a luz do meio dia.

No final da tarde, a luz natural tem um aspecto alaranjado quando está prestes a anoitecer. É neste momento que a melatonina começa a ser liberada, induzindo ao sono e relaxamento.

Se formos comparar luz natural e artificial, podemos dizer que a luz dos primeiros horários da manhã se assemelha aos tons neutros, a luz do meio dia se assemelha aos tons frios, em torno de 6500K e a luz do entardecer remete aos tons quentes.

Então, a forma como a temperatura de cor é utilizada nos ambientes irá influenciar na produção de cortisol (causando sensação de alerta), ou na melatonina (causando relaxamento).

Ciente disso, é possível entender e escolher melhor quais as cores que devem ser usadas para compor ambientes.

Dicas para adequar a iluminação dos ambientes.

Em alguns de nossos artigos você pode conferir detalhadamente a melhor iluminação para os ambientes, leia um deles clicando aqui.

Mas de forma resumida, você pode utilizar os tons frios em locais que necessitem de foco, atenção e produtividade, como ambientes de trabalho e estudo.

Escritório com iluminação em temperatura fria

Escritório com iluminação em temperatura fria

Os tons neutros podem ser utilizados em praticamente todos os ambientes e proporcionar iluminação agradável.  Combine com tons quentes em locais de descanso e tons frios em áreas que precisem de maior desempenho.

As tonalidades quentes podem ser usadas em ambientes propícios para relaxamento e descanso, como quarto e sala de estar.

Quarto com temperatura de cor quente

Quarto com temperatura de cor quente

É possível compor a iluminação utilizando mais de uma tonalidade no mesmo ambiente, e ainda assim deixá-lo harmônico e equilibrado. Se você não quiser correr o risco de errar, pode contar com a ajuda de nossos profissionais para um projeto luminotécnico ou consultoria.

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design

 




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.