Blog

Quando começar a pensar na iluminação da residência?

Publicado em 11/11/22 por Karen Cruz.


Clique e ouça esta publicação:


Quando começar a pensar na iluminação

Ambiente projetado por Cotta Arquitetura

 

Seja na hora de construir ou reformar um ambiente, é muito comum surgir a seguinte dúvida: Quando começar a pensar na iluminação da residência?

Se você está preocupado com isso, já é um bom sinal, pois significa que você tem noção da importância da iluminação para um ambiente e o quanto é necessário fazer escolhas certas.

Justamente para te ajudar a fazer essas escolhas é que escrevemos este artigo, nele você verá:

  • Principais etapas da obra e em qual delas a iluminação entra;
  • O que considerar primeiro na escolha da iluminação;
  • Como deixar a iluminação dos ambientes mais versátil.

Esse assunto te interessa? Então leia o artigo até o final e solucione suas dúvidas.

Quais são as principais etapas de uma obra?

Ambiente de Obra

Ambiente de Obra

Como você já deve saber, uma obra envolve algumas etapas. Vamos brevemente explicar sobre cada uma delas:

1º Definição de orçamento 

De forma simples e direta, é o quanto você pode investir para a aquisição do terreno, construção ou reforma. Esta etapa pode envolver algumas questões, como  a possibilidade de financiamento, por exemplo.

2º Escolha do Terreno 

Com o orçamento definido, você parte para a segunda etapa, que é a escolha do terreno.

Para isso, algumas situações precisam ser consideradas:

  • Localização;
  • Segurança;
  • Tamanho do terreno;
  • Tendência à enchentes e outros problemas.

Os mesmos detalhes devem ser pensados também se a aquisição for um apartamento.

A metragem do apartamento, o entorno e a facilidade de acesso ao edifício é fundamental, pois isso define se a escolha é compatível com o estilo de vida dos moradores.

3º Planejamento

Esta é uma das principais etapas quando o assunto é construir ou reformar, porque é neste momento em que os projetos são realizados.

É de extrema importância contar com a ajuda de alguns profissionais, por exemplo:

Engenheiro – É quem faz o planejamento estrutural, e se a sua opção for construir uma residência, é ele quem atesta que o imóvel é seguro. Em muitos casos o engenheiro é o responsável por tratar questões burocráticas, como as liberações junto às prefeituras e adequar os projetos às legislações vigentes.

O engenheiro também pode fazer projetos elétricos e hidráulicos.

Arquiteto – Este é o profissional que elabora o projeto do local, otimiza o espaço distribuindo os cômodos da melhor maneira, além disso, cuida também da estética do ambiente.

Mestre de Obras – Será o responsável pela execução da obra. Este profissional tem contato direto com engenheiros e arquitetos, e precisa saber interpretar plantas e projetos para gerir e orientar a equipe que faz a parte prática do trabalho.

Decoradores – Os decoradores cuidam de toda a parte estética dos ambientes. São eles que orientam quanto à estilos decorativos, utensílios e acabamentos mais indicados conforme o gosto pessoal e a personalidade dos moradores do ambiente.

O planejamento de obras geralmente passa por esses profissionais. Seja uma construção ou reforma, casa ou apartamento, ambientes residenciais ou comerciais.

4º Execução

Depois da previsão de orçamento, compra do terreno (ou apartamento), escolha de profissionais responsáveis pelo projeto e a elaboração do planejamento, chega então e parte prática, que envolve os seguintes processos:

  • Fundação (alicerce)
  • Alvenaria e estrutura (paredes, colunas e vigas)
  • Instalações elétricas e hidráulicas (canos, fios e cabeamentos)
  • Cobertura (laje e telhado)
  • Acabamento (contra piso, esquadrias, reboco ou gessos, pisos e revestimentos, instalação de peças sanitárias, vidros, portas, torneiras, tomadas).

 Quando começar a pensar na iluminação?

Com a compreensão das etapas do projeto, agora podemos responder a razão pela qual este artigo foi feito.

A instalação da iluminação de forma prática acontece na fase do acabamento, mas, o ideal é que ela seja planejada bem antes disso.

A melhor hora para começar a pensar na iluminação é quando estiver definido onde será cada cômodo. Sendo assim, logo após a conclusão do projeto feito por seu arquiteto. Esse é o momento ideal para contratar uma consultoria ou projeto luminotécnico.

Isso porque ciente de onde estará cada cômodo, você saberá alguns detalhes, por exemplo, qual a incidência de luz natural e também qual o aspecto sensorial a ser aguçado ali.

Sendo assim, você poderá pensar em detalhes como temperaturas de cores e nas possíveis combinações entre luzes diretas, indiretas e difusas de acordo com o objetivo de cada ambiente.

Ambiente projetado por Adriana Di Garcia

Desta forma, enquanto a obra vai acontecendo, você pode ir pesquisando e adquirindo as luminárias, para que no momento do acabamento todas já estejam disponíveis para serem instaladas.

Na fase de acabamento é feita a colocação do gesso ou rebocos nas paredes e os revestimentos já estão todos finalizados.

Por isso, chegar a esta etapa com a iluminação bem planejada é importante, assim os profissionais já saberão onde estarão os pontos de luz e onde deverão fazer os rasgos no gesso e as furações  para a iluminação embutida, por exemplo.

O planejamento prévio da iluminação evita retrabalho e que para instalar luminárias a temida “quebradeira de obra” seja feita com os pisos, revestimentos e acabamentos já prontos, portanto o risco de danificá-los é mínimo.

Como tornar a iluminação dos ambientes mais versátil? 

Assim como em nosso guarda-roupa temos uma peça coringa, que pode ser usada em diferentes situações, na iluminação existe um recurso que também pode ser usado para trazer mais versatilidade aos ambientes, que é a dimerização.

A dimerização nada mais é que o controle da intensidade de uma fonte de luz. Então, quando uma luz é dimerizável, ela pode ser mais intensa ou mais suave de acordo com a necessidade do momento.

Aqui na Empório Luz trabalhamos com diversas lâmpadas, fitas de LED, placas de LED, e perfis de LED dimerizáveis, consulte nossa loja virtual ou nossa loja física e certamente encontrará uma solução que atenda seu ambiente.

Gostou deste artigo? Então compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir estas dicas!

Convidamos você também para visitar a nossa loja física ou a nossa loja virtual

Siga-nos em todas as redes sociais:

YouTube: Luz, Decor & Ação!
Instagram: Empório Luz Design
Instagram 2: Bruno Mantovani Design
Facebook: Empório Luz Design
Facebook 2: Luz, Decor & Ação!
Pinterest: Empório Luz Design
Twitter: Empório Luz Design




Deixe seu comentário


Siga-nos no Instagram

Luz, Decor e Ação Bruno Mantovani

Acompanhe no YouTube

Toda terça às 19h

Inscreva-se

Compre em nossa loja virtual e receba no conforto da sua casa.